O que é DevOps?
A expressão DevOps é a junção de duas abreviações das palavras Development (Dev) e Operations (Ops), que significam, respectivamente Desenvolvimento e Operação. A partir desta tradução fica fácil imaginar seu principal fundamento: uma boa prática que junta o desenvolvimento e operação de sistemas em uma única abordagem.
O DevOps utiliza-se de ideias do desenvolvimento ágil, mas em vez de manter estas ideias restritas ao departamento de sistemas, expande-as para atividades da equipe de infra estrutura, integrando as praticas em um só modelo. Enfatiza a colaboração e comunicação entre desenvolvedores e operações (infraestrutura) no ciclo de vida de desenvolvimento, entrega e operação de sistemas e serviços.
Outras características são:
- Porpõe uma integração contínua, implantação contínua, entrega contínua e contínuo feedback. Característica comum a métodos ágeis de desenvolvimento.
- Suas práticas tornam o trabalho de desenvolvimento ágil e responsivo a mudanças.
- Busca automatizar a maior quantidade possível de processos operacionais.
- É estruturado para que departamentos de TI possam atender altas taxas de produção de aplicativos / sistemas.
- Tem como principais benefícios esperados:
- melhora a qualidade dos sistemas e serviços,
- maior agilidade,
- maior valor entregue ao cliente, graças as respostas ágeis a mudanças,
- aumenta a confiabilidade dos serviços em operação,reduz os riscos pertinentes a alta frequência de mudanças,
- reduz conflitos entre profissionais de desenvolvimento e infra estrutura,
- melhor comunicação e eficiência do trabalho em equipe.
Origem do DevOps
O termo DevOps foi mencionado em público pela primeira vez nesta esta apresentação em 2009 durante a conferência Velocity da O’Reilly, em San Jose, Califórnia. Apesar de não haver um consenso a este respeito e entender-se de que estas e outras boas praticas / metodologias são criadas a partir de interações entre diversas partes envolvidas, uma lista de discussão europeia denominada agile-sysadmin é conhecida pelo mercado como principal percursor da DevOps.