O que é MongoDB?
O MongoDB é um banco de dados escrito em C++, open-source que usa paradigma de documentos, sendo esta última característica (orientação a documentos) peculiar e sobretudo estranha para quem está acostumado com ambientes modelo relacional, predominantes quando se trata de modelos de banco de dados.
Os registros no MongoDB são gerados através de documentos. O documento é uma estrutura de dados composta de campos e respectivos valores. Os valores dos campos podem incluir outros documentos, matrizes e matrizes de documentos. MongoDB armazena os documentos em collections (coleções). Desta forma se estrutura a arquitetura dos dados em um SGDB orientado a documentos.
Vantagens do MongoDB
- Simplicidade de uso
Por ser baseada em documentos, o funcionamento do MongoDB dispensa transações e joins, o que resulta em consultas bem mais simples de serem escritas quando comparadas as consultas em modelo relacional. Este aspecto é citado por programadores como uma vantagem, pois facilita os eu trabalho de escrita e ajustes de consultas.
Sua instalação e uso é considerado fácil, de rápida curva de aprendizagem. Muitos descrevem esta característica usando a expresão human-readable, isso é: de fácil compreensão para o humano, ao contrário de outros bancos de dados que requerem alto grau de conhecimento (o que normalmente está restrito a DBA´s experientes).
- Facilita o trabalho com altas cargas de escrita
Esta solução costuma ser bem vista por quem precisa carregar quantidades grandes de linhas de dados.
- Permite alta disponibilidade em um ambiente não confiável
É considerado ágil e eficaz para a replicação e recuperação - instantânea - de dados, contribuindo para a disponibilidade do serviço.
Principal desvantagem do MongoDB
Este SGDB não permite o relacionamento de dados, o que demanda a necessidade de que relacionamentos sejam contemplados a nível de aplicação.
Origem do MongoDB
Foi desenvolvido pela 10gen, a partir de Outubro de 2007 pela 10gen. Mais tarde, a empresa mudou de nome para: MongoDB, Inc.