O mercado está cada vez mais com perspectivas positivas em relação a adoção de BPM , tanto no ambiente empresarial quanto no acadêmico e/ou educacional.
2 - Modelagem de processos - aborda um conjunto fundamental de habilidades e processos que suportam as pessoas a terem compreensão, melhor comunicação, avaliação, além da administração dos componentes principais dos processos de negócio.
3 - Análise de processos - esta área contempla a compreensão dos processos de negócio, tendo como um dos motes a eficacia e eficiência dos mesmos . Nela são exploradas as finalidades e atividades de analise dos processos. Se vale também da utilização modelos de processos e outros documentos para validar e entender processos atuais e futuros.
4 - Desenho de Processos - discorre sobre a criação de especificações de processos de negócio baseado nas metas e objetivos do negócio e do desempenho dos processos . Aqui ocorre o planejamento intencional e pensado, de que maneira os processos de negócio funcionam e incluindo suas medições, regulações e gerenciamento.
5 - Gerenciamento de desempenho de processos - e sta área se preocupa com o monitoramento formal, assim como o levantamento dos resultados visando determinar a eficácia e eficiência do processo .Nesta área são incluídas definições sobre desempenho do processos, a importância e benefícios da medição do desempenho, atividades de operações de monitoração e controle, alinhamento dos processos de negócios ao desempenho organizacional, definição do que medir, metodologia de medição, modelagem e simulação, e suporte a decisões de papéis e responsabilidades ligados a donos e gestores de processos .
6 - Transformação de Processos - aborda mudanças nos processos que são debatidas no contexto de um ciclo de vida de processo de negócio , assim como é discutido levando em consideração várias metodologias de gerenciamento de mudanças organizacionais, técnicas e melhores práticas.
7 - Organização e gerenciamento de processos - d iscorre sobre papéis, responsabilidades e a estrutura de reportes, visando suportar organizações orientadas a processos. Aborda a governança de processos, várias estruturas de governança e o conceito de escritório de processos .
8 - Gerenciamento de processos corporativos - d irecionado pela necessidade de maximizar resultados dos processos de negócio em consonância com as estratégias organizacionais e com metas funcionais baseadas nestas estratégias . Mostra métodos e ferramentas para avaliação dos níveis de maturidade de gerenciamento de processos, juntamente com as áreas necessárias da prática BPM que podem levar a melhoraria da organização, além de discorrer sobre tópicos de arquitetura de processos e melhores práticas de gerenciamento de processos.
9 - Tecnologias de Gerenciamento de Processos de Negócio - discorre sobre uma ampla gama de tecnologia disponível para suportar o planejamento, desenho, análise, operação e monitoramento dos processos de negócio . Tais Tecnologias incluem o conjunto de aplicativos, ferramentas,infraestrutura e o armazenamento dos dados e informações que suportamos profissionais e colaboradores de BPM.
Dica!
Veja algumas leituras recomendadas para o tema BPM:
Neste post vamos introduzir BPM utilizando como base o Guia para o gerenciamento de processos de negócio – Corpo comum de conhecimento - CBOK® (ABPMP) versão 2.0. 2009.
BPM - Business Process Management ou Gestão de Processos de Negócio - uma prática de BPM é definida por um conjunto de valores, crenças, liderança e cultura que formam os alicerces do ambiente no qual uma organização opera, visando a criação de valor para o cliente concentrando-se em processos de negócio ponta-a-ponta.
Organização das áreas segundo o CBOK® (ABPMP) .
1 - Gerenciamento de Processos de Negócio - esta área concentra-se nos conceitos essenciais do BPM . Tipos de processos de negócio, seus componentes, ciclo de vida BPM, como também habilidades essenciais e fatores de sucesso(chave). Nesta área é definido BPM sendo considerada fonte de fundamentos para as outras áreas.
2 - Modelagem de processos - aborda um conjunto fundamental de habilidades e processos que suportam as pessoas a terem compreensão, melhor comunicação, avaliação, além da administração dos componentes principais dos processos de negócio.
3 - Análise de processos - esta área contempla a compreensão dos processos de negócio, tendo como um dos motes a eficacia e eficiência dos mesmos . Nela são exploradas as finalidades e atividades de analise dos processos. Se vale também da utilização modelos de processos e outros documentos para validar e entender processos atuais e futuros.
4 - Desenho de Processos - discorre sobre a criação de especificações de processos de negócio baseado nas metas e objetivos do negócio e do desempenho dos processos . Aqui ocorre o planejamento intencional e pensado, de que maneira os processos de negócio funcionam e incluindo suas medições, regulações e gerenciamento.
5 - Gerenciamento de desempenho de processos - e sta área se preocupa com o monitoramento formal, assim como o levantamento dos resultados visando determinar a eficácia e eficiência do processo .Nesta área são incluídas definições sobre desempenho do processos, a importância e benefícios da medição do desempenho, atividades de operações de monitoração e controle, alinhamento dos processos de negócios ao desempenho organizacional, definição do que medir, metodologia de medição, modelagem e simulação, e suporte a decisões de papéis e responsabilidades ligados a donos e gestores de processos .
6 - Transformação de Processos - aborda mudanças nos processos que são debatidas no contexto de um ciclo de vida de processo de negócio , assim como é discutido levando em consideração várias metodologias de gerenciamento de mudanças organizacionais, técnicas e melhores práticas.
7 - Organização e gerenciamento de processos - d iscorre sobre papéis, responsabilidades e a estrutura de reportes, visando suportar organizações orientadas a processos. Aborda a governança de processos, várias estruturas de governança e o conceito de escritório de processos .
8 - Gerenciamento de processos corporativos - d irecionado pela necessidade de maximizar resultados dos processos de negócio em consonância com as estratégias organizacionais e com metas funcionais baseadas nestas estratégias . Mostra métodos e ferramentas para avaliação dos níveis de maturidade de gerenciamento de processos, juntamente com as áreas necessárias da prática BPM que podem levar a melhoraria da organização, além de discorrer sobre tópicos de arquitetura de processos e melhores práticas de gerenciamento de processos.
9 - Tecnologias de Gerenciamento de Processos de Negócio - discorre sobre uma ampla gama de tecnologia disponível para suportar o planejamento, desenho, análise, operação e monitoramento dos processos de negócio . Tais Tecnologias incluem o conjunto de aplicativos, ferramentas,infraestrutura e o armazenamento dos dados e informações que suportamos profissionais e colaboradores de BPM.
Aguardem os próximos posts e colabore dando sua opinião sobre BPM .
Dica!
Veja algumas leituras recomendadas para o tema BPM:
- Mapeamento e Gestão de Processos - Bpm , dos autores Scucuglia, Rafael; Pavani Jr., Orlando
- Gerenciamento de Processo de Negócios - Bpm - Business Managemant, dos autores Valle, Rogerio; Baldam, Roquemar; Silva, Humberto Pereira da Editora: Erica