Publicação

Workation vai além do trabalho nômade

foto de
Adriano Luz

Popularizada após a pandemia, modalidade inovadora une o trabalho remoto ao prazer de explorar novos lugares.

O workation é um sistema que une trabalho e lazer no dia a dia e permite que profissionais possam aproveitar suas folgas de maneira produtiva enquanto exploram novos destinos ao redor do mundo. O termo é uma neologia que mistura as palavras em inglês “work” (trabalho) e “vacation” (férias).

Essa prática chegou a ser mencionada pela Revista de Tendências do Turismo, lançada pelo Ministério do Turismo em fevereiro de 2023, e segue crescendo entre os trabalhadores.

Os benefícios vão além do trabalho nômade ou de uma simples pausa na rotina. Trabalhar em um ambiente novo e inspirador pode impulsionar a mente e, consequentemente, contribuir para um melhor desempenho nas atividades. Afinal, quem não gostaria de trocar o escritório tradicional por uma praia paradisíaca ou uma cidade histórica?

Melhor destino de workation em 2023

Quem deseja aderir à nova forma de trabalho, precisa começar a se organizar. O primeiro passo é pensar no destino ideal. De acordo com um levantamento elaborado pela IWG – empresa voltada a espaços de trabalho flexíveis – em 2023, a primeira colocada do ranking entre as cidades preferidas para workation é Barcelona.

Recentemente, a Espanha aderiu à tendência, aprovando um visto específico para esse perfil de trabalhadores. O documento permite que profissionais trabalhem à distância e desfrutem da cultura espanhola, mantendo uma rotina flexível. Para os brasileiros interessados, é válido apostar em um curso de espanhol.

Os requisitos para obter o visto de nômade digital na Espanha incluem ter clientes ou fontes de renda on-line fora do país, além de contrato de trabalho ou habilidades de trabalho à distância. Documentos como comprovante de seguro médico, atestado de antecedentes penais e comprovação de renda são necessários para o processo. O novo visto proporciona uma autorização de residência de até cinco anos.

Vantagens para as empresas

As empresas também colhem benefícios com a adoção do workation. Além de reduzir a rotatividade de funcionários, essa prática fortalece a cultura corporativa, impulsiona a satisfação dos colaboradores e traz novas perspectivas para a companhia. A flexibilidade e a melhoria na qualidade do trabalho são apenas alguns dos resultados positivos observados.

Diversas organizações já estão abraçando esse conceito. A rede de hotéis Selina, por exemplo, oferece programas que combinam trabalho remoto com experiências turísticas e interação entre os participantes. Além dela, empresas como a CI&T têm adotado programas de workation para seus colaboradores, proporcionando experiências internacionais sem comprometer a rotina de trabalho.

As oportunidades podem ser encontradas em diferentes lugares do mundo, e a expectativa é que o número de vagas aumente nos próximos anos. Por isso, quem tem o interesse em trabalhar nesse tipo de regime deve se preparar.

No caso dos brasileiros, o primeiro passo é buscar a fluência em um novo idioma. Aprender inglês é uma estratégia que pode ampliar as oportunidades, já que se trata da língua mais falada no mundo. Assim, é possível participar de processos seletivos abertos por empresas situadas em diferentes países.

Para participar desse tipo de seleção, o candidato deve enviar o currículo feito em inglês e participar das entrevistas também realizadas no idioma que, após a contratação, será usado para a comunicação no trabalho do dia a dia.

Workation, bleisure e trabalho remoto são diferentes

O trabalho remoto consolidou-se como uma alternativa flexível para executar tarefas de qualquer lugar, enquanto o conceito de bleisure emergiu como uma forma de mesclar viagens corporativas com momentos de lazer.

No entanto, o workation difere-se dessas abordagens ao oferecer equilíbrio entre trabalho e lazer em destinos paradisíacos. O trabalho remoto foca na flexibilidade de localização e o bleisure parte de uma viagem de negócios para inserir momentos de descontração. Já o workation vai além, permitindo que profissionais desfrutem de suas folgas de maneira produtiva enquanto exploram novos lugares, unindo o útil ao agradável de maneira singular.

Workation significa encontrar um equilíbrio saudável entre metas profissionais realistas e momentos de relaxamento. Saber administrar seu tempo e definir objetivos alcançáveis permite que você aproveite ao máximo a experiência, sem se sobrecarregar com expectativas irreais.


Comentários