Essas dicas de proteção podem livrar as principais startups e corporações brasileiras de terem seus dados vazados
Com a proteção de dados se tornando cada vez mais presente nas empresas, graças aos hackers que estão invadindo o banco de dados e conseguindo obter diversas informações confidenciais, os governos de diversos países estão começando a regulamentar o trabalho com dados pessoais para tornar a proteção desses dados mais seguros.
Ao ter conhecimento sobre o que é darkweb e como esse lado da internet pode ser perigoso, investir em formas de proteger os dados e saber as melhores dicas que podem ajudar a aumentar a segurança dos dados da empresa está se tornando algo primordial.
Entendendo por que as empresas devem investir em segurança de dados
Os números de vazamentos de dados de empresas mundiais aumentam a cada segundo. Em razão disso, as corporações estão sentindo na pele a importância de investir em um bom sistema de segurança de dados em seu negócio.
Ao conferir dados antigos, há cerca de anos, as perdas mais graves presenciadas nas empresas eram provenientes de processos judiciais. No entanto, atualmente, isso mudou bastante, e os incidentes com perdas e vazamentos de dados assumiu o topo das perdas financeiras graves nas empresas de todo o mundo.
Saiba quem tem acesso aos dados
Ao armazenar dados, é extremamente importante saber onde eles estão e quem são as pessoas que possuem acesso a eles. Portanto, conseguir criar uma planilha que possua essas informações ou adquirir um sistema de gestão empresarial que armazene os dados com segurança, fornecendo acesso apenas a pessoas autorizadas, pode fazer a diferença.
Os sistemas de gestão estão sendo altamente buscados tanto em território nacional quanto internacional por fornecer para as empresas, além de diversos benefícios, uma segurança contendo criptografia. Logo, essa opção pode ser uma boa forma de proteger os dados das empresas.
Cuidado com as transferências de dados
Um momento que deixa qualquer sistema vulnerável é quando a transferência de dados está sendo realizada de alguma forma. Por esse motivo, os setores empresariais que trabalham utilizando dados ou precisam realizar a transferência deles por algum motivo devem sempre registrar a operação e pedir a aprovação do departamento de segurança ou do setor responsável por ela.
Um antivírus é aliado para todas as horas
Quando o assunto são máquinas que se conectam à internet, como computadores, tablets, notebooks e celulares, dispensar o uso de um antivírus de qualidade pode ser uma perdição que fará as empresas donas dessas máquinas perderem dinheiro.
Nesse modo de proteção, é possível encontrar muitos antivírus que são gratuitos e podem fornecer uma segurança interessante para seus usuários — mas as melhores opções de segurança contra vírus costumam ser pagas.
Existem antivírus que são tão eficazes que conseguem identificar as tentativas de invasões mediante programas infectados com vírus ou um clickbait que faça a instalação de um ransomware silencioso na máquina muito antes do vírus se instalar, eliminando-o permanentemente e mantendo a máquina totalmente segura.
Dados confidenciais não podem ser compartilhados através de e-mails, telefonemas ou mensagens
Ter em mente que nenhum dado pode ser compartilhado por meio de e-mails, telefonemas ou mensagens é algo extremamente fundamental, pois esses veículos não são tão confiáveis quanto parecem. Além disso, nunca se pode esquecer da possibilidade dos hackers conseguirem invadir e-mails e clonar números de telefone.
Não abra e-mails suspeitos
Não abrir e-mails suspeitos é algo que todo usuário de computador precisa ter gravado em sua mente. Geralmente esses e-mails estão carregados de vírus e, ao abrir um e-mail suspeito em uma máquina da empresa com acesso a dados, o caos será instalado.
Além dessas dicas de proteção de dados para empresas, existem outras formas de se proteger contra a invasão de dados, mas, as descritas neste artigo, certamente são as melhores formas atualmente.