Curso sobre gestão de tecnologia da informação pela FGV online: gratuito e com certificado
Este curso está disponível no site da FGV no estilo "0800", ja que a Universidade é membro - há bastante tempo, diga-se de passagem - do Open Course Ware Consortium (se você não conhecia ainda este link, irá se impressionar!).
Tive a oportunidade de passar os olhos nesse curso e no geral gostei do que vi. Deixo minhas impressões a seguir e o caminho para o curso no fim desta página.
Certificado: Sim
Antes que perguntem: sim, este curso oferece certificado.
Alow Professores!
Carga horária
05 horas
Formato do Curso
Dá uma olhada como é o curso por dentro....
Destaques do Curso
Apesar de não utilizar vídeos o curso é bem didático e principalmente muito bem fundamentado (usa bibliografias clássicas como TURBAN, McLEAN e WETHERBE).
É ótimo para o profissional de tecnologia que deseja criar alguma intimidade com gestão. É possível conhecer tópicos clássicos em matéria de gestão de tecnologia, assim como da administração como todo.
Explico a seguir um pouco do que este curso pode agregar a você:
- Você pode conhecer a história da bolha no mercado de empresas de tecnologia da informação, que ocorreu entre os anos de 1995 e 2001 e os efeitos da nova economia a partir 2006 (todo isso ainda no primeiro módulo).
- Tem um módulo específico sobre Planejamento estratégico de TI, tema indispensável pro profissional de TI gestor (ou devo dizer gestor profissional de TI?)
- O professor irá te apresentar um cara chamado Michael Porter (lá pelo terceiro módulo). Se nunca ouviu falar nele, vou logo avisando: é daquelas pessoas que são amadas e odiadas por muitos! Mas ... independente de gostar ou não - e deixando as brincadeiras a parte -, é muito relevante que você conheça esse grande autor/pensador se quiser ser minimamente fluente em administração.
- O módulo 04 eu considero o mais interessante do curso: avalia o impacto da internet no modelo de administração segundo as 05 forças de Porter.
- No módulo 05, você pode conhecer o modelo da cadeia de valor, também de Porter (eu avisei que esse cara era importante...).
Pontos que deixam a desejar
- O curso não aborda boas práticas de mercado como #ITIL e #COBIT.
- O site da FGV tem um porém: é preciso preencher um formulário "um pouco" extenso para realizar qualquer curso. Mas vale a pena.
Estes são os módulos do curso:
- Negócios na economia digital
- Tendências em tecnologia da informação
- Planejamento e estratégia de TI
- Modelo de forças competitivas
- Modelo da cadeia de valor
- Estudos de caso
- Cenário cultural
- auto avaliação