por Fred Santoro
Há alguns anos ficou claro que 2014 seria o ano das oportunidades no Brasil graças à realização da 2ª Copa do Mundo de Futebol em terras tupiniquins. Além desse grandioso evento, 2014 também é ano eleitoral que pode definir o rumo econômico do país. Sem dúvida será um ano extremamente movimentado, portanto vamos aproveitar que os olhos do mundo estarão voltados para nossa nação para realizar negócios interessantes.
A Copa do Mundo já movimenta a economia do Brasil há alguns anos, mas infelizmente poucas construtoras (como a baiana Odebrecht) se beneficiaram dos investimentos iniciais em estádios, estradas, hotéis e aeroportos. Uma fortuna está sendo gasta, mas muito pouco tem sido feito. Esperava-se que o legado de um evento caro como a Copa tivesse mais benefícios em mobilidade urbana e segurança para a população, por exemplo. Mesmo sendo o país do futebol, o descontentamento do brasileiro com a Copa é enorme; as manifestações de junho passado mostraram isso para o mundo.
Entretanto, meu objetivo aqui é falar de negócios e a chegada de “milhões?” de turistas estrangeiros ao Brasil vai criar várias oportunidades. Eu acredito que Gastronomia e Lazer são as bolas da vez. Um bom começo é olhar para cidades que já morei como Nova Iorque, Barcelona e Sydney, por exemplo. O que os turistas fazem lá e que ainda não fazem aqui no Rio ou Salvador? Pensar nisso é um exercício inspirador. Investir em lojas de souvenirs decentes e de aluguel de equipamentos de lazer também pode ser muito lucrativo assim como em eventos voltados para gringos. Aumentar estrutura de acesso a nossos lindos recursos naturais e exportação de produtos tipicamente brasileiros também podem oferecer bons resultados.
Infelizmente, um mutirão de ensino de idiomas (espanhol e inglês, no mínimo) não foi organizado pelo Governo Federal para formar taxistas, policiais e outros profissionais que receberão os turistas em 2014. Essa incompetência pode ter criado um nicho de mercado interessante para Centrais de tradução via telefone ou rádio; já vi serviços similares em Beijing na China. Neste sentido, um amigo criou a empresa iCode especializada em traduções de cardápios on-line com QR code. Acho que vai ser um sucesso, se bem operada. Apps mobile também continuarão com mercado em alta assim como e-commerce e serviços delivery.
Futebolísticamente falando, estamos prontos. O grande problema de Neymar se consagrar é que talvez o governo Dilma se consagre também. Boa sorte para os dois de toda forma. Vamos todos precisar de muita sorte mesmo.
Que 2014 seja um ano de muitas realizações para vocês e suas famílias!
Fred Santoro
33 anos, fã de esportes, música, literatura e tecnologia, claro!
MBA em Marketing pela Macquarie University (Sydney – Austrália)
e Administrador pela UFBA
Diretor da Allvivus Vídeos Lucrativos e Mídia in the Box.
Consultor de Marketing para Grupo NTK Solutions, meios de Pagamento.
Foi Diretor dos eventos Carnacelona e Salvador Weekend e ganhador do Prêmio Universicria de Marketing Esportivo do E.C. Bahia em 2000.
Instagram: @fredsantoro
Outros artigos do autor: