O que é Joomla?

O Joomla (pronuncia-se “djumla”) é o CMS (Content Management System) mais complexo e completo do mercado. Criar sites com esse sistema de gestão de conteúdo significa realizar praticamente tudo o que se deseja, desde simples blogs a grandes portais de conteúdo. A plataforma, mantida por uma enorme comunidade de webmasters, é desenvolvida em PHP, pode ser iniciada no servidor IIS ou Web Apache e a base de dados é a MySQL. Como o sistema é gratuito e possui código aberto (licença GNU/GPL), há várias extensões, templates, plugins, módulos, traduções (64 idiomas) e componentes.

A plataforma, que está presente em cerca de 2,8% dos sites da Web, é utilizada para o desenvolvimento de blogs, lojas virtuais, portais de conteúdo, jornais, revistas online, catálogos de serviços/produtos, dentre outros formatos. Tudo isso por conta do Joomla ser um dos únicos CMS totalmente customizáveis, com mais de 10 mil extensões que permitem incorporar novas funcionalidades com eficiência e rapidez.

                                

Origem do Joomla

O Joomla surgiu após a saída da equipe de desenvolvedores do Mambo da empresa Miro, essa última detentora dos direitos sobre o CMS. Quando a Miro transferiu o controle do sistema para uma fundação (Mambo Foundation), os developers passaram a ter uma participação pouco representativa e mais passiva. Preocupados com a integridade do projeto, eles não aceitaram a transferência e, em 2005, criaram, a partir do código-fonte do Mambo 4.5.2, a primeira versão da plataforma, o Joomla 1.0.

Principais vantagens e desvantagens

Uma das principais vantagens do Joomla foi ter facilitado a construção de sites de forma eficiente e rápida, gerando menos custos. Com o uso do CMS, a necessidade de investir em contratação de pessoal qualificado para construir e gerenciar um site diminui significativamente. Outra grande vantagem está no fato de a plataforma permitir uma maior organização e customização das páginas. Além disso, por ser mais robusto, mesmo sem a necessidade de instalar extensões, o Joomla atende às exigências de sites complexos. O usuário não precisa se preocupar com recursos básicos, como login, publicação de banners e criação/ edição/ publicação de conteúdo, pois os mesmos já encontram-se prontos para uso.

Em resumo, o CMS é um “esqueleto” com recursos básicos pré-programados, com administração via web e fácil manutenção.