O que é Internet das Coisas (IoT)?
A expressão Internet das Coisas (Internet of Things) surgiu para dar nome a uma inovação tecnológica qual permite que objetos se conectem a internet para comunicar-se entre si e com pessoas. Tai objetos (as “coisas”) incluem sem se restringirem a: eletrônicos, eletrodomésticos, veículos, ambientes, infra estrutura de cidades, construções, ativos empresariais, objetos pessoais, roupas e utensílios. Tudo isso através da adição de pequenos sistemas, ou mesmo simples sensores em todos estes itens para que possa conectar-se a internet.
Exemplos de como a Internet das Coisas pode ser utilizada:
- Estacionamentos inteligentes: utilizando-se de sensores conectados a sistemas web, é possível visualizar e comunicar quais vagas estão disponíveis em um estacionamento, de um prédio, de um shopping, ou mesmo em toda a cidade.
- Monitoramento de infra estrutura: novas construções, prédios ou construções antigas são monitoradas para prever qualquer incidentes antes que ocorram.
- Estradas inteligentes: estradas detectam automaticamente quaisquer eventos como acidentes e congestionamentos enviando mensagens através de placas eletrônicas para que motoristas sejam alertados.
- Pessoas podem controlar remotamente configurações de dispositivos em suas residências, tais como eletrodomésticos (ex.: temperatura do ar condicionado e congelador).
- Empresas podem melhor gerir seus estoques, uma vez que sistemas podem exibir o local preciso de um determinado produto estocado.
- Veículos e equipamentos podem realizar auto diagnósticos no momento de identificar falhas / defeitos.
- Em residências, pessoas podem receber avisos por seus smartphones para alertar sobre portas ou janelas que foram esquecidas abertas.
- Médicos podem receber, mesmo à distância, informações em tempo real sobre o funcionamento do marca passo de um paciente específico.
Muitas outras utilidades e funções são especuladas, cada vez mais, a partir das possibilidades permitidas através da Internet das coisas. O conceito chama atenção e gera diversas discussões justamente por conta do grau de impacto não só na forma de trabalhar das pessoas mas principalmente na maneira de viver!