O que é Normas ISO?
A norma ISO/IEC 20000 foi a primeira norma editada e publicada pela ISO (International Organization for Standardization) e pela IEC (Comissão Eletrotécnica Internacional) a ter como foco o Gerenciamento de Qualidade de Serviços de Tecnologia da Informação. Criada para substituir a antiga BS 15000 (British Standard), a ISO 20000 foi melhorada para se adaptar a outras normas e ser totalmente compatível com o ITIL.
A norma tem como função implementar um SGSTI (Sistema de Gerenciamento de Serviço de Tecnologia da Informação) em empresas, das grandes às micro, independente do setor, que dependam dos serviços de TI. A ISO 20000 busca a qualidade dos serviços de TI, e para tanto apresenta requisitos a serem efetuados. Para proceder com tal objetivo, a norma internacional trabalha com a ciclo PDCA – “Plan, Do, Check, Act”, que em português quer dizer “Planejar, Fazer, Avaliar, Agir”. A metodologia traz justamente esses princípios: planejar de que maneira se pretende alcançar os objetivos, implementar ações planejadas, avaliar ações realizadas e agir de modo a aperfeiçoar o plano, que é o reinício do ciclo.
Para uma empresa que trabalha com Tecnologia da Informação, ter um certificado de qualidade de serviço de TI internacionalmente reconhecido é uma grande vantagem, pois clientes e parceiros naturalmente depositam mais confiança em uma empresa que seja devidamente certificada. A implementação do SGSTI reduz custos com auditorias e influencia positivamente o custo-benefício dos serviços, além de estimular mais proaatividade nos profissionais de TI.
Além de todas essas vantagens, a norma, uma vez implementada, faz com que a empresa busque sempre aperfeiçoar os seus sistemas de gerenciamento. A ISO/IEC 20000 é compatível com as outras normas de Gestão, como a ISO 27001, a ISO 9001 e também com a Biblioteca de Infraestrutura de TI (ITIL).