Para quem tem uma loja física ou deseja abrir seu próprio negócio, é importante conhecer a importância de uma presença online nos dias atuais através do e-commerce.
Afinal, as compras através dos e-commerces vem aumentando a cada dia, o que quer dizer que as empresas e também os empreendedores que não se adequarem a essa nova forma de vender serão rapidamente deixados para trás.
Segundo pesquisas da área, mais de 50% dos usuários da internet preferem fazer as suas compras de persiana romana quarto e demais itens em lojas online do que em lojas físicas, e esses números aumentam diariamente.
É de grande importância para um empreendedor criar um ambiente online para seu negócio, pois isso aumenta seu público e suas vendas e ajuda a dar mais visibilidade para sua marca.
Com as ferramentas de marketing digital certas, é possível atingir grandes públicos e não ficar dependendo apenas dos consumidores que conhecem a loja física.
O presente artigo irá esclarecer algumas dúvidas sobre o conceito de e-commerce, mostrará algumas vantagens essenciais deste modelo de negócio e irá explicar por que ele é tão necessário hoje.
E-commerce: o que é?
É chamado de e-commerce ou comércio eletrônico as lojas que fazem a divulgação e venda de serviços e produtos, como camisetas personalizadas para eventos, de forma totalmente online, desde a oferta do produto, até o pagamento.
Esse modo de fazer negócios pode ser realizado através de muitos canais de comunicação, e a loja virtual é a mais conhecida. Mas existem muitos outros disponíveis, como:
Marketplaces;
Redes sociais;
E-mail marketing;
Google Ads.
Mesmo que o e-commerce tenha se tornado uma ferramenta tão popular e tão necessária nos dias atuais, um grande número de pessoas ainda não sabe exatamente a definição do termo.
Muitos confundem como um sinônimo de loja virtual, mas na verdade isso é um equívoco, pois um não é o mesmo que o outro.
A expressão e-commerce define uma loja virtual apenas como um dos canais de vendas como os já citados anteriormente, que existem dentro da plataforma.
Neles o público pode adquirir diversos produtos, desde uma bateria de moto 7 amperes até um kit de utensílios de cozinha industrial em qualquer um dos canais de vendas disponíveis.
7 principais vantagens de um e-commerce
O uso de plataformas de comércio eletrônico, além de ser essencial para qualquer empresa que deseje ter sucesso, traz inúmeras vantagens.
É necessário investir e aproveitar processos que podem proporcionar uma experiência online cada vez melhor para o cliente, bem como para a marca. A seguir, conheça as 7 vantagens principais do e-commerce para um negócio.
1. Tem um canal de vendas aberto o dia todo
O principal benefício que um e-commerce traz para um negócio é a possibilidade de ter o seu canal de vendas aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Uma loja física, por exemplo, segue os horários padrões de comércio, enquanto a virtual pode ser acessada a qualquer hora do dia, mesmo que o cliente tenha vontade de comprar bloco estrutural ceramico 14x19x29 à uma da manhã.
Basta o usuário acessar o canal de vendas de sua escolha, achar o produto desejado, pagar, esperar ele ser aprovado e aguardar o produto chegar na sua casa dentro do prazo estipulado.
Essa facilidade ajuda também aqueles consumidores que precisam separar um horário para fazer o que precisam, além de ajudá-lo a achar mais opções do produto desejado e ter opções diferentes de pagamento.
2. Alcança um público maior
Alcançar um público muito maior do que o atual é um dos benefícios que o uso do e-commerce pode trazer para uma organização.
Além do público geral, que não conhece os produtos oferecidos, é possível criar estratégias de marketing digital para um público-alvo que se interesse especificamente pela compra de chips ceramicos abrasivos ou um serviço.
O uso de estratégias de marketing de SEO e de anúncios com segmentos específicos nas mídias sociais pode ajudar a alcançar o tipo ideal de cliente para a loja, com informações como:
Sexo;
Região;
Idade;
Interesses.
Com essas informações, é possível criar estratégias de marketing específicas voltadas para um tipo de público que vá se interessar pelo produto oferecido.
3. Atende clientes pelo mundo todo
Um dos benefícios do e-commerce aliado a um bom plano logística é a possibilidade de atender o público em qualquer lugar do país, ou até mesmo do mundo.
Poder vender os produtos da empresa no país inteiro já é um passo de grande importância para um comércio eletrônico, mas as transações comerciais internacionais exigem uma atenção maior a cada processo.
Desde o despacho e o rastreamento até o recebimento de um produto como uma medalha personalizada, tudo deve ser acompanhado e supervisionado de perto.
Por esse motivo, aliar o e-commerce a um bom plano logística em toda entrega, seja internacional ou não, é de extrema importância no processo de vendas online.
4. Automatiza os processos de venda
Automatizar os processos de venda com a ajuda de ferramentas pode auxiliar no gerenciamento de pedidos, fazendo com que eles sejam acompanhados em todos os processos da venda.
Um site otimizado também funciona como uma automatização, pois com um carregamento rápido, descrições completas, opções claras de pagamento, preços visíveis e espaços para feedbacks, não é necessário um vendedor que explique todas essas coisas.
Assim, quando o futuro cliente for acessar a loja, ele terá uma ótima experiência já tendo acesso a todas as informações necessárias e sem precisar perguntar a ninguém.
Os sistemas da plataforma de e-commerce podem ajudar a encontrar as melhores ferramentas que fazem a automatização de cada etapa, além de que elas sejam sempre monitoradas.
5. Reduz custos do negócios
Assim como em uma loja física, a abertura de um comércio virtual pode trazer custos desde a abertura até a manutenção, mas eles são muito menores em comparação com os da loja física.
Com muitos negócios sendo iniciados em marketplaces, o custo mensal que uma plataforma exige é eliminado, dando a possibilidade de investir mais em embalagens de qualidade, estoque, equipamentos potentes e boa acessibilidade online.
Outro meio muito usado para reduzir custos é o WhatsApp Business, um aplicativo de mensagens usado por mais de 3 milhões de pequenas empresas, segundo pesquisas.
Conforme o negócio vai evoluindo, é possível criar uma loja virtual própria, ampliar mais o estoque de produtos, melhorar as condições de frete e diminuir os gastos que são absorvidos pelo faturamento.
6. Poder acompanhar a evolução das vendas
Fazer o acompanhamento da evolução das vendas é tão importante nos negócios online quanto nos físicos, e um e-commerce ajuda a facilitar 100% essa tarefa.
Existem sistemas que criam relatórios com todas as informações necessárias, como as vendas realizadas e canceladas, carrinhos abandonados, devoluções, reclamações, entre outras.
Essa facilidade em analisar e acompanhar as vendas é importante para reavaliar processos de vendas é otimiza-los cada vez mais.
7. Torna mais fácil a divulgação do negócio
Por último, nas maiores vantagens de um e-commerce não poderia faltar falar da facilidade para divulgar o negócio junto de seus serviços e produtos para construção, tal como areia fina para reboco.
Os perfis criados em redes sociais específicas ajudam a aumentar as vendas online e a criar uma identidade para a marca, além de trazer muito mais engajamento.
Além da divulgação orgânica, a criação de anúncios nas redes sociais e até no Google, ajudam a divulgar promoções e também a aumentar o alcance da loja virtual.
Importância de um e-commerce atualmente
Quando um projeto de e-commerce é criado, a integração dele com os demais setores nem sempre é considerada da maneira que deveria.
O setor de loja virtual, por exemplo, é pensado como uma parte de fora dos demais, mas ele é muito importante para toda e qualquer operação de um comércio eletrônico.
Por isso, é importante ter um e-commerce em uma empresa e integrá-lo aos vários processos, podendo assim, ter um fluxo mais rápido e eficaz tanto nos pedidos de produtos quanto no atendimento.
Para entender melhor essa importância do e-commerce para um negócio, é necessário entender a essência da empresa desde o início.
O e-commerce se trata de uma ferramenta completamente extensa a qualquer negócio ou comércio que necessite transferir informações pela Internet.
Por ser um dos maiores fenômenos de vários segmentos de venda de produtos, desde conexão y pvc até painéis de teto solar, ele possibilita que os empreendedores não percam tempo com barreiras para anunciar seus produtos online.
Com isso, um comércio elétrico se consagrou como um complemento importante ao modelo convencional de vendas, como uma diferente forma de alcançar o público e aumentar as vendas.
Essa relevância se dá pela facilidade em criar ferramentas de marketing que auxiliam na propaganda das marcas, serviços e produtos.
Considerações finais
Para empresas que desejam ganhar mais clientes e expandir cada vez mais sua visibilidade no mercado, se consagrando como especialista em seu segmento, é fundamental investir em e-commerce.
Essa plataforma de fácil manuseio é importante por trazer inúmeros benefícios e por trazer atualizações constantes sobre o andamento do negócio, ajudando a saber então o que pode ser melhorado e o que deve ser reinventado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.