Publicação

Como os robôs estão redefinindo a assistência médica: 6 inovações recentes

Os robôs médicos estão ajudando os profissionais de saúde a fornecer cuidados mais inteligentes e abrangentes aos seus pacientes. O processo de cura pode ser longo e emocionalmente desgastante, especialmente quando enfermeiros e equipes de saúde estão tão dispersos.

Os robôs médicos que não precisam comprar diploma medicina por ser tratar de tecnologias e inteligência artificial, podem ajudar a preencher as lacunas e transformar o processo de cura para pacientes e cuidadores. Algumas inovações incríveis foram feitas nos últimos anos, permitindo que os robôs médicos revolucionem a saúde.

1. Robôs de enfermagem

A partir de 2021, os EUA estão com falta de milhares de enfermeiros em todos os estados, e a escassez só deve piorar na próxima década. Simplesmente não há enfermeiros suficientes para atender às necessidades de cada paciente, embora os enfermeiros trabalhem muito. Os robôs de enfermagem estão ajudando equipes com poucos funcionários.

Os enfermeiros têm que realizar muitas tarefas básicas inúmeras vezes todos os dias, como tirar sangue e monitorar os sinais vitais. Essas são tarefas importantes, mas o grande volume desse tipo de tarefa é fisicamente e emocionalmente estressante para os enfermeiros. Os robôs médicos de hoje podem realizar várias dessas tarefas rotineiras.

Por exemplo, um robô de punção venosa pode produzir uma imagem 3D do braço de um paciente para mostrar a uma enfermeira exatamente onde está a veia, facilitando e agilizando a coleta de sangue. Isso também melhora a experiência do paciente, já que as agulhas podem ser dolorosas e até assustadoras para muitas pessoas.

Os robôs de enfermagem também podem monitorar autonomamente os sinais vitais do paciente e ajudar em coisas como levantar e transferir pacientes. Atribuir um robô à tarefa libera uma quantidade imensa de tempo para os enfermeiros, permitindo que eles prestem melhores cuidados.

2. Robôs de Saneamento

A pandemia de COVID-19 aumentou drasticamente a importância da higienização e desinfecção dos espaços de atendimento. A desinfecção consistente de alta qualidade é vital nos centros de saúde de hoje e crucial para o processo de cicatrização.

Por exemplo, pode ser fatal se um paciente se recuperando de uma cirurgia contrair um vírus enquanto estiver no hospital. No entanto, a limpeza profunda requer uma equipe dedicada e muito tempo – duas coisas que estão em alta demanda no mundo da saúde de hoje.

Os robôs médicos são perfeitos para higienização e desinfecção. Esta é uma tarefa direta e monótona, exigindo habilidade mínima. Ao designar um robô de desinfecção UV para tarefas de limpeza, os trabalhadores de manutenção podem se concentrar em tarefas mais importantes, como reparos ou limpeza de derramamentos ou sujeira.

Os robôs de desinfecção por UV tornaram-se a primeira escolha para a higienização em centros de saúde, pois podem matar bactérias, germes e vírus em superfícies simplesmente iluminando-as com um feixe de UV. O robô navega de forma autônoma em salas e corredores, desinfetando qualquer superfície sobre a qual seus raios incidem.

3. Exoesqueletos

Os exoesqueletos podem não ser a primeira coisa que vem à mente com a palavra “robô”, mas estão transformando completamente o processo de cura.

Isso é especialmente verdadeiro para pacientes em recuperação de lesões que requerem fisioterapia intensiva. Os exoesqueletos robóticos atuam como um conjunto externo de ossos e músculos , usando a robótica para treinar o corpo a se mover corretamente novamente. Esses exoesqueletos podem até ajudar pessoas com deficiência a recuperar sua mobilidade.

Esse tipo de robô médico não apenas ajuda os pacientes fisicamente, mas também pode mudar a vida emocionalmente. Ficar fisicamente fora e se movimentar provou ser incrivelmente benéfico para o processo de cura, levando à redução do estresse e tempos de recuperação mais rápidos.

Na verdade, muitos hospitais estão começando a adicionar “jardins de cura” às suas instalações exatamente por esses motivos. Os exoesqueletos robóticos permitem que os pacientes caminhem fisicamente ao ar livre novamente, dando-lhes uma sensação de independência e motivação que é crucial para o processo de cura.

4. Companheiros Robóticos

O apoio emocional é uma parte importante do processo de cura. Descobriu-se que os robôs são surpreendentemente eficazes em fornecer esse suporte emocional aos pacientes. Às vezes, é tão simples quanto ter alguém para conversar ou sentar. Um grande exemplo de um companheiro robótico no trabalho é um robô conhecido como “Stevie” , desenvolvido por pesquisadores do Trinity College Dublin.

Em 2019, Stevie foi testado em um centro de atendimento a idosos que abrigava 300 residentes na época. O robô pode conversar com os residentes e até jogar com eles. A equipe de pesquisa descobriu que os residentes realmente gostavam de passar o tempo com Stevie, até mesmo convidando-o para uma noite de karaokê.

Stevie não é apenas para bater papo e jogar cartas. Enquanto o robô relaxa com os residentes, ele também os monitora constantemente em busca de sinais de problemas médicos. Ele pode reconhecer comandos de voz como “me ajude” e entrar em contato com a equipe médica ou de enfermagem em caso de emergência.

Essa gama de funcionalidades é incrivelmente valiosa para pacientes de todas as idades. Um robô como esse pode estar presente durante todo o processo de cura, fornecendo apoio emocional e, ao mesmo tempo, garantindo a segurança.

5. Médicos e treinadores de IA

Alguns dos melhores robôs médicos são, na verdade, softwares. Médicos e treinadores de IA tornaram-se mais comuns nos últimos dois anos, à medida que a telemedicina se tornou popular.

Por exemplo, os algoritmos de IA estão ajudando os médicos a detectar condições mais cedo e diagnosticá-las com mais precisão. Uma IA pode até criar um plano de tratamento completamente único e personalizado, meticulosamente combinado com as necessidades específicas de um paciente. Embora a IA como essa ainda esteja sendo desenvolvida e refinada, ela poderá um dia fornecer aos pacientes os melhores diagnósticos e planos de tratamento possíveis.

A IA já está transformando o processo de cura de outras maneiras. Um exemplo perfeito disso são os treinadores de IA encontrados em jogos de fitness de realidade virtual. Um dos jogos de fitness VR mais populares disponíveis atualmente é o “Supernatural”, que faz os jogadores se movimentarem com a ajuda de um treinador de IA criado a partir de gravações de treinadores reais. Gamificar o processo de recuperação com VR é uma ótima maneira de motivar os pacientes e melhorar a positividade.

Com jogos como “Supernatural”, os pacientes do hospital podem se exercitar em locais incríveis, como o topo de uma montanha ou a beira de uma cachoeira, tudo na segurança de seu quarto de hospital.

6. Tecnologia futura: Microbots

Olhando para o futuro, os robôs podem um dia ser capazes de reduzir significativamente o tempo de recuperação de procedimentos como cirurgias. Os cientistas vêm desenvolvendo “microbots” há vários anos. Estes são robôs microscópicos pequenos o suficiente para viajar sem problemas pelo corpo humano realizando reparos.

Em vez de abrir um paciente para realizar uma cirurgia, os microrobôs fariam isso por dentro. Como esses robôs podem ser tão pequenos quanto uma única célula humana , eles são muito menos propensos a causar danos aos tecidos e outros problemas do que os métodos convencionais de cirurgia. Os cientistas acreditam que os microrobôs também podem substituir alguns produtos farmacêuticos.

Criar robôs tão pequenos que também possam ser controlados com precisão é extremamente difícil. Pesquisadores de todo o mundo estão testando inúmeras abordagens para a tecnologia. Portanto, pode levar algum tempo até que os microrobôs se tornem uma ferramenta diária na medicina. Quando o fizerem, porém, os pacientes experimentarão tempos de recuperação mais rápidos e menos dolorosos e um processo de cicatrização muito mais confortável.

Curando melhor com a tecnologia

Os robôs médicos estão tornando o processo de cura mais rápido, seguro e inteligente, tanto para cuidadores quanto para pacientes. Para enfermeiros e equipes de saúde, os robôs médicos aliviam o estresse e a falta de pessoal. Para os pacientes, os robôs oferecem companheirismo, mobilidade e atendimento personalizado.

A robótica é uma indústria em constante evolução. Este é apenas o começo para os robôs médicos, e as inovações de amanhã certamente revolucionarão ainda mais a saúde, criando uma cura intuitiva baseada em tecnologia de ponta.

Comentários