O que é Arduino
Arduino, é uma plataforma (uma placa) de hardware open source, usada para prototipagem eletrônica. Os usos mais comuns do Arduino estão nos campos de Robótica e Internet das Coisas (IOT), para funções como: IOT domiciliar, construção de robôs, brinquedos, sensores, música, dentre outras utilidades que podem ser adaptadas por programadores e profissionais de eletrônica.
O Software Arduino (uma IDE) permite que você escreva programas que serão executados pelo dispositivo físico. Pode ter funcionalidades desenvolvidas por meio da linguagem C/C++, que utiliza uma interface gráfica escrita em Java.
Componentes do Arduino
Geral
O Arduino é composto por
- um controlador,
- uma interface serial ou USB
- algumas linhas de E/S digital e analógica,
É possível integrar um ou mais Arduinos usando extensões apropriadas chamadas de shields, para que seja agregado ao dispositivo recursos de rede, dentre outras funções.
Hardware
Um microcontrolador Atmel AVR de 8 bits, com componentes complementares para facilitar a programação e incorporação para outros circuitos. Os Arduinos originais utilizam a série de chips megaAVR, especialmente os ATmega8, ATmega168, ATmega328 e a ATmega1280.
A grande maioria de placas inclui um regulador linear de 5 volts e um oscilador de cristal de 16 MHz (podendo haver variantes com um ressonador cerâmico)
Software
O Arduino IDE é uma aplicação multiplataforma escrita em Java, desenvolvido para facilitar o seu por pessoas que não tenham experiência com linguagens de programação. Inclui um editor de código com recursos de realce de sintaxe, parênteses correspondentes e identação automática, sendo capaz de compilar e carregar programas para a placa com um único clique. Com isso não há a necessidade de editar Makefiles ou rodar programas em ambientes de linha de comando.
Origem do Arduino
O projeto Arduino iniciou-se em 2005 em Ivrea (Itália), Desenvolvido por Massimo Banzi, David Cuartielles, Tom Igoe, Gianluca Martino e David Mellis, com fins educativos. Mas o sucesso foi tão grande que em pouco mais de 50 mil placas foram vendidas. Em 2010 foi lançado este documentário sobre a trajetória do projeto.