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Storytelling no Instagram: use o poder das histórias para crescer

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Adriano Luz

Acha que a comunicação da marca ainda não é convincente o bastante para o público? Já experimentou usar o storytelling no Instagram? Quando bem aplicada, a técnica é capaz de impulsionar os resultados de qualquer perfil.

De fato, as histórias sempre foram e sempre serão altamente valorizadas na sociedade. Elas preservam memórias, divertem, ensinam, emocionam e inspiram mudanças.

Não à toa, a indústria do entretenimento faz tanto sucesso com filmes, séries e documentários nas últimas décadas, por exemplo. Uma vez que, explora ao máximo o magnetismo que o conceito oferece para se conectar com as pessoas.

No entanto, você sabia que as histórias também podem ser usadas para promover sua marca? Desde os anos 90, profissionais e empresas usam o chamado storytelling em ações comerciais.

Após a transformação digital, a prática se tornou ainda mais comum. Sobretudo, em redes sociais populares, a exemplo do Instagram. Com isso, acredite: contar boas e convincentes histórias é essencial para bombar a marca na plataforma.

Tenha uma excelente leitura!

O que é storytelling?

Basicamente, storytelling é a arte de contar histórias para criar uma conexão emocional com determinado público. A técnica diz respeito a usar diversos recursos narrativos para encantar as pessoas.

Personagens, enredos, conflitos, resoluções, entre outros. Tudo é aproveitado para envolver, cativar e inspirar a audiência durante as ações de marketing e vendas da marca.

O conceito de storytelling não se limita a uma única forma de mídia ou plataforma. Isso porque, funciona muito bem em textos, imagens, áudios, vídeos ou qualquer combinação entre as opções.

Desse modo, as oportunidades de usar o poder das histórias aumentaram significativamente desde a transformação digital. Hoje em dia, há várias plataformas para você contá-las eficientemente, como:

Google;

Youtube;

Facebook;

Linkedin;

Whatsapp;

Instagram.

Seja como for, usar o storytelling na comunicação da marca gera muito mais impacto. Você cria um relacionamento de confiança com o público e o deixa perto de comprar suas soluções.

Por que usar storytelling no Instagram?

O storytelling no Instagram, porém, pode ser ainda mais efetivo. A rede social já tem características e funcionalidades que favorecem a conexão entre marca e consumidor. Então, os resultados de contar histórias podem ser bem melhores.

Por exemplo, a plataforma é visualmente atrativa. Até porque, a proposta inicial do Insta era apenas compartilhamento de fotos e vídeos. Ou seja, um contato exclusivamente visual.

Mesmo com várias atualizações, isso não mudou. Hoje em dia, a particularidade é tão marcante que os próprios usuários já preferem consumir conteúdos com estética chamativa.

Assim, você pode explorar a particularidade para desenvolver narrativas convincentes na rede social. Usar conceitos de fotografia, gravação e design a fim de estreitar os laços com o público.

Além disso, há uma série de formatos de conteúdo que te ajudam a aplicar o storytelling no Instagram. Feed, Stories, Reels, Close Friends. Além de recursos que deixam as histórias envolventes, como:

carrosséis;

caixinhas de perguntas;

enquetes;

músicas;

figurinhas.

Portanto, o storytelling no Instagram faz toda a diferença para você ter uma comunicação assertiva com seus potenciais clientes e impulsionar todos os resultados do perfil, incluindo:

ganho de seguidores;

mais vendas;

fortalecimento da marca.

Como contar histórias boas e convincentes para o público na rede social?

Dito isso, como usar o poder das histórias para prender a atenção da audiência e levá-la a compra de suas soluções na rede social? Listamos abaixo as melhores práticas para aproveitar o Storytelling no Instagram. Confira!

Direcione a comunicação às dores e desejos do público

Primeiramente, você deve direcionar a comunicação às dores e desejos do público para desenvolver um bom storytelling no Instagram. Ou seja, as histórias precisam ser realmente do interesse da audiência.

Para isso, faça uma ampla pesquisa sobre as necessidades dos potenciais clientes da marca. Embora pareça o contrário, a ideia de “falar com todos” não é nem de longe uma boa estratégia. Ser específico é o melhor caminho.

Dessa forma, você dialoga diretamente com a realidade de visitantes e seguidores do perfil quando conta histórias. Você explica claramente como ambos podem solucionar dores e conquistar objetivos.

Sendo assim, a impressão que fica é que a marca se importa de verdade com aqueles que a acompanham. O que estabelece uma relação mais próxima entre vocês.

Humanize a marca

Normalmente, as histórias são usadas para ilustrar, isto é, explicar melhor conteúdos, conceitos ou benefícios. No entanto, o storytelling no Instagram também pode ser usado para humanizar a marca.

Na rede social, a técnica representa uma oportunidade única para contar sua história profissional ou empresarial em detalhes para o público. Então, incentivá-lo a engajar em sua proposta.

Você pode, por exemplo, compartilhar conteúdos sobre a trajetória que teve na profissão. Assim como, transformar seus colaboradores em porta-vozes do negócio e colocá-los para falar sobre momentos cruciais do crescimento.

Dessa maneira, não vai demorar até que potenciais clientes conheçam seus princípios, valores e conquistas. Isso aumenta significativamente suas chances de convencê-los a comprarem a ideia da marca.

Desperte emoções e gere identificação

Toda vez que contar uma história no Instagram tente despertar emoções e gerar identificação no público. É o que cria uma conexão mais profunda e duradoura entre marca e consumidor.

Os personagens da narrativa precisam ter os mesmos desafios e anseios da audiência. Além de estarem em uma situação parecida com o momento da vida dos seus potenciais clientes.

Da mesma forma, o desfecho tem que estar próximo da resolução que seus visitantes e seguidores buscam. Assim, você pode tocá-los e inspirá-los a viver uma transformação semelhante.

Em poucas palavras, quem acompanha a marca na rede social se identifica com a história contada. Então, começa a acreditar que é possível alcançar o mesmo resultado.

Organize a narrativa em uma jornada

Toda a narrativa do Storytelling no Instagram da marca deve ser organizada em uma jornada que mexe com os sentimentos dos consumidores progressivamente.

Ou seja, não fale tudo o que tem a dizer de uma só vez. Lembre-se: as histórias de filmes ou séries, por exemplo, envolvem os espectadores pouco a pouco para encantá-los.

Crie uma sequência coerente de postagens que apresenta a história a ser contada com equilíbrio. Sem pressa e sem enrolações. Ofereça um bom contexto, separe os acontecimentos por tópicos e entregue a mensagem adequadamente.

Feito isso, não tem erro. Desde que a história seja suficientemente boa, o público tende a ter mais confiança após ouvir a narrativa. Assim, organize as ideias da melhor forma possível.

Crie uma dualidade de cenários

Por último, mas não menos importante, crie uma dualidade de cenários quando usar o Storytelling no Instagram. Dessa forma, você destaca a mudança positiva que acontece após a interação com o perfil.

No fim da história, o visitante ou seguidor do perfil tem que visualizar a vida com e sem a solução da marca. Ou seja, compreender o quanto precisa do que você oferece.

Desse modo, é mais provável que os consumidores decidam ter um compromisso maior com você. Ou seja, compre seus produtos ou serviços e tornem-se clientes fiéis à marca.

Então, mostre um contraste claro entre os possíveis cenários futuros da vida de seus clientes. Posteriormente, reforce as vantagens únicas de suas soluções. Com isso, você pode alavancar suas vendas bem como conseguir mais fãs.

Faça um bom trabalho de storytelling no Instagram e ganhe inúmeros seguidores rapidamente

Enfim, o storytelling no Instagram vale a pena. Contar histórias pode ser o “algo a mais” que falta para deixar a comunicação da sua marca na rede social mais convincente na percepção do público.

A prática promove uma relação próxima entre vocês. Ela emociona, gera identificação e incentiva todos a confiarem em sua proposta. Assim, você pode impulsionar os resultados do perfil.

O número de seguidores, a métrica mais importante do crescimento da conta, aumenta disparadamente, por exemplo. Com isso, a marca cresce e mostra muito mais credibilidade.

Inclusive, uma ótima estratégia para impulsionar sua conta e ter mais visibilidade é comprar seguidores reais e brasileiros ou optar por ampliar o alcance das suas visualizações no Instagram.

O investimento faz as histórias contadas serem ouvidas por ainda mais potenciais clientes e dá retornos mais expressivos para você colocar sua marca no topo do mercado.


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