Publicação

Principais avanços na tecnologia de jogos em 2023

foto de
Mayk Souza

A tecnologia de jogos em 2023 tem avançado a passos bem largos. Hoje, nós temos a facilidade de entrar em sites como os listados no https://www.onlinecassino.com.br/ e apostar tranquilamente, jogar títulos de nova geração pela tela do celular e mais recentemente de começar jogos pela TV sem sequer ter qualquer dispositivo!

Todos esses avanços são vistos como bons olhos, mas claro que há tecnologias em especial que valem ainda mais a sua atenção. Especialmente se você tem interesse em cursos de alto nível para dar os primeiros passos na profissão de desenvolvedor de jogos!

Caso queira apenas conhecer as tecnologias que tornam os seus games cada vez melhores, este artigo também é para você. Ao longo desta reportagem, vamos apontar o que o universo da tecnologia tem feito de melhor para tornar os nossos jogos ainda melhores!

Lista das principais tecnologia de jogos em 2023 até agora

Unreal Engine 5

O motor gráfico da Epic Games, Unreal Engine, ganhou uma nova versão. Desta vez, o Unreal Engine 5 terá um suporte ainda mais colossal, considerando polígonos mais simplificados e efeitos de luz e sombras baseados no traçado de imagens — o popular Ray Tracing.

No fim de 2021, a demo The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience surpreendeu milhares de gamers com um gráfico hiper-realista. Em 2023, os primeiros jogos com o motor gráfico da Epic Games chegam ao público e mostram se realmente fazem jus a demo apresentada anos atrás.

Path Tracing

O Path Tracing é a evolução do Ray Tracing. Ambas as tecnologias são utilizadas nos games para trazer um efeito de luz, sombra e reflexo mais realista, principalmente quando comparado ao efeito de rasterização de iluminação. Enquanto na rasterização a sombra se mantém intacta, o Ray Tracing permite que os objetos reajam e gerem efeitos a depender do ângulo da luz.

Com a nova tecnologia, o Path Tracing criará mais pontos de intersecção de luz. Enquanto o Ray Tracing tem o efeito do ponto 1 ao ponto 2, o Path Tracing traz efeitos contínuos. Assim, um ponto de luz reage ao novo ponto de luz, que gera um novo e assim por diante.

Frame Generator

Uma tecnologia exclusiva das placas da linha RTX 40 da Nvidia, o Frame Generator é a tecnologia que tem se tornado mais popular nos últimos anos. Com a chegada das linhas 4060 e 4060 Ti, as GPUs intermediárias da Nvidia mostram como a tecnologia que gera quadros por inteligência artificial otimiza desempenho e gera consideravelmente mais quadros por segundo.

Na prática, a IA da Nvidia considera os efeitos do quadro anterior e, entre os quadros reais, insere um quadro gerado pela própria placa. Isso reduz o intervalo necessário para a criação de novos quadros e, consequentemente, aumenta o FPS por segundo. Quanto maior for a taxa de FPS, mais difícil é notar as imperfeições dos quadros por IA.

Cloud gaming

O serviço de cloud gaming enfim está chegando ao Brasil. Hoje, os jogadores já têm o xCloud, serviço de games em nuvem do Xbox, e o GeForce Now, este último bastante popular e responsivo. Contudo, o que mais chama atenção é o xCloud chegando às Smart TVs da marca da Samsung.

Hoje, as TVs da marca sul-coreana contam com suporte ao xCloud. Isso significa que, ao ter um controle conectado e assinatura ativa, toda pessoa pode jogar os títulos que estão disponíveis no Xbox Game Pass, mesmo sem ter nenhum console conectado à TV.

Comentários