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Marketing de Guerrilha: o que é e como funciona

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Ter um produto de alta qualidade é apenas o primeiro passo para fazer sucesso. Estudar as formas mais inovadoras de divulgá-lo é primordial – e é aí que o Marketing de Guerrilha se destaca.

A arte do marketing pressupõe um nível de criatividade e coragem para correr riscos e tentar estratégias novas.

Nesse campo, poucas táticas superam o marketing de guerrilha nos quesitos fator surpresa e velocidade dos resultados.

Quer entender as razões por trás disso? Então, continue lendo este texto e fique por dentro das funções, vantagens e possibilidades que esse conceito traz!

Marketing de Guerrilha: como assim?

O termo foi criado na década de 1970 e faz referência à tática de combate que os vietnamitas adotaram durante a Guerra do Vietnã.

Sem recursos e com poder de fogo diminuído, os soldados criavam emboscadas na mata para capturar inimigos.

Inspirado por esse método de surpresa, o publicitário Jay Conrad Levinson transferiu a ideia para a publicidade.

Nasceu aí o marketing de guerrilha, baseado na divulgação arrojada e até mesmo “invasiva” de serviços e produtos, como o hotel em Caetité Bahia, surpreendendo o público de diversas formas.

A ideia central é gerar uma reação no público. Por isso, o marketing de guerrilha se notabiliza por tirar as pessoas da zona de conforto – para o bem ou para o mal.

Conheça os tipos de Marketing de Guerrilha

Esse é, com toda a certeza, uma das formas mais versáteis e dinâmicas de se fazer marketing na atualidade.

Confira os principais tipos de marketing de guerrilha a seguir e tenha a comprovação disso.

Stealth Marketing

Em bom português, marketing furtivo, essa prática deve ser feita de forma bastante disfarçada – você vai entender o porquê.

Marcas promovem um produto de forma tão sutil que ninguém percebe que está interagindo com uma campanha de marketing.

Por essa razão, é imprescindível que toda a estratégia seja concretizada da forma mais disfarçada possível!

Marketing viral

A internet tem que estar presente no planejamento de comunicação de qualquer marca hoje em dia, sem exceção. O marketing viral é uma das inúmeras razões para isso.

Em linhas gerais, viralizar significa ter conteúdo compartilhado e discutido milhares de vezes na web – tudo de forma espontânea.

O marketing viral pode aumentar grandemente a visibilidade e as vendas de uma empresa. O segredo é veicular material que tenha potencial para isso.

Wild posting

Talvez a característica que mais diferencie o marketing de guerrilha seja o uso do espaço público.

Nesse contexto, o wild posting consiste em fixar cartazes em várias localidades – em suma, uma estratégia barata e bastante vantajosa do ponto de vista da visibilidade.

Lançamentos de produtos culturais, como filmes, discos e livros usam muito esse tipo de estratégia.

Marketing de projeção

Você provavelmente já viu algum outdoor digital, isto é, anúncios que são projetados em edifícios.

Esse é o marketing de projeção: usar tecnologia para levar seu produto às alturas – literalmente e figurativamente!

Só tome o cuidado de pedir autorização antes de usar edifícios privados para fazê-lo.

Como colocar o Marketing de Guerrilha em prática?

Sabendo que o foco é gerar reações, talvez você já tenha começado a desenhar algumas possibilidades.

Leia os tópicos que vem em sequência para entender melhor como a estratégia deve ser aplicada na empresa de paisagismo e muito mais!

Conheça sua audiência

Antes mesmo de definir qualquer estratégia que seja, tenha bem claro o tipo de ação que vai coincidir com os gostos e preferências do seu público.

Afinal de contas, todo ato de marketing deve falar diretamente com um público pré-segmentado – e com o marketing de guerrilha não é diferente.

Provocar surpresa não quer dizer oferecer algo que os clientes da consultoria tributária não tenham interesse em consumir ou possam se identificar.

Torne a pessoa parte da campanha

O marketing de guerrilha é muito interessante porque abre portas para as pessoas se sentirem mais próximas de uma marca e interagirem com as campanhas.

Sendo assim, canalize seus esforços para criar situações realmente interativas.

Ofereça brindes, estimule a tomada de decisão e dê espaço para que todos deem um retorno a respeito da ação ou da marca de forno de lastro com vapor.

Pense que os tipos mais bem-sucedidos de marketing de guerrilha ocorrem em espaços públicos, como:

  • Shoppings;
  • Supermercados;
  • Praças;
  • Lojas.

Use essa perspectiva para elaborar métodos realmente eficazes de engajar quem transita por esses espaços.

Não tenha medo de ser simples

Às vezes, menos é mais: uma ação pontual, mas surpreendente, pode trazer muito mais repercussão à empresa de assistencia tecnica iphone são paulo do que algo muito elaborado e mais caro.

Marcas celebradas ao redor do mundo já fizeram intervenções urbanas, outdoors impossíveis de ignorar ou simplesmente deram algo que as pessoas não esperavam.

Desde que o acontecimento fique marcado na memória e proporcione um bom momento, tudo está valendo!

Seja descontraído

O humor é uma ótima ferramenta para quebrar o gelo e eliminar qualquer barreira comunicativa.

Não hesite em apostar em uma linguagem mais descontraída – desde que seja coerente com a base de consumidores da pizzaria Assis.

O fator cômico tem, ainda, a capacidade de diferenciar uma campanha de marketing padrão daquela mais inovadora.

Destacar-se em meio a um mercado amplo em concorrência é sempre um bom sinal, então, se esforce!

Valorize a divulgação

Depois que a campanha de marketing de guerrilha acabar, não se esqueça de divulgá-la em qualquer plataforma que a fábrica de areia de gato biodegradável use, evidenciando as interações e resultados.

Isso vai proporcionar um grande diferencial, já que aumenta a visibilidade do evento e alcança mais pessoas além daquelas que presenciaram a campanha.

Aliás, quando bem executadas, campanhas desse tipo possuem um grande potencial de viralização.

Portanto, integre as redes sociais desde o início do planejamento e garanta que a repercussão seja realmente positiva.

Meça os resultados

Outra etapa que não deve ser deixada de lado é a mensuração dos resultados. Quantas pessoas participaram da ação? Como foi a repercussão na internet? Os comentários e feedbacks recebidos são positivos?

Tudo isso conta no momento de avaliar se o investimento e o esforço valeram a pena e o objetivo foi alcançado.

Por isso, tenha um bom grupo de métricas à disposição do serviço de instalação de cabeamento estruturado para fazer isso.

Quais são os benefícios do Marketing de Guerrilha?

Não é à toa que esse tipo de divulgação arrojada e inesperada já foi adotada por grandes empresas em todo o mundo.

Quando se quer sair na frente em termos de visibilidade e inovação, não há nada melhor do que surpreender positivamente as pessoas.

Confira as vantagens e benefícios que o marketing de guerrilha vai proporcionar para o seu negócio – e comece a aplicá-lo já!

É barato

Como o impacto é mais direto, é perfeitamente possível tornar uma estratégia realidade gastando pouco.

Esse fator é especialmente atrativo para empreendimentos de menor porte. Por vezes, parece que o marketing só é acessível a multinacionais, o que não é real.

Muitas vezes, uma ideia relevante vale mais do que um orçamento gigantesco. Tenha isso em mente.

Destaca suas qualidades

Nada melhor do que fazer os clientes sentirem os benefícios de comprar seus produtos presencialmente.

Os anúncios online não tem esse poder. Aproveite que você vai estar cara a cara com consumidores em potencial e destaque o melhor que tem a oferecer.

Pode ser desde um desconto até algum elemento da campanha que arrancou um sorriso da pessoa, ou mesmo uma experiência de valor com o produto.

Expressa o fator humano

Toda marca tem muito a ganhar quando se posiciona de maneira mais humanizada e acessível em relação aos clientes.

O marketing de guerrilha se revela uma oportunidade e tanto para colocar isso em prática de forma inovadora e eficiente.

É muito positivo dar uma cara amigável ao empreendimento: ela se transforma no sinônimo e no cartão de visitas da marca.

Ao longo do tempo, quem contrata seus serviços usa essa experiência como parâmetro, inclusive para considerar conhecer outras empresas do mesmo setor que o seu.

Apresenta oportunidade de sair da zona de conforto

Pode parecer contraditório dizer que correr riscos é uma vantagem, mas, quando a ideia é se consolidar no mercado, isso é muito verdade!

Pense comigo: quando uma marca está se inserindo na vida das pessoas, ela não tem muito a perder.

Mesmo grandes empresas chegam a um ponto em que precisam sair da zona de conforto e tentar táticas novas.

Em ambos casos, o marketing de guerrilha cai como uma luva, por tudo o que apontamos neste texto. Para ter melhor parâmetro do que trará resultados, a compreensão do público e um estudo prévio podem ser realizados.

Considerações finais

Acaba aqui o nosso guia sobre marketing de guerrilha, essa possibilidade tão moderna para a divulgação de produtos e serviços.

Analise a sua realidade e seus objetivos para chegar a uma estratégia que realmente vá funcionar.

Não tenha medo de fazer o que nunca foi feito. Acompanhe, também, o que a concorrência está apostando no momento e pense em ações que irão ressoar com seu público, destacando a essência do seu negócio de forma mais dinâmica e atrativa.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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