O que é Linux?


O Linux é comumente designado como um sistema operacional, assim como o Windows (Microsoft) e o Mac OS (Apple). Tal definição não está errada, mas, na verdade, o termo designa apenas parte de um todo, já que o Linux de fato trata-se de um kernel de código-fonte aberto, que foi (e continua sendo) desenvolvido graças à colaboração de desenvolvedores voluntários do mundo inteiro.

A princípio desenvolvido e utilizado por entusiastas, em seus computadores pessoais, o núcleo Linux passou a contar com a colaboração de grandes corporações como Hewlett-Packard (HP), IBM, Google, Oracle, Red Hat, Microsystems, dentre outras.

Origem do Linux


A história do Linux tem início em 1991. Linus Torvalds, um estudante universitário finlandês, desenvolveu o núcleo do kernel inspirado no sistema Minix – um SO simples, que requer poucos recursos de hardware. Por ser gratuito, livre e o seu código-fonte ter sido disponibilizado por completo, o Minix possibilitava (e ainda possibilita) que os estudantes de computação o explorem inteiramente. Foi assim que Torvalds começou a trabalhar em seu kernel e resolveu disponibilizá-lo, mais tarde, sob a licença GPL, para que qualquer usuário pudesse estudar, utilizar, modificar e distribuir livremente conforme os termos da licença.

Principais vantagens e desvantagens


O núcleo Linux é muito seguro, por isso é muito utilizado em servidores tanto de empresas privadas e órgãos públicos quanto em servidores Web. A maioria dos softwares fundamentais para uso corporativo (pacotes Office), assim como diversas ferramentas, já estão inclusos, são livres e muitos são gratuitos. Quanto ao reconhecimento de hardware, quase todos os dispositivos são automaticamente reconhecidos na hora de sua inicialização. Para os usuários mais avançados, que entendem de programação ou são curiosos, existe a possibilidade de modificar o SO ou um determinado programa caso não goste da forma como o mesmo se comporta. Outra vantagem é o suporte comunitário: milhares de usuários estão dispostos a ajudar em caso de bugs.

Mais sobre LINUX


Para conhecer mais sobre sobre Linux, consulte a seguir conteúdos recomendados: