Escolher Inciar por COBIT 4.1 ou COBIT 5 Depende do seu Objetivo
Amigos,
por se tratar de uma dúvida recorrente,
criei essa publicação para compartilhar minha opinião sobre a escolha a se fazer: iniciar os estudos em COBIT pela versão 4.1 ou 5.0?
Conforme descrevo a seguir, na maioria dos casos a escolha adequada seria o COBIT 5 , mas você deve ter atenção para saber se esta é a melhor opção para você.
Resposta Para Maioria dos Casos : COBIT 5
Para a maior parte dos profissionais que me procuram fazendo esta pergunta, a resposta mais adequada é estudar o COBIT 5 .Esta é a versão atual, mais evolvida, a versão do Framework de Governança de TI que corresponde ao conhecimento completo e recente do mercado em relação ao tema.
Portanto, se você deseja conhecer COBIT deve dar prioridade ao COBIT 5. É a versão mais relevante e você não depende de conhecimento da versão anterior para compreendê-la e utilizá-la.
Iniciar os estudos por COBIT 5 será portanto, a alternativa correta para pessoas que buscam o conhecimento sobre este Framework para fins como:
- Obter uma Certificação em COBIT Foundation
- Conhecer as boas práticas de mercado para Governança de TI
Em Alguns Casos a Opção Correta Seria Começar por COBIT 4.1
Você deveria inciar por COBIT 4.1 caso deseje desenvolver uma carreira em Governança de TI a médio / longo prazo.
Se você deseja ser um especialista, seria muito proveitoso para sua carreira conhecer versões anteriores, sobretudo a 4.1.
Afinal, para alguém que está se especializando na área, ganhar intimidade com a evolução das boas práticas será importante para desenvolver seu domínio sobre o tema.
Explicando Com Uma Analogia...
Fazendo uma analogia, digamos que um amigo seu (vamos chamá-lo de "Amigo A") resolveu ganhar uma grana extra e te peça sua ajuda para se tornar um técnico de suporte em computadores. Este amigo te faz a pergunta:- Eu devo focar em conhecer como funcionam os computadores atuais ou devo começar meus estudos lendo sobre computadores de gerações anteriores?
Acredito que você responderia...
- Os atuais, claro! É o que você precisará para atingir o seu objetivo de curto prazo. Não perca tempo com gerações obsoletas!
Você está certo. Porém...
Imagine que um segundo amigo (Amigo B) perguntou o que precisa estudar para se tornar um profissional completo especialista em computação.
Provavelmente você o indicaria um curso de Ciência da Computação, certo?
Seguindo seu conselho, o "Amigo B" estudará muito mais do que simplesmente a "tecnologia atual", inclusive sobre a história da computação e dos computadores .
Pois bem, baseado neste raciocínio, se você realmente estiver decidido a seguir carreira em Governança de TI, considero válido começar pela versão 4.1 do COBIT. Desta forma, entenderá muito mais sobre a evolução das boas práticas e provavelmente terá um domínio maior em relação ao tema quando concluir seus estudos da versão 5.
Por último, chamo atenção de um detalhe importante para que não passe despercebido: o protagonista da analogia que eu descrevi estava "com pressa" em aprender por conta de um objetivo a curto prazo, que é ganhar dinheiro com suporte técnico. A melhor alternativa para ele foi dedicar seus estudos aprendendo a tecnologia atual.
Agora eu pergunto: você também tem alguma meta a curto prazo?
Se você não está com pressa em obter a certificação e tem tempo disponível para investir em seus estudos em médio / longo prazo, comece os estudos com o Framework 4.1 e depois o COBIT 5, seguindo o método de evolução histórico utilizado por disciplinas de cursos superiores. Caso contrário (se você tem um objetivo de curto prazo), fazer o cominho inverso pode ser a melhor opção.Resumindo, eu aconselho que você estude a versão 4.1 e depois passe para a versão 5 caso você deseje:
- Se tornar um especialista em Governança de TI a médio / longo prazo
- Não tenha uma necessidade de curto prazo o pressionando, tal como obter a certificação o mais rápido possível
- Tenha tempo disponível e determinação para estudar por um período mais prolongado