Dando continuidade em nossa abordagem sobre BPM , hoje vamos falar um pouco sobre o Gerenciamento de Desempenho de Processos abordando Medição de desempenho , utilizando como base o Guia para o gerenciamento de processos de negócio – Corpo comum de conhecimento - CBOK® (ABPMP) versão 2.0. 2009.
Importância e benefícios de medição de desempenho:
- O alinhamento do desempenho do processo com os objetivos estratégicos do negócio é o motivo principal de se adotar práticas de gerenciamento de processo;
- “O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”;
- Muitos esforços de melhoria tem a tendencia de focar em uma área funcional, como produção, sem considerar o contexto do negócio;
- Os esforços de gestão e melhoria funcional de processos dever estar relacionados ao desempenho de processo inter funcional geral que guia métricas de desempenho do negócio(corporativo).
Definições chave de desempenho de processo:
- Dimensões Fundamentais - Todos os processos têm uma métrica e medição associadas com o trabalho ou saída do processo que é executado:
- TEMPO – métrica de duração do processo;
- tempo de ciclo – mede o tempo que leva entre o início e o fim do processo;
- CUSTO – métrica do valor monetário associado a um processo;
- custo de recurso - está relacionado aos recursos necessários para se completar um processo;
- custo de oportunidade – valor que é perdido em um processo por não produzir o resultado esperado;
- CAPACIDADE – montante ou volume de uma saída, produto, serviço viável associado a um processo; capacidade de estar associada a rendimento;
- QUALIDADE – percentual do real em relação ao ótimo ou máximo em termos de processo e pode ter várias formas;
- Satisfação – associada a satisfação do cliente (expectativas);
- Variação – diferença entre o resultado esperado e o resultado real;
- Erro ou taxa de defeito – é um exemplo de variação na medição de erros associados com a saída de um processo.
Outras medições:
- Existem outras métricas e medições associadas, tais como eficiência e eficácia. Entretanto, para o CBOK, são geralmente em função de um ou mais das quatro métricas fundamentais apresentadas;
- Processo de valor agregado – quando é necessário para o produto ou serviço demandado pelo cliente, ou quando o cliente está disposto a pagar pelo processo que gera a saída; ou quando o processo mantém qualidade e consistência de recursos componentes, ou para prover continuidade ou transporte dependendo da circunstância. Em serviços, deve ser uma atividade de valor agregado se melhora a experiência do cliente mesmo quando não contribui diretamente para o serviço específico;
Dica!
Veja algumas leituras recomendadas para o tema BPM:
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Veja algumas leituras recomendadas para o tema BPM:
- Mapeamento e Gestão de Processos - Bpm, dos autores Scucuglia, Rafael; Pavani Jr., Orlando
- Gerenciamento de Processo de Negócios - Bpm- Business Managemant, dos autores Valle, Rogerio; Baldam, Roquemar; Silva, Humberto Pereira da Editora: Erica
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