Não há como negar o poder dos chatbots no atendimento ao cliente, tendo em vista que essa ferramenta está cada vez mais avançada, conferindo a possibilidade de que qualquer empresa ofereça um suporte cada vez mais personalizado e eficiente.
Aliás, pensar na experiência do cliente nunca foi tão importante como hoje. De acordo com o relatório Zendesk CX Trends 2023, 72% dos consumidores querem ser atendidos imediatamente e 71% querem experiências conversacionais mais naturais, uma demanda clara por um suporte mais ágil e de maior qualidade.
Será que sua empresa está preparada para oferecer isso a eles? Nós podemos te ajudar com isso!
Neste post, explicamos o que é uma plataforma de atendimento digital, como oferecer suporte em tempo real na sua empresa e, ainda, apresentamos os benefícios que demonstram, na prática, o poder dos chatbots no atendimento ao cliente.
Boa leitura!
O que é uma plataforma de atendimento digital?
Uma plataforma de atendimento digital é um sistema de suporte formado por ferramentas de relacionamento com o cliente que operam de forma integrada.
Essas soluções podem envolver um sistema de chat ao vivo, que pode ser operado por agentes humanos ou por robôs — os famosos chatbots de atendimento ao cliente —, além de telefone, e-mail, autoatendimento, formulários etc.
Logo, investir nesse tipo de plataforma é essencial para empresas que desejam oferecer um atendimento acima da média a seus clientes e, com isso, se destacar.
Como ter atendimento em tempo real?
O atendimento em tempo real se refere a um suporte imediato. Significa que o cliente será atendido assim que entrar em contato, o que, na prática, seria inviável para empresas que recebem muitos chamados. Contudo, se torna plenamente possível a partir do uso de chatbots no atendimento ao cliente.
Aliás, mais do que suporte em tempo real, plataformas de atendimento digital oferecem várias outras vantagens para as organizações que as utilizam, conforme mostramos a seguir, demonstrando o poder dos chatbots no atendimento.
9 benefícios que deixam claro o poder dos chatbots no atendimento ao cliente
Mais do que um diferencial, o uso de chatbots no atendimento ao consumidor hoje é uma necessidade, tendo em vista que os clientes estão cada vez mais exigentes.
Portanto, se a sua companhia deseja figurar entre as melhores do seu ramo, cedo ou tarde precisará aderir a essa tecnologia. Para te ajudar a tomar uma decisão, apresentamos a seguir os principais benefícios do uso de chatbots no atendimento ao cliente. Confira:
1. Possibilita oferecer atendimento em tempo real
Com o uso de chatbots, qualquer empresa se torna capaz de oferecer atendimento em tempo real, já que o cliente que entra em contato é imediatamente atendido pelo robô.
O bot, inclusive, é capaz de solucionar questões simples e, diante de problemas complexos, o usuário é encaminhado para um atendente especializado.
2. Aumenta a produtividade da equipe de suporte
Outra grande vantagem do uso de chatbots é que esta prática gera um aumento da produtividade do time de suporte, já que os robôs atuam na triagem dos chamados, resolvendo boa parte deles.
Enquanto isso, os agentes humanos podem se dedicar a atividades mais estratégicas, de maior impacto para os resultados da empresa.
3. Redução do tempo de espera para atendimento
Ninguém mais suporta ficar meia hora esperando por atendimento, concorda? Com o uso de chatbots, seus clientes não precisam mais passar por isso. Afinal, como vimos, essa ferramenta possibilita oferecer atendimento em tempo real.
4. Viabiliza o atendimento 24/7
Mais do que oferecer atendimento em tempo real, com uma plataforma digital sua empresa pode disponibilizar suporte 24/7, ou seja, sempre que o cliente precisar.
5. Reduz custos do setor de suporte
Outro benefício que merece destaque — e que certamente chama a atenção de toda empresa — é a redução de custos proporcionada pelo uso de chatbots.
Isso ocorre devido ao fato de que essa tecnologia permite que a empresa opere com uma equipe mais enxuta, já que os bots ajudam a dar vazão aos chamados.
Ou seja, ao invés de ampliar seu quadro de funcionários e ainda ter que investir em treinamentos, você pode contratar uma plataforma de atendimento digital que irá fornecer as ferramentas necessárias para aumentar a performance do seu time.
6. Promove a personalização do atendimento
A personalização de chatbots é uma das maiores vantagens que uma plataforma como esta oferece. Tanto para a criação de uma identidade única e integrada, quanto para a personalização do atendimento em si, gerando um grande diferencial.
Inclusive, essa é uma demanda dos próprios clientes, considerando que o relatório Zendesk CX Trends 2023 constatou que 59% dos consumidores querem que as empresas utilizem os dados que coletam sobre eles para criar experiências personalizadas.
7. Otimiza a experiência do consumidor
As companhias que se preocupam com a experiência do cliente certamente estão à frente de seus concorrentes. Isso porque este é um fator de peso para a satisfação dos consumidores, que contribui para os resultados da organização.
Quer um exemplo?
O relatório CX Trends 2023 descobriu que 70% dos consumidores compram mais de empresas que oferecem experiências conversacionais integradas, que é justamente o papel de uma plataforma de atendimento digital omnichannel.
8. Aumenta os índices de satisfação e fidelização do cliente
Com um suporte mais ágil, personalizado e eficiente, o resultado não poderia ser outro senão a satisfação e fidelização dos consumidores. Isso por si só já demonstra o poder dos chatbots no atendimento ao cliente, concorda?
9. Torna a empresa mais competitiva
E para fechar com chave de ouro, após tantos benefícios que contribuem para o aumento da performance do setor de atendimento, temos uma empresa muito mais forte e competitiva, que se preocupa e oferece a seus clientes um atendimento de excelência, tornando-a capaz de fazer frente a qualquer concorrente.
E aí, que tal experimentar o poder dos chatbots no atendimento da sua companhia?
Não restam dúvidas de que o uso de uma plataforma de atendimento digital torna a empresa muito mais eficiente e produtiva. Afinal, é o melhor da tecnologia em favor do crescimento do seu negócio.
Não é à toa que o uso de chatbots está cada vez mais difundido no mundo corporativo. Aliados a uma estratégia eficiente, eles são capazes de elevar qualquer companhia a um novo patamar no que diz respeito ao atendimento ao cliente.
E quanto à sua empresa, já está colhendo os frutos desta tecnologia ou vai ficar para trás?
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