Ajustar o controle de profundidade da câmera ou do celular é uma técnica bastante útil quando se quer destacar o assunto principal de uma foto profissional. Afinal, essa função desfoca todo o fundo da foto, deixando apenas o que está na frente em evidência.
Mas, como fazer isso da maneira correta? Será que é preciso ajustar a abertura da lente? Existem aplicativos que fazem esse trabalho? Isso e muito mais você vai descobrir no decorrer desse artigo. Fique com a gente até o final e confira!!
Qual a importância de desfocar o fundo da foto?
Desfocar o fundo da foto traz várias vantagens. Não à toa, esse é um dos efeitos mais utilizados por fotógrafos amadores e profissionais. A seguir, confira alguns desses benefícios:
Destaca o objeto principal
Conforme havíamos falado, ao desfocar o fundo o elemento principal da imagem ganha destaque. Essa técnica é bastante utilizada em fotografia retrato, onde a pessoa na foto irá atrair a atenção dos espectadores.
Aumenta o grau de profundidade
Quando você diminui a nitidez do background, a impressão que dá é de que o assunto principal está mais próximo do espectador – ou, caso prefira, mais distante do fundo.
Evita distrações na foto
Em síntese, controlar a profundidade de campo evita que distrações atrapalhem o resultado final do seu trabalho.
Por exemplo, vamos imaginar que você queira fotografar paisagens. Nesse caso, ao usar o efeito de desfoque, elementos indesejados como postes, sinalizadores e placas deixarão de fazer parte da composição.
O que fazer para desfocar o fundo da foto utilizando uma câmera fotográfica?
Para começar, regule a profundidade de campo da sua câmera através da abertura da lente (f/1.4, f/1.8, f/2.0, f/2.8 etc). Em suma, quanto maior a abertura, mais desfocado ficará o fundo da imagem. Veja a seguir algumas das aberturas mais usadas para obter esse efeito:
- f/1.4 - O desfoque proveniente dessa abertura é bastante acentuado, devido a sua amplitude.
- f/2.0 – Assim como a f/1.4, essa abertura também produz um nível de desfoque bem intenso
- f/2.8 – Utilize a f/2.8 para um grau de desfoque mediano
- f/4.0 – Por fim, o f/4.0 é uma abertura considerada baixa, a qual oferece um nível de desfoque bem leve.
Vale lembrar que existem duas formas de regular a abertura da sua lente: modo manual (M) ou prioridade de abertura (A ou Av). Escolha a função com a qual você possui mais afinidade e dê início a sua sessão de fotos.
E como reduzir a nitidez do background usando o seu o celular?
Em alguns celulares topo de linha, como os IPhones, essa função já vem com o aparelho. Contudo, grande parte dos smartphones não permitem que os usuários regulem a profundidade de campo no momento de tirar as fotos.
Nesses casos, o mais recomendado é recorrer aos aplicativos que realizam esse serviço. Sendo assim, indicaremos alguns dos apps mais completos do mercado para que você possa obter o efeito de desfoque sem precisar recorrer a uma câmera profissional.
PicsArt
O PicsArt oferece diversas opções para fotos em modo retrato, como o efeito bokeh, padrão, zoom focal, inteligente e o desfoque radial. O app ainda permite que você controle a intensidade do efeito, além de possibilitar que o usuário escolha o que deve ou não permanecer em foco.
Fotor
Diferente de muitos apps de edição de fotos, o Fotor apresenta uma interface intuitiva e é muito simples de usar, mesmo para quem não tem prática nesse tipo de ferramenta.
Desse modo, para desfocar o fundo das fotos, você vai precisar escolher entre os modos elíptico, linear, radial e definir a área de destaque. Por fim, defina a abertura da lente, levando em consideração a tabela mencionada no tópico anterior.
LightX
Além do modo retrato, o LightX oferece opções de profundidade de campo bem mais ousadas. Sendo assim, você pode acessar o menu Foco e escolher entre as alternativas pré-definidas. No entanto, caso opte por esse app, saiba que ele é pago para IPhone.
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas. Para mais artigos como esse, não se esqueça de acessar o nosso blog.