Melhorar a experiência dos clientes é a aposta de grande parte das empresas. O uso da IA e a garantia da privacidade de dados são os principais focos
A empresa global Accenture divulgou, recentemente, a pesquisa Life Trends Report 2024, que revela tendências de negócios para as empresas. Entre os resultados, a experiência dos clientes (customer experience) e a inteligência artificial generativa são mencionadas como fatores que estão influenciando a forma como as pessoas se relacionam com as organizações.
A pesquisa concluiu que é fundamental que as empresas se adaptem às mudanças e sigam as tendências. Em um cenário mais competitivo, elas podem representar oportunidades de crescimento.
As projeções são baseadas no comportamento das pessoas diante das novas tecnologias, trazendo o foco para a experiência dos usuários. Nesse sentido, as tendências de marketing digital para o próximo ano terão o foco voltado para o comportamento das pessoas com objetivo de criar estratégias personalizadas. O uso da inteligência artificial ganha destaque principalmente na inovação em ferramentas de análise de dados.
Acredita-se que as ferramentas de IA voltadas para dados se tornem mais precisas para interpretar as métricas de marketing digital.
Uso de inteligência artificial
No marketing digital, os dados precisam ser monitorados em diversas etapas. Por isso, a inteligência artificial tem sido cada vez mais discutida nesse meio.
A capacidade de processar uma grande quantidade de dados de forma rápida, que possibilita à IA contribuir para a construção de estratégias segmentadas de acordo com o público-alvo.
Em 2024, o esperado é que ela ganhe ainda mais destaque no marketing digital, otimizando diversos processos para melhorar a experiência dos usuários.
Personalização de dados
Normalmente, para uma campanha de marketing ser eficaz, os dados coletados precisam ser analisados de forma precisa. A personalização de dados é uma forma de criar experiências customizadas para os clientes, pois permite acompanhar o comportamento dos usuários separadamente.
É possível, por exemplo, enviar e-mails personalizados e sugerir produtos ou serviços de interesse dos consumidores. Nesse cenário, a inteligência artificial pode ser novamente aplicada. Diversas ferramentas de marketing digital utilizam essa tecnologia, como o Google Analytics.
Ao permitir conduzir os processos de forma detalhada, a personalização de dados gera impactos nas análises de desempenho das campanhas desenvolvidas. Os resultados apresentados nos dashboards de marketing digital podem ser analisados para melhor compreender os usuários, atentando-se para suas preferências.
A IA preditiva segue por esse mesmo caminho, uma vez que utiliza os dados para identificar padrões e prever ações futuras.
Mais privacidade de dados
A segurança no armazenamento dos dados e a garantia à privacidade têm sido preocupações para grande parte das pessoas. A tendência para 2024 é que as empresas busquem novos meios de se adaptar a esse movimento.
No próximo ano, o Google irá suspender o uso de cookies no navegador Chrome, recurso utilizado por sites para rastrear as atividades dos usuários. Essa medida faz parte da política da plataforma para assegurar a privacidade.
Esse pode ser um desafio principalmente para os profissionais de marketing, que utilizam o rastreamento de dados dos usuários para direcionar campanhas. É possível que muitas empresas se adaptem à política de coleta, armazenamento e uso de dados de forma segura de seus clientes.
O cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) é um dos principais anseios das organizações, conforme destaca a OData.
Automação de atendimento
Quanto à automação do atendimento, a tendência é que o processo de interação com os clientes se torne mais personalizado. Nesse sentido, os chatbots alimentados por IA desempenham um papel importante na comunicação.
Através da característica de aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural, é possível que eles consigam conversar com os clientes de forma humanizada. Além disso, podem oferecer suporte aos consumidores a qualquer momento e de forma rápida.
Humanização
Por mais que o uso da inteligência artificial seja comum a diversos processos no marketing digital, as pessoas ainda preferem se comunicar com humanos. De acordo com o CX Trends 2023, 71% dos entrevistados exigem experiências conversacionais naturais.
Isso inclui a disponibilização de um canal de suporte integrado, com agentes capazes de oferecer soluções. Além disso, o estudo revela a importância da produção de conteúdos humanizados, visando a melhor experiência do leitor.
O esperado é que um conteúdo autêntico, direto e com uma linguagem criativa tenha potencial de gerar maior identificação com o público. No universo do SEO (otimização de mecanismos de busca), essa é uma das formas de se destacar em meio a tantos resultados.
Marketing de vídeo
Os vídeos podem ser mais dinâmicos do que os textos, pois oferecem as informações de forma ágil, sendo um fator com maiores chances de prender a atenção do espectador.
Dessa forma, engajamento com o público tende a ser maior. Hoje, a maioria das redes sociais possibilita a produção de conteúdo nesse formato, evidenciando a relevância do marketing de vídeo.
Para o ano que vem, a ideia é que essa configuração se mantenha e que as empresas busquem incluir estratégias de vídeos para as campanhas digitais.