Green IT ou TI Verde – ou ainda Tecnologia da Informação Verde – é uma tendência mundial que busca promover responsabilidade socioambiental no mundo tecnológico. O movimento pretende estar ativo em todas as etapas da produção da tecnologia, assim como na maneira como essa tecnologia é empregada. As principais preocupações do Green IT vão desde o uso mais eficiente de energia, insumos e recursos na produção de tecnologia até o uso de matéria prima e substâncias que não agridam o meio ambiente na sua utilização/operação e que causem o mínimo impacto ambiental no descarte, possibilitando reutilizações e reciclagem.
Na primeira década do século XXI, a preocupação quanto aos resíduos eletrônicos aumentou consideravelmente, uma vez que no final do século passado o crescimento no consumo trouxe como consequência os primeiros descartes em grande quantidade. Tal apreensão com o impacto dos recursos tecnológicos no meio ambiente tornou-se tendência, e apesar de o foco serem as grandes companhias e instituições públicas e privadas, essa atitude consciente não deve ser restrita ao mundo empresarial. Os consumidores finais, individualmente, também precisam entender o conceito “verde” e aplicá-lo ao seu dia a dia, tanto na hora de adquirir produtos eletrônicos quanto no outro extremo, ou seja, o momento de descartá-los.
Para ser adotada uma postura de acordo com os sentidos básicos da Green IT é necessária uma visão abrangente sobre os impactos ambientais da TI. Como a maioria das empresas está imersa na tecnologia da informação, é possível agir em diversas áreas.