A sustentabilidade é um tema cada vez mais presente no nosso dia a dia, com empresas de todos os tamanhos buscando soluções não apenas comprometidas com o meio ambiente, mas que garantam também mais economia.
Nesse sentido, cresceu enormemente o número de empresas que estão investindo em recursos que unem tecnologia e sustentabilidade, até porque, não tem como se falar em futuro sem que isso passe pela tecnologia, com suas constantes inovações para melhorar nossa qualidade de vida.
Ou seja, de nada adianta apostar em promoções incríveis, em cupons de descontos imperdíveis, do tipo kabum cashback , e não associar a sua marca ao comprometimento com o meio ambiente.
Pensando nisso, resolvemos mostrar aqui algumas tecnologias que podem ajudar o seu negócio a se tornar mais sustentável. Confira.
Desperdiçar menos recursos
Hoje já é possível utilizar de forma inteligente certos recursos como água, energia e materiais de papelaria.
Por meio de softwares de gestão, por exemplo, as empresas conseguem automatizar todos os processos, digitalizar documentos, integrar os setores e ainda diminuir o desperdício de papel e a produção de lixo.
Sem falar na economia, já que evitará consumir boa parte do orçamento com materiais de papelaria como canetas, pastas, entre outros.
Diminuir o consumo de água e eletricidade
Por mais que se invista em palestras de conscientização, tentando mudar o comportamento das pessoas em relação ao consumo de água e eletricidade, muitas vezes, isso não é o suficiente.
Por isso, apostar na tecnologia pode ser a melhor solução, garantindo a sustentabilidade dentro das suas empresas, sem falar que é uma ótima forma de otimizar o consumo diário.
Nesse sentido, sistemas de reutilização de água e placas solares são dois bons exemplos de como a tecnologia pode ajudar.
É preciso incentivar o uso da energia solar, já que não precisa de muita manutenção e pode durar até 35 anos. E, com o tempo, a economia nas contas de energia cobrirá o investimento feito.
Usar fontes de energia alternativas
Usar fontes de energia alternativa além de reforçar a sustentabilidade também ajuda a gerar lucros.
Segundo determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), toda a energia excedente gerada pela empresa por meio de fontes renováveis e fornecida para a rede de distribuição pública pode ser convertida em abono nas faturas seguintes.
Assim sendo, empresas dos ramos têxteis, automobilísticos, ou de qualquer outro segmento, podem gerar a própria energia e ainda destinarem o orçamento para outros setores e novos investimentos.
Aumentar o tempo de vida dos produtos
Se o assunto é sustentabilidade, claro,é preciso cuidar mais de seus produtos, de nada valendo investir em medidas dentro da organização se os próprios produtos não duram muito e são facilmente descartados.
Por isso, na hora de criar opções para os clientes, priorize o uso de materiais reutilizáveis e lembre-se que a durabilidade deles também faz parte da qualidade.
Dessa forma, além de ajudar a reduzir a produção de lixo, se for reutilizável isso pode ser um bom diferencial, ajudando a destacá-lo da concorrência. Quanto mais durabilidade seus produtos apresentarem, mais chances terá de serem escolhidos e indicados pelos consumidores.
Nesse caso, isso pode ser conseguido apostando em tecnologias de produção e parcerias com fornecedores, que utilizam inovações ecológicas na composição dos seus materiais.
E é isso, no mais é ter em mente que, para que todas essas medidas possam ter sucesso, é fundamental que estejam atreladas a cultura da empresa, ou seja, se investir em novas tecnologias para tornar sua empresa sustentável, procure antes garantir que seus funcionários estejam também comprometidos com essa ideia.