O que é Blender?


O Blender é um software de criação em 3D. Gratuita, de código aberto e disponível para Windows, Mac e Linux, a ferramenta oferece funcionalidades completas para modelagem, animação, criação e visualização de conteúdo 3D interativo, renderização e pós-produção. Com o programa, o usuário cria desde projetos mais simples – como modelos de maquetes e produtos – até alguns mais complexos – como jogos e animações.

O programa implementa ferramentas semelhantes às de outros softwares, que incluem:

  • dinâmica de corpo rígido (rigid body dynamics), dinâmica de fluido (fluid dynamics) e dinâmica de corpo macio (soft body dynamics);

  • avançadas ferramentas de modelagem;

  • sistema de materiais baseados em “nós” (Node Materials);

  • ferramentas de animação de personagens;

  • composição de imagens e vídeos.

O Blender inclui suporte a Python como linguagem de script, suporta vários idiomas e sua interface é totalmente personalizável, pois possibilita a distribuição do layout reorganizando as ferramentas e componentes para que fiquem de acordo com a forma de trabalho do usuário.

 Exemplo de tela Blender

Origem do Blender


Originalmente, o software foi desenvolvido pela empresa Not a Number Tecnologies (NaN) e pelo estúdio holandês de animação NeoGeo Studio. Ton Roosendaal, um dos principais responsáveis pelo projeto, fundou a NaN, em junho de 1998, para que a mesma desenvolvesse e distribuísse o Blender.

No início, o programa era distribuído como um produto comercial, com versão gratuita, e funcionava somente no IRIX. Quando a NaN faliu, em 2002, o Blender passou a ser desenvolvido pela Blender Foundation como um software livre (código fonte disponível sob a licença GNU/GPL) e mantido por doações da comunidade e vendas, no e-Shop, de materiais relacionados.

Dos softwares para criação em 3D disponíveis no mercado, a grande maioria é muito cara. Isso dificulta ao usuário iniciante estudar/testar ferramentas mais avançadas. O Blender entra como uma alternativa gratuita e uma das mais completas: o usuário aprende e põe em prática criações que só seriam possíveis com um alto investimento. Apesar do programa não contar com uma usabilidade intuitiva e ser, muitas vezes, necessário recorrer a tutoriais, ele continua sendo uma excelente opção por sua qualidade, inúmeros recursos e o melhor: tudo isso de modo gratuito.