O que é BYOD?


BYOD é uma sigla que, como muitas outras, surgiu para dar um nome a uma tendência empresarial ligada a inovação e Tecnologia da Informação. BYOD significa Traga o Seu Próprio Dispositivo, do inglês Bring Your Own Device (BYOD).

Quando uma empresa adota uma política de BYOD significa que esta empresa permite (melhor: incentiva) que os profissionais trabalhem com seus próprios dispositivos dentro do ambiente corporativo, tais como notebooks, tablets e smartphones.


Do ponto de vista positivo, dar liberdade para que pessoas trabalhem com seus dispositivos costuma induzir vantagens como:

  • aumento da produtividade: pesquisas revelam que os gestores notam mudanças positivas relevantes na produtividade das equipes;
  • motivação dos funcionários: a possibilidade de administrar dispositivos únicos, utilizados para a vida pessoal e profissional gera boas reações para funcionários das empresas que aderem ao BYOD;
  • redução de custos: quais seriam gastos com recursos que os próprios funcionários levam para a empresa

Por outro lado, alguns pontos negativos costumam ser:

  • Manter a segurança da informação, para requisitos como confidencialidade e integridade (como garantir tais critérios quando funcionários transitam no ambiente fora da empresa com seus dispositivos?)
  • Por estarem conectados24 horas por dia, 7 dias por semana, os funcionários podem acabar trabalhando em excesso, fora do horário de expediente.
Obs.: existem referências ao mesmo conceito com o uso de uma sigla semelhante: Bring Your Own Technology (BYOT), ou “Traga a Sua Própria Tecnologia” em português.

Independentemente do que agrega positiva ou negativamente, acredita-se que o habito de trabalhar com seus próprios dispositivos móveis tende a ser cada vez mais constante e irreversível nas empresas.  

Mais Sobre BYOD