Publicação

6 dicas de segurança para sua conta digital

foto de
Adriano Luz

Adotar a autenticação de dois fatores e evitar acessos em redes públicas de Internet são formas de proteger os seus dados confidenciais

Ter preocupação com sua conta digital é algo fundamental nos dias de hoje. Tanto para pessoa física quanto para empresas, adotar medidas que visam à segurança digital é uma forma de se proteger contra vírus, ataques cibernéticos e roubo de dados. Além disso, essas atitudes também protegem contra acessos não autorizados a celulares, tablets, computadores, redes e sistemas de informação.

Isso porque quando uma conta digital fica desprotegida, isso facilita que hackers ou criminosos tenham acesso a informações confidenciais, como dados financeiros e informações pessoais e de clientes. A falta de proteção também permite que os criminosos tenham acesso a informações como números de cartão de crédito e contas bancárias, o que pode causar fraudes financeiras.

E claro, não se deve esquecer sobre os danos à reputação, sobretudo no caso das empresas. Afinal, deixar as informações de clientes e parceiros comerciais desprotegidas afeta negativamente a credibilidade e a imagem do empreendimento. Neste texto, saiba o que você pode fazer para prevenir esses riscos e garantir mais segurança para a sua conta.

Escolha senhas fortes

Tenha muito cuidado ao definir as senhas das suas contas, procurando sempre fugir daquelas mais óbvias. A sua data de nascimento ou a dos seus filhos estão longe de serem as opções mais seguras. O mesmo vale para o número da sua residência. Pense cuidadosamente e defina uma senha inesperada, que somente você será capaz de saber.

Não compartilhe suas senhas

Por mais que pareça um conselho óbvio, essa dica também é muito importante. Jamais compartilhe suas senhas com outras pessoas, sobretudo utilizando meios digitais, como e-mail ou mensagens. Além de evitar que outras pessoas conheçam sua senha, isso impede que essas informações sejam encontradas com facilidade por hackers ou programas mal-intencionados.

Não salve suas informações de login

Inclusive, também evite salvar suas informações de login em dispositivos como celulares, tablets e notebooks. Essa opção promete mais conveniência para o seu dia a dia, mas também é uma forma de deixar suas informações expostas caso pessoas mal intencionadas tenham acesso ao seu dispositivo.

Não acesse sua conta em redes públicas de Internet

Quando você não está em casa ou no trabalho, pode parecer tentador acessar uma rede pública de Internet, evitando gastar os dados móveis. Porém, para proteger as suas informações, essa não é uma boa ideia, pois os dados que transitam por esse tipo de rede são passíveis de ficarem visíveis para outras pessoas e, inclusive, para os próprios administradores da rede. Dessa forma, a melhor ideia é sempre acessar esse tipo de informação utilizando uma rede particular, seja ela os dados do celular, seja o wi-fi de casa.

Desconfie sempre de mensagens com links

Tenha muito cuidado com e-mails e mensagens suspeitas que te convidem a clicar em algum link. Geralmente, essas mensagens são sobre fazer uma consulta na sua conta, alertar um problema ou convidá-lo para resolver um problema. E ao clicar nesse link, ele pode instalar um programa malicioso em seu dispositivo ou levá-lo para um site que possa roubar suas informações de login. Portanto, o ideal é jamais clicar nesses links, escolhendo sempre buscar as informações pelos canais oficiais da empresa.

Tenha autenticação de dois fatores (2FA)

Por fim, vale a pena contar com uma camada extra de proteção em relação à sua conta, com a adoção da autenticação de dois fatores. Esse método exige que você insira um código de segurança ao acessá-la, com esse código sendo enviado para o seu e-mail ou telefone. Isso garante mais tranquilidade e segurança para quando você precisar acessar seus dados privados.


Comentários