O que é AutoCAD?


O AutoCAD é um software que se enquadra no tipo CAD (Computer Aided Design – em português, projeto assistido por computador). Ou seja, AutoCAD é o nome de um produto, assim como Windows, Android etc. Vale ressaltar que ele não é o único em sua categoria, existem outros programas de CAD como o Solid Works, Catia Pro Engineer, dentre outros.

Desenvolvido e distribuído pela Autodesk Inc., o software é utilizado essencialmente para criação de modelos tridimensionais (3D) e para a elaboração de peças de desenho técnico em 2D. Em versões mais recentes, o programa tem disponibilizado vários recursos para visualização em múltiplos formatos. Amplamente utilizado em arquitetura, engenharia mecânica, design de interiores e em diversos outros ramos da indústria, o AutoCAD atualmente encontra-se disponível para os sistemas operacionais Microsoft Windows e Mac OS. A companhia deixou o ambiente Unix a partir da versão 12 e se descontinuou para MS-DOS após o lançamento da versão 14.

Tela de exemplo AutoCAD

Origem do AutoCAD


A Autodesk exibiu o AutoCAD (inicialmente chamado de MicroCAD) pela primeira vez na COMDEX de 1982. Originalmente escrito para múltiplas plataformas, especialmente para a arquitetura CP/M architecture, assim como para Unix e DOS, a companhia tinha como objetivo tornar o AutoCAD conhecido, um software funcional na plataforma recentemente desenvolvida pela IBM, que, mais tarde, se tornaria conhecida como a do PC. Devido às limitações do sistema MS-DOS e dos processadores Intel da época, a aplicação era mediana em termos de CAD – no entanto,  tornava-se agora universal, compatível com diversos outros softwares.

Além da compatibilidade, o AutoCAD se destaca dos demais softwares do mercado por ser o mais completo quanto a volume e desenhos geométricos de maior complexidade. Outro diferencial está no AutSlip, linguagem única e própria do CAD que permite a transformação de aplicativos específicos para cada área de atuação (arquitetura, engenharia, topografia, etc).