Desinstalar aplicativos que não usa e manter o sistema operacional atualizado são formas de deixar o seu celular mais rápido
É bastante irritante ter que lidar com um celular que trava bastante ao abrir aplicativos ou sites na internet. Em alguns casos, esse travamento acontece até nas tarefas mais básicas que se pode fazer nele. E esse incômodo só serve para atrapalhar a rotina, seja na hora de utilizar o smartphone para trabalho, seja nos momentos de lazer.
Entretanto, isso não quer dizer que você tenha que correr para trocar o seu Samsung A15 por um novo modelo. O usuário pode recorrer a algumas estratégias para otimizar o desempenho do aparelho, renovando sua vida útil e livrando-se desse travamento. Saiba o que você pode fazer a respeito no texto a seguir.
Mantenha o sistema operacional atualizado
Um dos principais motivos que deixam um smartphone lento é um sistema operacional desatualizado. O lançamento de uma nova atualização é importante, pois ela corrige bugs e apresenta melhorias de desempenho que são vitais. Assim, é fundamental sempre verificar se há novas atualizações disponíveis e, quando isso ocorrer, instalá-las sem demora.
Limpe o cache de apps e apague o que não usa
Uma dica de ouro para melhorar o desempenho do aparelho é lembrar de limpar a memória cache dos seus aplicativos com regularidade. Essa memória é útil, pois salva informações e simplifica as ações de alguns dos seus aplicativos, como lembrar de logins. Por outro lado, acumular esse cache acaba sobrecarregando o celular, deixando-o mais lento.
O mesmo vale para os aplicativos que estão instalados no smartphone. Quanto mais apps estiverem instalados, mais memória será ocupada por eles, exigindo mais do aparelho e atrapalhando o seu melhor funcionamento. Há o risco de vários desses apps você não utilizar mais ou usar com raríssima frequência, sendo mais interessante desinstalá-los para liberar espaço. No geral, a recomendação é que pelo menos 10% da capacidade de armazenamento do celular fique livre para evitar uma piora significativa de desempenho.
Utilize as versões “Lite” dos apps
Já pensou em utilizar as versões Lite dos aplicativos que você usa? Se não, considere essa alternativa caso esteja sofrendo com o desempenho do seu aparelho. Essas versões consomem menos recursos do smartphone, já que apresentam interfaces mais simplificadas e leves, o que exige menos do sistema.
Existem versões assim de aplicativos famosos como Facebook, Uber, YouTube, Messenger e Spotify. Essa escolha é ainda mais vantajosa para quem tem um aparelho com pouca memória disponível ou para quem utiliza modelos mais antigos, aprimorando o desempenho.
Use navegadores mais leves
Inclusive, outra forma de aprimorar o desempenho é dar preferência para navegadores mais leves. A maioria dos celulares Android tem o Google Chrome como navegador padrão, porém este é um navegador conhecido por ser bastante pesado se comparado aos demais.
Desse modo, uma forma de evitar o consumo excessivo de memória e procedimento do dispositivo é instalar e utilizar navegadores mais leves, que tornam o celular mais rápido. Algumas das principais opções são o Firefox Lite, Opera Mini, Via Browser e Brave. Mas lembre-se de colocá-los como o browser principal do seu celular!
Mude a velocidade da animação do sistema
Esse é um truque que faz toda a diferença e a maioria dos usuários não conhece. Essa é uma dica que não aumenta a velocidade do sistema operacional, mas ao menos dá a impressão de que o aparelho responde aos comandos de forma mais rápida — o que não deixa de poupar estresse e frustração.
Para fazer essa mudança, acesse as configurações do smartphone e selecione “Sobre o telefone”. Deslize a tela para baixo e toque a opção “Número da versão” 7 vezes seguidas. Feito isso, volte ao menu anterior e selecione a aba “Sistema”, depois em “Avançado” e em seguida em “Opções do desenvolvedor”, deslizando a tela até encontrar a seção “Desenho”. Nela, haverá as opções “Escala de transição” e “Escala de duração”, sendo que, ao escolhê-las, será possível alterar essas escalas, concluindo o procedimento.