Algumas falhas comuns que cometemos ao elaborar um Plano Estratégico de TI e o que fazer para evitá-las (parte 02)
Observação: este artigo é uma continuação de Falhas comuns em um Plano Estratégico de TI - PETI (parte 01) .
4) Falha no monitoramento e reporte dos indicadores
Este tópico retrata uma "pedra no caminho" não só na condução do processo de Planejamento Estratégico de TI , mas em muitas ações e projetos, dentro de um departamento, empresa e até em nossa vida pessoal.
Refiro-me às iniciativas para quais são investidos alguns esforços, mas são descontinuadas por falta de monitoramento e controle , sejam elas (as inciativas) projetos, definição de novos processos ou qualquer outra que envolva mudança e disciplina.
Dentro do PETI do nosso departamento, definimos os objetivos e indicadores , mas ignoramos, muitas vezes, a delimitação da frequência em que o indicador será medido, o método de coleta de dados, fórmulas, quem será responsável por reportar, a quem deve ser reportado, como serão corrigidas as falhas, entre outras definições importantes.
Como evitar esta falha
Invista em ações para alcançar as metas: defina uma matriz de responsabilidades para as ações, alinhadas com objetivos e metas. E, principalmente, defina quem será responsável por acompanhar e relatar cada indicador e meta. O departamento de TI deve garantir que relatórios serão produzidos frequentemente para reportar o status dos indicadores estratégicos de TI.5) Falta de relacionamento entre as perspectivas do mapa estratégico
Um mapa estratégico deve ser desenhado cobrindo diferentes perspectivas que agrupam os objetivos. Segundo Kaplan e Norton , que desenvolveram um modelo de apoio gestão estratégica conhecida como Balanced Socorecards (BSC) , estas perspectivas são: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento ( veja aqui um pouco sobre o BSC ).Um fundamento básico na elaboração do mapa é que os objetivos entre diferentes perspectivas devem estar relacionados para demonstrar como um objetivo da perspectiva inferior contribui para o alcance do objetivo da perspectiva acima. Em outras palavras, se na perspectiva de aprendizado existe um objetivo de " capacitar os profissionais de TI em boas práticas de ITIL " provavelmente ele está associado a um objetivo da perspectiva superior de processos internos (exemplo: " adotar as boas práticas de mercado para melhoria na prestação de serviços de TI "). Por sua vez, este objetivo está associado a um da perspectiva de clientes que está associado a um objetivo da área de negócio. Se isso tudo parece confuso para você, recomendo que consulte o mapa estratégico desta apresentação como exemplo.
A finalidade em relacionar os objetivos entre perspectivas é simples: garantir que toda organização esteja trabalhando para alcançar uma estratégia em comum.
Apesar desta premissa básica em um plano estratégico , muitas vezes esquecemos de relacionar os objetivos entre si, descrevendo diversos em perspectivas inferiores que não colaboram para objetivos acima.
Como evitar esta falha
Devemos garantir que o mapa estratégico seja elaborado de cima par abaixo: desdobrando objetivos das perspectivas superiores em objetivos da camada abaixo.6) Falta de envolvimento das pessoas-chave
Muitas vezes, a elaboração de um PETI é designada a um gestor, diretor ou consultor. É preciso envolvermos, além da figura do executor desta atividade, outras pessoas-chave, como: representante da alta administração, papeis importantes da área de negócio e representantes dos departamentos de TI.A elaboração de PETI deve contar com a colaboração de toda a equipe, na garantia da participação e entendimento de todos. Desta maneira, maior será a chance de encontrar os objetivos adequados em cada perspectiva e provocar o comprometimento de todas as partes envolvidas.