Desvende os segredos por trás de startups europeias, participe de hackathons e construa uma rede de contatos que vai te levar aos quatro cantos do mundo. Seja qual for o seu perfil, a faculdade de TI ideal para o seu perfil está na Europa!
Caso você queira transformar a sua carreira na área da Tecnologia da Informação e/ou viver novas experiências internacionais, por que não cursar uma faculdade de TI na Europa?
As universidades europeias são conhecidas por seus programas inovadores e de alta qualidade — sem contar com o ambiente multicultural proporcionado por cada uma delas em diferentes destinos espalhados pela Europa, responsável por enriquecer a experiência educacional (e internacional) de cada aluno.
Estudar Tecnologia da Informação na Europa: principais benefícios
Os benefícios de cursar uma faculdade de TI na Europa vão além da sala de aula. As universidades europeias oferecem currículos atualizados e alinhados com as demandas do mercado global, proporcionando uma formação que se destaca em meio a tantos cursos e universidades.
As parcerias das instituições europeias com empresas líderes da indústria facilitam a inserção dos estudantes no mercado de trabalho, oferecendo estágios e oportunidades de pesquisa aplicada. O continente europeu é o lar de algumas das principais startups e empresas de tecnologia do mundo — e é justamente este exato fator que faz com que essas parcerias possam transformar as carreiras dos alunos dessas universidades na Europa.
Poder participar de hackathons, workshops e projetos de pesquisa faz com que os estudantes possam aplicar seus conhecimentos em situações reais, preparando-os melhor para cada desafio profissional (e, na área de TI, os contratempos não são poucos). Trabalhar em projetos reais, ganhar experiência prática e construir uma rede de contatos profissional desde cedo é possível quando se escolhe uma faculdade respeitada, prestigiada e bem-conceituada.
As universidades europeias dispõe de mais recursos e investimentos em tecnologia, além de um ecossistema acadêmico fortemente conectado com a indústria, quando comparadas a universidades brasileiras, por exemplo. O resultado? Estágios, parcerias e colocações profissionais de alta qualidade — que representam um diferencial gigantesco para a carreira dos graduados em TI. Com programas em inglês disponíveis em diversas faculdades, a barreira do idioma deixa de ser um obstáculo, tornando a Europa mais acessível para estudantes internacionais.
Conheça as melhores faculdades de TI da Europa
Você encontra as melhores faculdades de TI espalhadas por toda a Europa — e escolher apenas uma pode ser mais difícil do que você imagina.
Faculdades de TI na Suíça
Um ambiente inovador e uma altíssima qualidade de vida são o que não faltam na Suíça.
- ETH Zurich: Uma das melhores universidades de tecnologia do mundo — A ETH Zurich oferece programas de graduação e pós-graduação em diferentes áreas de TI, como ciência da computação, engenharia de software e sistemas de informação;
- EPFL: Programas de graduação e pós-graduação em ciência da computação, engenharia elétrica e microtécnica;
- Universidade de Zurique: Programas de graduação e pós-graduação em informática — Foco em inteligência artificial, ciência de dados e interação humano-computador;
- Universidade de Lugano (USI): Programas de graduação e pós-graduação em informática — Foco em engenharia de software, sistemas de informação e tecnologias da informação e comunicação.
A Universidade de Basel, a Universidade de Berna e a Universidade de Genebra também oferecem excelentes programas de TI.
Faculdades de TI na Suíça
Apesar de seu tradicionalismo, a Itália, que abriga Veneza, um dos destinos mais românticos do mundo, não fica de fora dos pólos de inovação em tecnologia europeus.
Por aqui, as opções não são nada escassas, e os programas de alta qualidade oferecidos pelas melhores faculdades do país focam em pesquisa e desenvolvimento.
- Politecnico di Milano: Uma das melhores universidades técnicas da Itália — Programas de graduação e pós-graduação em diversas áreas de TI: ciência da computação, engenharia de software e engenharia da computação;
- Università di Bologna: Uma das universidades mais antigas do mundo — Programas de graduação e pós-graduação em informática, com foco em inteligência artificial, ciência de dados e segurança cibernética;
- Sapienza Università di Roma: A maior universidade da Itália — Programas de graduação e pós-graduação em informática, com foco em engenharia de software, sistemas de informação e tecnologias web;
- Università di Pisa: Forte tradição em pesquisa em TI — Programas de graduação e pós-graduação em ciência da computação, engenharia da computação e matemática computacional;
- Università degli Studi di Trento: Programas de graduação e pós-graduação em informática, com foco em inteligência artificial, ciência de dados e interação humano-computador.
Faculdades de TI na Turquia
A Turquia tem se tornado um importantíssimo centro de tecnologia e inovação. Em comparação a outros países europeus, esse mercado ainda está, de certa forma, em construção e desenvolvimento — ou seja: apesar do crescimento e do potencial demonstrado nos últimos anos, a Turquia ainda enfrenta desafios para alcançar o mesmo nível de maturidade de países europeus mais desenvolvidos, como Alemanha, Reino Unido, França e Suíça.
Faculdades de TI em Portugal
Portugal é, ao mesmo tempo, tradicional e inovador. Saiba mais sobre alguns de seus programas de TI e pratique seu "português de Portugal"!
- Universidade de Lisboa - Programas de graduação e pós-graduação em informática — Foco em inteligência artificial, ciência de dados e segurança cibernética;
- Universidade do Porto: Programas de graduação e pós-graduação em engenharia informática e computação — Foco em sistemas de informação, engenharia de software e redes de computadores.
Faculdades de TI na Inglaterra
Que a Inglaterra é um dos principais centros de tecnologia do mundo, você já deve ter ouvido falar — afinal, não é à toa que suas universidades fazem jus a sua fama na Europa (e em todo o mundo).
- University of Oxford: Ciência da computação — inteligência artificial, aprendizado de máquina e segurança cibernética;
- University of Cambridge: Ciência da computação — sistemas de informação, engenharia de software e interação humano-computador;
- Imperial College London: Ciência da computação — inteligência artificial, ciência de dados e robótica.
Faculdades de TI na França
A rica tradição em ciência e tecnologia faz parte da França, que não é o país mais visitado do mundo à toa. Ao invés de visitá-lo, imagine ter o privilégio de poder viver por aqui por alguns anos?
- École Polytechnique: Uma das melhores escolas de engenharia do mundo — Ciência da computação, inteligência artificial e cibersegurança;
- Institut Polytechnique de Paris: Conglomerado de cinco escolas de engenharia (incluindo a École Polytechnique) — Diversas áreas de TI;
- Sorbonne Université: Uma das universidades mais prestigiadas da França — Informática, matemática e física.
Faculdades de TI na Espanha
A localização geográfica da Espanha facilita conexões comerciais com o resto da Europa, América Latina e Norte da África — sem contar que inúmeros eventos internacionais, como conferências e feiras tecnológicas, acontecem com frequência no país, atraindo profissionais e investidores de todas as partes do mundo.
- Universitat Politècnica de Catalunya: Ciência da computação, engenharia de software e engenharia de telecomunicações;
- Universidad Politécnica de Madrid: Inteligência artificial, ciência de dados e cibersegurança.
Faculdades de TI na Holanda
Por último e não menos importante, ela: a Holanda! Conhecida por sua cultura inovadora e por ser um dos pioneiros em tecnologia na Europa, a Holanda não poderia ficar de fora desta lista completa.
- Delft University of Technology: Uma das principais universidades técnicas da Holanda — Ciência da computação, engenharia de software e engenharia aeroespacial;
- Eindhoven University of Technology: Inteligência artificial, robótica e ciência de dados.