Há diferentes fatores que favorecem a motivação da equipe e, consequentemente, o sucesso da organização. Oferecer benefícios para funcionários, estar atento às necessidades do time e promover um bom ambiente de trabalho são alguns exemplos. Mas se na teoria pode parecer simples, no dia a dia pode ser que as empresas encontrem dificuldades para colocar as ações em prática.
Segundo pesquisa realizada pela Onlinecurriculo, cujo foco era entender as necessidades e prioridades dos trabalhadores, cerca de 56% dos brasileiros priorizam um ambiente de trabalho saudável. Isso significa mais do que as condições do espaço físico onde a empresa se estabelece, abrangendo aspectos psicológicos, sociais e organizacionais da rotina de trabalho.
Por isso, promover um ambiente de trabalho saudável é uma das tarefas de líderes e gestores em todos os modelos de trabalho, seja presencial, remoto ou híbrido. Estudos da área de Recursos Humanos mostram que, para isso, é necessário identificar as necessidades da equipe, considerando desde os aspectos ligados à saúde física e mental, à segurança e às tarefas do dia a dia.
Como promover um ambiente de trabalho saudável
Os gestores interessados em promover um ambiente de trabalho saudável devem estar atentos a diferentes aspectos da organização como os procedimentos operacionais, a gestão de pessoas, o suporte oferecido para o uso de benefícios corporativos como cartão de alimentação e plano de saúde, clima organizacional e ergonomia.
Mobiliário de trabalho
Priorizar a ergonomia é assegurar um dia de trabalho confortável e produtivo aos funcionários. O termo diz respeito à ciência que visa o entendimento da relação entre pessoas e máquinas, equipamentos e condições de trabalho. Para isso, normas foram criadas para que os profissionais possam trabalhar sem estarem submetidos a riscos de saúde.
O mobiliário de trabalho dialoga diretamente com a ergonomia. As empresas que têm espaços físicos devem atender às normas para garantir o bem-estar da equipe. Para as que atuam de forma remota, a orientação é investir em treinamentos que reforcem a importância dos cuidados com a postura e os períodos de pausa durante o expediente. Outra alternativa é disponibilizar o auxílio home office para que o colaborador possa montar um espaço de trabalho adequado.
Ambiente de trabalho confortável
Além do mobiliário, a decoração também conta pontos para ter um local mais atrativo. Nesse sentido, as empresas podem investir em quadros, tapetes, plantas e outros objetos que deem a sensação de acolhimento e bem-estar.
O conforto térmico também é fundamental. O uso de ventiladores ou ar-condicionado
faz toda a diferença para os dias de calor. Um ambiente com janelas também favorece a ventilação e a iluminação, que pode mesclar luz natural com artificial.
Segundo pesquisa da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, os escritórios que trabalham com entrada de luz solar controlada observaram uma diminuição de 84% dos sintomas de fadiga ocular, dor de cabeça e visão embaçada dos trabalhadores.
Clima organizacional
O clima organizacional tem como propósito a compreensão das necessidades, preocupações e percepções dos colaboradores sobre a empresa. Para isso, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) recomenda a aplicação de pesquisas de clima.
A avaliação serve de base para a realização de melhorias na empresa, o que mostrará aos profissionais que suas opiniões são importantes.
Uma organização com um bom clima organizacional é aquela que gera sentimento de pertencimento e satisfação para a equipe, o que contribui para um ambiente de trabalho mais saudável.
Distribuição das funções para a equipe
A distribuição de funções para a equipe também é um aspecto a ser considerado. Quando as atribuições não estão bem definidas, há impactos no ambiente de trabalho, como perda na produtividade e prejuízo ao andamento dos processos.
Uma boa distribuição de tarefas pode ajudar a manter a equipe mais organizada, promover maior integração entre os setores e melhorar a imagem da organização perante colaboradores e clientes.
Gestão de pessoas e benefícios
Ser transparente, inclusive, comunicativo, atencioso e aberto a receber críticas, dúvidas e sugestões são ações essenciais para as organizações que desejam realizar uma boa gestão de pessoas e benefícios.
Dessa forma, é possível evitar um ambiente tóxico, com conflitos e desgastes. Em relação à gestão de benefícios, é importante esclarecer todas as dúvidas, uma vez que os auxílios interferem diretamente na motivação, no engajamento, na produtividade, na qualidade de vida e no bem-estar da equipe.