Earned media é um conceito que muitos ainda não conhecem, mas que todos gostariam de usar para se beneficiar. Isso acontece porque é um tipo de mídia espontânea em que a marca recebe, sem que para isso seja necessário investir.
O propósito do marketing digital é aumentar a visibilidade das empresas, e existem diversas ferramentas que ajudam a alcançar esse objetivo. Por meio delas, um número cada vez maior de usuários interage com as organizações.
Uma das maneiras de fazer isso é o earned media, um conceito fundamental que precisa fazer parte das estratégias de marketing de qualquer organização. É assim que seu negócio vai gerar brand awareness e ganhar mais espaço no mercado.
Antigamente, as pessoas que queriam aprender sobre eventos, promoções, produtos e tendências precisavam recorrer a programas de televisão, revistas e jornais e essa publicidade era conhecida como earned media.
Atualmente, ela funciona como uma mídia espontânea e existem várias estratégias que ajudam a colocá-la em prática. Se você quer saber um pouco mais sobre o assunto, não deixe de ler até o final.
Vamos explicar o que é earned media, falar sobre sua importância e dar algumas dicas para utilizá-la em suas estratégias de marketing.
O que é earned media
Earned media nada mais é do que canais, plataformas e mídias que não pertencem ao negócio, mas que por meio de boas práticas, é possível influenciá-los e tornar a empresa parte deles.
É uma exposição orgânica da marca, por meio de um evento viral, recomendação dos clientes ou aumento de sua satisfação. Um canal totalmente independente da empresa vai promovê-lo gratuitamente.
Para entender como funciona, podemos usar como exemplo um berçário particular que teve uma estratégia de marketing de conteúdo bem planejada. Por conta disso, uma mídia especializada nos assuntos tratados pelo berçário nota seus materiais.
A instituição também pode fazer link baiting, que nada mais é do que gerar conteúdo capaz de atrair atenção de outras mídias e incentivá-las a falar sobre a corporação e direcionar o tráfego para o site institucional.
Os produtos e serviços oferecidos pela organização também podem atingir um elevado nível de satisfação, devido à qualidade, eficiência e preço e pessoas fora da companhia começam a avaliar as soluções em seus canais.
O earned media é um método de branding eficiente e muito mais barato do que as grandes campanhas.
Importância do earned media
Se esta estratégia for bem aplicada, traz excelentes resultados para a empresa. Mas isso requer uma equipe de comunicação sincronizada e que seja capaz de reforçar a credibilidade dos produtos e serviços, bem como seus diferenciais competitivos.
É assim que um fabricante de mochila personalizada aniversario consegue construir uma boa imagem social perante os consumidores.
Os esforços por trás das estratégias são totalmente focados em estabelecer uma conexão entre o conteúdo e temas relevantes no momento.
É uma estratégia que consegue compreender o contexto atual e o data-driven marketing, ajudando a criar histórias entre a corporação e a sociedade, fazendo com que a marca fique em evidência e afirme seu posicionamento institucional.
Atualmente, as plataformas digitais são o principal meio de comunicação e transmissão de informações, portanto, é necessário ter uma visão focada em earned media para popularizar o nome da companhia em diferentes nichos de mercados.
Isso ainda é mais importante tendo em vista a era dos influenciadores, e de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest, essa categoria profissional está gerando impactos na maneira como os seguidores consomem.
Cerca de 76% das pessoas entrevistadas confirmaram que adquiriram produtos e serviços, após indicações de personalidades públicas.
No caso do earned media, a iniciativa parte do influenciador que adquiriu a solução e teve uma experiência positiva. A partir disso, vai fazer divulgação espontânea e atrair pessoas interessadas nos benefícios oferecidos.
Se um fabricante de tela para cobrir quadra investe em earned media, contribui com a transparência do negócio, estabelece um canal aberto de comunicação com os consumidores, melhora a relação com os colaboradores e alcança o sucesso.
Como aplicar o earned media
Os recursos tecnológicos estão evoluindo rapidamente, o que fez com que o marketing digital passasse por várias transições e alcançasse o patamar que tem hoje.
As estratégias para internet são focadas na sinergia entre a precisão de análise de ferramentas automatizadas e a personalização humanizada das ações. Assim sendo, algumas maneiras de aplicar o earned media são:
Criar conteúdos relevantes
Marketing de conteúdo e earned media são duas estratégias perfeitas para trabalharem juntas e a marca pode variar o formato dos materiais, como:
Vídeos;
Textos;
Infográficos;
Imagens;
Áudios.
Esses e outros formatos promovem interação e ajudam uma empresa de manutenção imac a alcançar novos espaços.
Qualquer companhia que possua canais de comunicação ricos, atualizados e conectados com assuntos atuais, consegue ser encontrada nas pesquisas.
O trabalho com interatividade faz com que as pessoas queiram saber mais sobre os produtos e serviços, trazendo mídia orgânica por conta do valor da informação disponibilizada.
Ao longo do tempo, é possível criar uma rede de contatos que estará sempre atualizada e que terá acesso a experiências únicas que atraem e convertem as pessoas.
Fazer parcerias com influenciadores
Os influenciadores digitais são muito requisitados pelas empresas para fazer postagens patrocinadas e são fundamentais para uma boa estratégia de earned media.
Muitos profissionais referência em seus segmentos divulgam experiências que tiveram com produtos e serviços elevam seus conteúdos a uma grande quantidade de seguidores.
Ao compartilhar essas informações, ajudam nas tomadas de decisões e mostram que a marca acompanha seu estilo de vida e de outras pessoas.
Ao trabalhar com essa estratégia de earned media, uma auto escola para carros automáticos tem acesso a parcerias com pessoas que vão conversar com o seu público e impulsionar seu posicionamento na internet.
Integrar as estratégias de marketing
Existem diversas estratégias de marketing e todas elas possuem alguns aspectos em comum e combiná-las ajuda a criar uma campanha eficiente e bem estruturada.
Podemos usar como exemplo uma empresa que começou a operar no ambiente digital, e a cada trimestre desenvolve uma funcionalidade que traz mais benefícios para os potenciais clientes.
Uma das primeiras coisas a ser feita é focar a produção de conteúdos sobre esses recursos, por meio de textos, vídeos, postagens nas redes sociais e outros tipos de materiais que explicam como o serviço pode ser utilizado.
Ela também pode trabalhar com mídia paga, tendo como objetivo impulsionar seus lançamentos por meio de anúncios nas redes sociais e em mecanismos de busca, como Google e YouTube.
Além disso, um fabricante de divisórias para escritório baratas também pode trabalhar com programa de afiliados para aumentar ainda mais a exposição de sua marca.
Dentro do earned media, a equipe de marketing da empresa, sua comunidade e assessoria de imprensa vão trabalhar em materiais de divulgação, como no caso de releases para canais especializados e personalidades influentes no segmento.
Depois de preparar o ambiente, as informações podem finalmente começar a repercutir e assim criar uma expectativa para o lançamento, que também precisa ser uma ação bem planejada pelo negócio.
Ao fazer isso, a satisfação e o relacionamento outra deu mais repercussão no ambiente digital e o engajamento será administrado por meio de estratégias de share media.
Investir em mídias tradicionais
Uma empresa de solapas para imprimir, assim como qualquer outra, tem como objetivo viralizar seus conteúdos, por meio de pautas relacionadas à empresa nos canais da imprensa.
O earned media é algo que se ganha, portanto, precisa ser diferente das ações que investem em compra de espaço publicitário ou inserção de matéria na televisão, jornal ou rádio.
O propósito é fazer com que as conversas sobre as campanhas ultrapassem os nichos e sejam capazes de atrair a atenção de pessoas interessadas em saber mais sobre o assunto.
Isso requer investimentos em projetos inovadores e apoios a ações que favorecem a sociedade, ajudando a conquistar espaço nos principais meios de comunicação. Mas é importante dizer que as atividades precisam ser autênticas e associadas aos valores institucionais.
Considerações finais
O earned media é uma estratégia que ajuda um fabricante de adesivo personalizado para loja a se posicionar e aumentar sua visibilidade digital.
Mas para que isso aconteça, é necessário multiplicar os esforços, priorizar o trabalho no site e no blog e garantir que as pessoas que acessam os seus canais tenham uma experiência positiva.
Elas precisam encontrar conteúdos ricos e informações valiosas que vão motivá-las a falar sobre a corporação e divulgá-la em seu dia a dia.
Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre esse conceito e de que maneira trabalhá-lo para que seu negócio alcance o sucesso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.