Se tem um fenômeno que vem mudando o mundo corporativo, o mundo do marketing e até o dia a dia das pessoas comuns, é o dos influenciadores digitais. Daí que seja tão importante falar desse assunto de modo mais abrangente.
Podemos afirmar que os influencers atingiram o patamar de acontecimento cultural. Ou seja, de fator extremamente abrangente e que se relaciona de modo complexo com outros acontecimentos de um passado imediato ou mais antigo.
Com “antigo” queremos dizer duas ou três décadas, é claro. Trata-se do fato de que nossa cultura vem sendo influenciada pelas novas tecnologias e pelas novas gerações há vinte ou trinta anos, até que esse fator culminou nos influencers.
Por isso, hoje quando uma marca de prótese capilar micropele feminina quer impactar o seu público ela já não pensa apenas nas mídias offline. Isto é, em revistas, jornais, carro de som ou mesmo na televisão e no rádio, que antes dominavam tudo.
Atualmente o portfólio vai muito além, justamente por incluir o marketing digital, que abre várias frentes. De fato, há uma gama considerável de ações que podem ser empreendidas na esfera digital, das mídias sociais aos motores de busca.
Sem nos esquecermos de plataformas de vendas, marketplaces específicos, aplicativos de dispositivos móveis (como smartphone, tablet e até smartwatch, que são relógios digitais inteligentes que já permitem fazer compras por comando de voz).
Isso quer dizer que hoje boa parte dos compradores em potencial não chegam a tomar uma decisão comercial sem antes consultar uma dessas frentes digitais. Mesmo que o produto ou serviço seja tradicional e antigo, a internet é um meio para comercializá-los.
É exatamente aí que surge o papel dos influenciadores digitais, como personagens que chegaram para mudar de modo considerável esse universo. Antes só quem era capaz de influenciar pessoas e formar opiniões eram outras celebridades.
Naturalmente, aquelas ligadas à TV, ao cinema, ao show business em geral e até mesmo ao futebol e demais frentes de entretenimento. Assim, a marca de locação de copiadoras e impressoras que quisesse fazer sucesso, precisa contratar essas pessoas.
Hoje as celebridades se fazem de modo orgânico e digital, ou mesmo amador dependendo do caso. Haja vista que para surgir e crescer um influenciador digital não precisa, em tese, de mais do que um celular com conexão à internet.
Literalmente, a essência de sua carreira está em ter um carisma diferenciado e ser capaz de, como o nome já sugere, “influenciar” pessoas. Se disséssemos que é preciso falar bem ou ter dinheiro, estaríamos redondamente equivocados.
A verdade é que você pode ser influencer em qualquer segmento ou nicho de mercado. Assim, é possível que uma pessoa envergonhada grave vídeos falando do seu problema com esse tema, e logo ganhe uma legião de visitantes e seguidores.
Assim como alguém sem muito dinheiro pode criar contas, perfis e canais de comunicação digital explorando a vida de quem não nasceu rico. Ou seja, tudo é muito dinâmico e permite uma gama incrível de possibilidades distintas.
Daí que seja possível ser influencer de qualquer produto. Isso quer dizer que apesar de frentes como a de pet, que lida com banho e tosa leva e traz, serem mais atrativas, também há pessoas tirando dúvidas de nichos mais segmentados.
Inclusive dentro de áreas e setores propriamente industriais, que também dependem de certa liderança quando o assunto é representatividade, navegação online e, até mesmo, entretenimento. O que retorna para o que falamos sobre os veículos existentes.
Na prática, tudo isso começou no fim dos anos 1990, começo dos anos 2000. Mais ou menos quando a internet deu um salto da versão 1.0, focada em sites estáticos e troca de e-mails, para a 2.0, que já permitia abertura de blogs e salas de bate-papo.
Foi ali que as pessoas começaram a perceber que novas celebridades estavam nascendo, especialmente no universo dos blogueiros. Depois veio a internet 3.0, que trouxe os motores de busca e, claro, as grandes mídias sociais.
Hoje vivemos a era da internet 4.0, que lida com tecnologias disruptivas como a Conexão 5G, a Computação na Nuvem, os Algoritmos, os Aplicativos Móveis e as demais frentes que prometem revolucionar nossa ligação com o mundo digital.
É nesse universo que precisamos explicar o quanto vale a pena uma firma de carpete escritorio placa usar influenciadores digitais em sua estratégia de marketing digital. Para isso, também explicaremos quem eles são e qual sua exata importância.
Ao fim, listamos os 3 pontos principais do porquê vale tanto a pena fazer esse investimento, explorando as vantagens e benefícios que essa estratégia pode trazer. Para mergulhar de cabeça no tema, basta continuar a leitura.
O que são e por que importam?
Como vimos, o que hoje se chama de influenciador digital nada mais é do que a evolução do papel dos blogueiros, que surgiu duas ou três décadas atrás. Ainda existem blogueiros hoje, mas a maioria deles evoluiu para o plano das redes sociais.
Ou seja, antes o veículo principal se dava em páginas e sites criados pelo próprio influenciador, que detinha o controle total de seu portal na internet. Hoje os influencers se hospedam, por assim dizer, nas grandes plataformas de redes sociais.
Lembrando que há mídias desse tipo que priorizam a postagem de textos, outras de fotos, outras ainda de vídeos e afins. Naturalmente, pode-se dizer que aquelas ligadas ao universo da multimídia têm um apelo maior perante o público.
Afinal, se uma marca da área de tapete personalizado para empresa quer fazer uma campanha ou uma simples ação de marketing, o que seria melhor, criar um banner tradicional estático, ou fazer um vídeo explicativo?
Certamente, o vídeo. Por isso que antes se dizia que uma imagem vale mais que mil palavras, e hoje podemos dizer que um vídeo vale mais que mil imagens. Na prática, eles podem assumir os seguintes formatos:
Vídeo explicativo;
Workshops;
Vídeo institucional;
Lives e podcasts;
Aulão gratuito;
Pílulas ou nuggets;
Reels, Shorts e afins.
Quer dizer, são diversas formas diferentes de impactar o mesmo público, conforme uma variedade considerável de formatos e tipos de edição. O que torna os influenciadores digitais tão importantes é justamente isso.
Ou seja, a capacidade de estar onde as pessoas estão, atingindo o público certo, do jeito certo e na hora certa, que é tudo de que uma marca precisa ao decidir fazer marketing digital.
Alguns dos formatos referidos nascem das próprias plataformas, como no caso do Reel, que nada mais é do que um vídeo curto da plataforma do Instagram. Assim como os Shorts, que são o mesmo só que do YouTube.
Ambas as soluções vieram concorrer com o TikTok, rede social baseada na postagem de vídeos curtos. Já o termo pílula ou nugget é uma criação de base, que os influenciadores usam para se referir a vídeos pequenos extraídos de outros maiores, e daí em diante.
1. Liberdade geográfica
Um ponto indiscutível é o fato de que o influenciador digital é patrão de si mesmo, já que se trata de um profissional liberal, que atua como autônomo ou mesmo empresário.
Por isso mesmo, embora uma marca que vende kit de salgados para festa infantil possa estar em São Paulo, ela pode contratar influencers de qualquer lugar do Brasil.
Isso aumenta consideravelmente a possibilidade da marca, bem como o portfólio de profissionais disponíveis. Junto com isso, a marca se torna bem mais atuante e presente, aumentando seu próprio alcance.
2. Os vários níveis da profissão
Outro ponto incrível que tem tudo a ver com o anterior é que inicialmente um influenciador não precisa ter grandes quantias de dinheiro, ou grande influência, como vimos lá no começo.
Visto pelo ângulo da marca, isso quer dizer que qualquer uma pode contratar aqueles que estão começando, mas já influenciam bastante gente. Aliás, se a empresa lida com adesivo para stand, pode ser até melhor investir no nano ou no micro influenciador.
Assim, ela não apenas vai gastar muito menos, como vai impactar um público mais assertivo. Afinal, os mega influenciadores são tão conhecidos, que um público mais seleto tem preferido os menores, com quem ainda conseguem conversar.
3. Reforço de autoridade
Por fim, existe o aspecto que vai além do marketing propriamente dito, que é o branding. Ou seja, questões mais abrangentes de posicionamento e fortalecimento de marca.
Naturalmente, se uma firma nova que acabou de começar na área de placa ACM iluminada faz uma campanha com um influenciador da área, em poucas semanas ou meses ela conseguirá ser vista e comentada por todos.
Assim, existe um reforço da autoridade de marca e uma abertura enorme em termos de criação de oportunidades e parcerias. O que na prática se traduz em captação de leads, visitantes, internautas no geral e, portanto, de clientes e compradores.
Considerações finais
Com isso, conseguimos explicar detalhadamente o que são os influenciadores digitais, bem como sua origem e a importância deles no marketing.
Por fim, listamos também os pontos principais pelos quais vale a pena uma marca usar esse tipo de profissional, sejam os negócios maiores ou menores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.