O monitoramento de processos é uma etapa relevante para empresas de qualquer área, pois permite identificar falhas, antecipar soluções e aprimorar as entregas realizadas. No mercado, há ferramentas que podem contribuir para tornar esse processo mais ágil e preciso.
Uma das funcionalidades do dashboard é monitorar processos e fazer a gestão de indicadores de métricas e de desempenho de uma empresa. Dessa forma, a ferramenta pode orientar a tomada de decisões e auxiliar na eficiência da gestão empresarial.
De acordo com informações do Sebrae de Santa Catarina, a gestão de métricas é uma das abordagens mais eficazes para verificar se as metas de uma empresa estão sendo cumpridas. Consequentemente, o monitoramento pode ajudar a impulsionar o crescimento do negócio.
Nesse contexto, o dashboard é uma alternativa que pode facilitar o trabalho da equipe, já que funciona como um recurso visual que proporciona maior clareza na apresentação de dados. O painel exibe informações e indicadores de maneira acessível para que o progresso das atividades seja compreendido por todos os funcionários do setor.
A ferramenta tem aplicação em diferentes departamentos. Um dashboard de marketing, por exemplo, pode ser usado para os profissionais acompanharem e otimizarem as estratégias de divulgação de campanhas. Além disso, facilita a visualização de métricas, como conversões, taxa de cliques, custo por clique, tráfego de um site e engajamento nas redes sociais.
O recurso permite, ainda, atualizações de dados em tempo real, reduzindo ou eliminando a necessidade de planilhas e relatórios extensos. Assim, a ferramenta pode contribuir para a análise das métricas de marketing digital, uma vez que viabiliza a exibição de indicadores específicos em diversos gráficos, categorias e formatos.
Principais tipos de dashboard de gestão
De acordo com entidades especializadas em ferramentas e soluções com foco no cliente, como a Neil Patel Digital e a Hubspot, existem três tipos principais de dashboards de gestão. Cada um deles atende diferentes necessidades de uma empresa.
O primeiro é o dashboard operacional, centrado nas tarefas cotidianas da empresa. Em uma agência de marketing, essa ferramenta pode ser utilizada para rastrear o desempenho das campanhas dos clientes e o progresso das atividades, por exemplo. O objetivo principal é identificar erros por meio da análise dos números.
O segundo tipo é o dashboard tático, que funciona a partir de uma perspectiva gerencial. O foco dele é apresentar indicadores para a tomada de decisão, especialmente, para que a organização atinja objetivos de médio prazo, mantendo o trabalho consistente.
Já o dashboard estratégico fornece uma visão mais ampla do negócio. A ideia é comparar as informações com o registro histórico para monitorar a evolução dos resultados. Nesse caso, há o acompanhamento de toda a gestão da empresa, incluindo marketing, vendas, finanças, entre outras áreas.
Transparência e produtividade
Utilizar um dashboard pode ser vantajoso para as empresas porque simplifica o monitoramento dos processos. A visão clara proporcionada pela ferramenta auxilia na promoção da transparência corporativa, permitindo que os colaboradores acessem informações relevantes sobre o desempenho dos projetos.
Esse pontapé inicial leva a outro benefício, que é o estímulo à integração e ao engajamento dos colaboradores de diferentes departamentos. No dia a dia do trabalho, compartilhar metas e dados por meio do painel pode ser uma maneira prática para que os funcionários se sintam mais conectados com os objetivos da organização.
A partir dessa lógica de operação, a produtividade é impulsionada, já que permite que gestores e colaboradores tomem decisões informadas e concentrem esforços em situações que demandem atenção imediata. Assim, toda essa dinâmica auxilia, inclusive, na antecipação de tendências negativas e possibilita ações proativas para evitar problemas críticos.