Publicação

Como melhorar a sua produtividade na programação?

foto de
Adriano Luz CONTEÚDO EM DESTAQUE

Quem trabalha com programação sabe que o mercado está cada vez mais exigente em relação aos resultados e prazos de entrega.

Porém, manter a produtividade em alta é um baita desafio para a maioria dos profissionais. Afinal, nem sempre estamos em um bom momento físico ou mental. Isso resulta em mais procrastinação e falta de prioridades.

Apesar desse momento conturbado, existem algumas técnicas que podem te ajudar a melhorar a sua produtividade na programação.

Quer descobrir quais são essas soluções?

Então, continue a leitura desse artigo e tire todas as suas dúvidas.

Como melhorar a produtividade na programação? Veja 7 dicas!

Entre as principais dicas para melhorar a produtividade na programação estão:

1- Escolha a ferramenta certa

O primeiro passo é utilizar ferramentas de qualidade em sua rotina.

Aí vão algumas alternativas que te ajudam a ter mais agilidade, sem perder a eficiência:

Gestão de projetos: faça um planejamento para aumentar a sua produtividade. Escolha ferramentas como o Gantter e o MS Project para te ajudar nessa etapa. Com elas, você define o cronograma dos projetos, incluindo prazos para as atividades e detalhes importantes;

Gestão de tarefas: use Trello e Asana para controlar suas demandas e definir prazos de acordo com as suas prioridades;

Editores de texto: estas são as ferramentas mais utilizadas pelos programadores: Notepad++, Sublime Text e VS Code.

Versionamento: opte pelo sistema de versionamento git, disponível nas plataformas Bitbucket e Github, para evitar que um trecho de código seja sobrescrito ou que ocorra um bug no sistema;

Qualidade do código: verifique a qualidade do código em mais de 40 linguagens, como PHP, Javascript, Java, Python, C/C++, com ferramentas como o SonarQube.

2- Aposte nos atalhos e snippets

Usar atalhos, snippets e templates otimizam o trabalho do desenvolvedor, sobretudo, para os profissionais que precisam operar diversas instruções, blocos, trechos, e partes de código-fonte.

Em paralelo, personalize atalhos complexos, além daqueles que já estão disponíveis no sistema operacional.

3- Use Hardware

Os hardwares, por sua vez, trazem mais agilidade e praticidade para a geração de informações, armazenamentos e compartilhamentos.

Ao usar essas, você ganha mais produtividade, podendo trabalhar em questões mais estratégicas.

Um exemplo disso são os múltiplos monitores ou mouses com botões programáveis.

4- Evite procrastinar

Para isso, defina suas metas e estipule prazos para a execução de cada tarefa. Além disso, mantenha suas atividades sempre bem organizadas. Assim, você foca nas demandas de uma maneira mais leve e produtiva.

5- Invista em cursos de programação

Cursos de programação são excelentes alternativas para aumentar a sua produtividade. Afinal, quanto mais conhecimento, mais ideias e novas formas de realizar tarefas.

Portanto, busque sempre por opções que sejam referência em cursos de programação. Assim, você terá acesso a um aprendizado completo e de qualidade.

6- Automatize as tarefas

Direto ao ponto, otimize tudo que puder. Como programador, temos muitas tarefas repetitivas, o que gera desgaste e até alguns erros manuais. Por isso, busque investimentos para aperfeiçoar todos os pontos do seu trabalho.

7- Dê prioridade para a tarefa mais importante

Ninguém consegue fazer várias tarefas ao mesmo tempo com qualidade. Por isso, priorize aquelas que são mais importantes.

Isso resulta em uma rotina com mais foco, menos estresse e desânimo.

A princípio, pode ser complicado implementar essas dicas. Porém, saiba que a produtividade é uma questão de tempo e varia de pessoa para pessoa.

Ademais, é preciso ter muita prática e disposição para alcançar ótimos resultados.

O segredo é não se cobrar em excesso e começar com pequenas mudanças. Depois, implemente outras. Logo, perceberá o quão produtivo será o seu dia. E aí, vamos começar?


Comentários