Quando a década de 2010 começou, a internet já não era uma novidade na vida das pessoas. Alguns elementos, inclusive, já tinham entrado de vez na rotina de muita gente, como é o caso das redes sociais, dos jogos online e das mensagens instantâneas.
Entretanto, foi precisamente nesse período que as maiores transformações aconteceram, principalmente porque uma sólida base tecnológica havia sido criada nos anos anteriores, fazendo com que os avanços fossem cada vez mais evidentes.
Para entender melhor quais foram as principais mudanças que essa década trouxe para o mundo em termos de internet, vamos analisar os principais pontos afetados por essas transformações, investigando os motivos por trás delas. Confira abaixo!
As redes sociais
Já não é possível falar de internet sem falar de redes sociais. Porém, mesmo que você não se lembre, elas já estavam presentes muito antes da década de 2010. Ainda no início dos anos 2000, plataformas como Myspace, Orkut e até mesmo o Linkedin começaram a ganhar notoriedade e grande popularidade.
É possível afirmar que um dos principais responsáveis pela grande transformação da maneira como encaramos as redes sociais hoje em dia é o smartphone. Se antes precisávamos nos sentar em frente a um computador para adicionar fotos, escrever comentários ou mesmo conversar com um amigo, hoje em dia temos tudo isso na palma de nossas mãos em praticamente qualquer lugar do mundo.
Os jogos online
A forma como encaramos os jogos online hoje em dia é bastante diferente da visão que tínhamos antes da década de 2010. É claro que muitas dessas mudanças vieram com os avanços que a tecnologia gráfica proporcionou para a qualidade dos jogos, mas não é apenas isso.
Basta pensarmos em jogos como o blackjack, por exemplo. Com uma maior inclusão de diversos grupos sociais e de pessoas de todas as idades na internet, esse jogo extremamente popular acabou ganhando um novo e enorme número de adeptos. Isso também se deve ao fato de que a década de 2010 facilitou muito o acesso a títulos desse tipo, sobretudo com a popularização dos dispositivos móveis.
Seja com novas maneiras de jogar clássicos ou com jogos inovadores, a verdade é que hoje em dia o cenário mudou drasticamente quando o assunto é o mercado de games online. Basta observarmos o quanto essa indústria lucra todos os anos e quão grandes são os eventos de League of Legends, DOTA 2 ou Counter Strike.
A comunicação
A evolução na comunicação tem relação direta com o que falamos anteriormente sobre redes sociais. Com todo esse desenvolvimento, na prática, estamos o tempo todo conectados com a nossa rede de amigos. E essa interação mais profunda fez com que o nosso comportamento mudasse bastante.
O próprio conceito de “stories”, os vídeos curtos que duram apenas 24 horas, era inimaginável há alguns anos. Hoje em dia, é uma das principais ferramentas de interação das pessoas, seja no Instagram, TikTok, Facebook ou até mesmo no YouTube.
O trabalho na internet
Trabalhar desde casa não era algo muito comum até pouquíssimo tempo atrás. Isso porque as condições materiais que possuíamos não permitiam que colaboradores pudessem se comunicar de maneira realmente efetiva.
Também demorou um tempo até que ferramentas próprias para empresas estivessem disponíveis no mercado. Porém, quando elas finalmente se popularizaram, pudemos ver um enorme crescimento no número de pessoas que trabalham de maneira remota.
O crescimento da internet também fez com que diversas novas profissões surgissem. Não falamos apenas aqui dos profissionais ditos “freelancers”, que prestam serviços como de edição de vídeos ou fotos, escrita de textos e até mesmo programação.
Há também as pessoas que atuam como influenciadores digitais e toda a equipe que os oferece suporte, como profissionais do marketing, fotógrafos, assistentes e editores.
Essas mudanças na maneira de trabalhar hoje em dia são encaradas como uma nova forma de se conectar, possibilitando que algumas pessoas prestem serviços para empresas de qualquer lugar do mundo, sem precisar se locomover.
E ao mesmo tempo que há seus pontos negativos, como a falta de um ambiente empresarial no dia a dia, os pontos positivos são muitos, principalmente quando falamos de gestão de tempo pessoal, já que as pessoas muitas vezes não têm a necessidade de estar no trânsito das grandes cidades todos os dias.