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Em alta, terceirização de TI traz vantagens competitivas para empresas

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William Mendes

Estimativa é de que o mercado de body shop de tecnologia da informação atinja US$ 806,53 bilhões até 2029

Flexibilidade de recursos, menos envolvimento com aspectos técnicos de Tecnologia da Informação (TI), redução de riscos na implementação e otimização de processos tecnológicos são algumas das vantagens que a contratação de body shop TI proporciona às empresas. A prática refere-se à terceirização dos serviços na área de tecnologia e tem se mostrado uma aliada na aceleração do processo de transformação digital, para que as organizações se mantenham competitivas.

Num cenário de mudanças constantes na área de tecnologia, em que processos como análise de dados, modelagem estatística, uso de inteligência artificial e treinamento em Power BI são cada vez mais frequentes, a terceirização de profissionais de TI está em alta. Segundo pesquisa do instituto britânico YouGov, 48% das empresas estão optando pelo body shop da área de TI no mundo.

Nessa proposta, a mão de obra especializada de terceiros é utilizada para a manutenção ou para o desenvolvimento de novas iniciativas. Assim, os terceirizados não fazem parte da companhia contratante e são alocados conforme a necessidade de cada projeto. Por meio de um treinamento Power BI, por exemplo, é possível capacitar os profissionais a usar essa ferramenta de análise e visualização de dados e contribuir para a tomada de decisões mais informadas e estratégicas.

Body shop de TI é saída para alta demanda mundial

A busca por profissionais qualificados em TI também tem crescido significativamente. Segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), 420 mil profissionais da área devem ser procurados até o final de 2024 no Brasil. Atualmente, contudo, a entidade afirma que 46 mil profissionais com perfil tecnológico são formados no país por ano.

Os dados referentes a essa demanda têm sido coletados desde 2019. Ou seja, há um déficit de 190 mil do total de profissionais buscados nos últimos cinco anos. A prática da terceirização de TI tem sido uma opção mais ágil e menos burocrática para que as organizações possam contar com trabalho qualificado na execução dos projetos.

Vale ressaltar que a expansão e a alta demanda por profissionais de tecnologia da informação, inclusive por meio da adesão de empresas ao body shop de TI, é uma tendência mundial. De acordo com a ISG, os serviços de TI representam 71,9% do valor dos contratos de terceirização. Isso significa que US$ 66,5 bilhões dos US$ 92,5 bilhões em contratos de empresas de terceirização são provenientes de serviços de tecnologia da informação.

A força do segmento é evidenciada ainda por números de pesquisa divulgados pela Mordor Intelligence. Os dados da companhia indiana mostram que o mercado de terceirização de TI é avaliado em US$ 617,69 bilhões em 2024, e a estimativa é de que atinja US$ 806,53 bilhões até 2029, com uma taxa de crescimento anual de 5,48%.

Experiência do cliente, crescimento dos negócios e disrupção competitiva

Conforme o estudo da Mordor Intelligence, a terceirização de serviços de TI não se limita apenas à redução de custos, mas também é impulsionada por motivações organizacionais ligadas à experiência do cliente, ao crescimento dos negócios e à disrupção competitiva. Esse cenário é fortalecido ainda pela crescente adoção de serviços em nuvem, especialmente após a pandemia, cenário que levou as empresas a terceirizar atividades, como manutenção e parte do desenvolvimento.

A migração e a adoção de software para a nuvem também contribuem para que os clientes de terceirização possam realocar recursos para funcionários especializados. Com isso, eles ficam livres para se concentrar em soluções mais flexíveis e personalizáveis.

Além disso, os dados revelam que a demanda por fatores como eficiência, infraestrutura escalável e migração para a nuvem continua a alimentar cada vez mais o mercado de terceirização de TI, ainda que existam desafios de segurança de dados em serviços baseados em nuvem, como o controle sobre os dados e a limitação de visibilidade.


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