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Quem não se comunica se trumbica: cinco dicas para melhorar a comunicação.

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Marcelo Gaspar CONTEÚDO EM DESTAQUE
Dicas e ferramentas para manter uma comunicação adequada
Uma comunicação assertiva é considerada um fator critico de sucesso em varias áreas.

Vale sempre a pena lembrar como dizia o velho guerreiro, Chacrinha: "Quem não se comunica se trumbica".

Na área de TIC (tecnologia da informação e comunicação), que é a guardiã da informação, não é diferente. É justamente aí que mora o perigo: mesmo sendo a guardiã da informação, na TIC muitas das vezes temos na comunicação um dos maiores GAPS (lacunas ) .

A comunicação estruturada visa mitigar esses tipos de problemas. Para tanto,  é adequado recorremos a recursos como os listados abaixo:

1. Plano de comunicação - Faça um bom plano de comunicação onde a informação chegue a todos interessados. Lembre-se que identificação e comunicação dos interessados é crucial para qualquer atividade ou projeto.

2. Considere o seu publico - Lembre-se que no grupo de interessados podemos ter públicos variado s e a linguagem e maneira de comunicá-los poderá ser diferenciada (Ex: Diretoria, operação, faixa etária, etc).

3. Envolva sua equipe - Utilize técnicas como workshop, posts, campanha de conscientização, etc . Sua equipe precisa se sentir envolvida e principalmente comunicada.

4. Escolha dos canais A escolha assertiva dos canais de comunicação  é crucial , pois de acordo com o publico e atividade, existirão canais mais eficazes. ( EX: redes sociais, intranet, periódicos, relatórios, etc.).

5. Uma comunicação deve ser assertiva - A comunicação deve ter um objetivo , seguindo regras e respeitando os meios, políticas, requisitos de segurança e fluxo definidos.
E você, o que acha importante para uma boa comunicação? Compartilhe conosco sua opinião!



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