Muitos empreendedores se perguntam o que é identidade visual na hora de criar uma “cara” para sua marca. Ela nada mais é do que a combinação de elementos visuais que refletem o nome e a ideia por trás do negócio.
Também fala um pouco sobre os produtos e serviços oferecidos, e tudo isso acontece por meio de tipografias, frases, formatos e cores que compõem o slogan e fazem com que o público grave na mente a empresa.
Tudo isso é feito de maneira rápida e objetiva, além de transmitir a missão e a visão da companhia. Os clientes precisam se conectar com as ideias da marca no primeiro momento, e a identidade visual tem justamente esse papel.
Por meio de cores, fontes e formas, cria-se um conjunto que ajuda a traduzir o conceito por trás do empreendimento. Isso se aplica a qualquer tipo de produto ou serviço, e a identidade visual precisa despertar o interesse das pessoas.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de identidade visual, falar um pouco sobre sua importância e dar algumas dicas para criá-la de maneira bem-sucedida. Confira!
O que é identidade visual?
Identidade visual é a combinação de elementos visuais que vão transmitir para o público a ideia por trás de um nome, empresa, produto ou serviço.
Para construí-la, é necessário levar em consideração o logotipo, que funciona como um símbolo que representa o conceito e comunica o segmento da corporação.
Os elementos que possuem o papel de gravar na memória do público o negócio são:
Cores;
Tipografia;
Formatos;
Frases.
Eles formam o slogan e ajudam o público a memorizar, por exemplo, uma clínica de harmonização facial feminina, de maneira rápida e objetiva.
Tudo é feito utilizando imagens e essa estratégia vai conectar o cliente com aquilo que o seu negócio tem a oferecer.
Lembrando que o início da relação entre a marca e os consumidores acontece no momento em que eles visualizam o empreendimento, por meio de uma imagem que transmite segurança e confiança.
Importância da identidade visual
Uma marca precisa ter um estilo próprio de design e ele deverá ser replicado em todos os formatos de mídia, adaptando-se a cada uma delas para funcionar corretamente.
Uma pessoa que visualizou uma propaganda em um outdoor, pode ser impactada por outras peças gráficas nas redes sociais, e a partir disso se lembrar de que já viu essa empresa em outro lugar.
Esse processo cria familiaridade na mente do consumidor, e geralmente essas pessoas nem viram o logotipo ou o produto, entretanto, o impacto visual foi capaz de chamar a atenção delas.
Atualmente, os canais usados por um restaurante de alimentação corporativa, como no caso das redes sociais, levam muita informação para os usuários em todo o momento.
Por conta disso, as organizações estão sentindo cada vez mais dificuldades em se manter na mente das pessoas. Mas quando se cria uma boa identidade visual, fica mais fácil se destacar perante os concorrentes e se mostrar uma marca criativa.
Só que para aproveitar todos os benefícios da identidade visual, primeiro é necessário saber criá-la, pois é assim que a corporação terá sucesso naquilo que faz.
Criando uma boa identidade visual
Para criar uma boa identidade visual, é fundamental seguir um passo a passo, pois isso vai garantir o sucesso da imagem da empresa. As estratégias que o envolvem são:
1 - Fazer um briefing
O briefing é um recurso muito utilizado pelas agências de marketing e publicidade, mas ele também pode ser aplicado em um processo de criação de identidade visual. Aliás, ela não será boa o suficiente sem esse planejamento.
Ele funciona como um tipo de entrevista e vai documentar informações importantes para uma produção, como no caso de uma campanha, um site e, claro, a identidade visual.
Ao elaborar um briefing, uma empresa de limpeza final de obra não deixa de lado características fundamentais, além de obter respostas que mostram como a organização se posiciona e de que maneira ela quer ser vista.
Procure identificar por que o seu negócio precisa de uma identidade visual, como descrever da melhor maneira seus produtos e serviços, quem são os seus maiores concorrentes e como você vai se diferenciar deles.
Além disso, não deixe de especificar as características do público e incluir questões relacionadas à produção da identidade em si.
Deste modo, verifique se a empresa possui alguma cor que deve ser usada ou evitada, palavras que ajudam a definir a essência do negócio e qual é o prazo e orçamento disponível para criar a identidade.
2 - Reunir a equipe
Reúna a equipe para um brainstorm, um tipo de reunião onde todos os participantes podem mostrar suas ideias. Este termo está muito associado ao universo da publicidade, mas é de suma importância para qualquer tipo de negócio.
Uma empresa de serviço executivo transporte vai fazer essa reunião para coletar ideias diferentes, desde as mais simples até as mais sofisticadas, e com isso encontrar uma solução para o problema.
No dia a dia e até na vida pessoal, o brainstorm é muito comum, como na hora de conversar com a família sobre uma viagem e decidir o destino, reunir os amigos para saber qual é a programação do fim de semana, e assim por diante.
Em um projeto para criar uma identidade visual, essa técnica se mostra extremamente importante, pois a partir dela surgem modelos e ideias visuais que ajudam a refletir os interesses e posicionamentos da corporação perante o público.
Depois, vai ficar muito mais fácil decidir qual imagem será utilizada em impressão flyer e outras estratégias de marketing.
Mas é vital lembrar que essa estratégia trará muitas possibilidades e muitas, posteriormente, serão descartadas.
3 - Definir os elementos
Depois de anotar todas as ideias e sugestões, chegou o momento de começar a colocar um esboço no papel. Não é fácil encontrar a melhor maneira de fazer isso, portanto, a melhor opção é deixar esse trabalho com um profissional.
Por se tratar da imagem que a empresa vai transmitir a partir de agora, também é necessário acompanhar a criação.
Por conta disso, é fundamental que o empreendedor entenda um pouco mais sobre o que deve ser feito e assim encontrar as melhores opções para desenvolver o projeto.
Um dos elementos mais importantes é a fonte, que podem ser serifadas, compostas por traços e extensões que transmitem uma mensagem mais tradicional e sofisticada.
Agora, para um profissional mais moderno, como aqueles que oferecem palestra de empoderamento para mulheres, o ideal é utilizar fontes sem serifas, pois elas trazem mais clareza para a mensagem.
Lembre-se de considerar se a marca será mais vista na internet ou em estratégias offline. Outro elemento que deve ser bem pensado é a cor, pois ela assume a representatividade comercial da corporação.
As cores transmitem sensações e despertam sentimentos, portanto, são poderosas e precisam ser estudadas, antes de sua aplicação.
Cada uma representa algo diferente, que pode ser mais compatível com determinados lugares e épocas do ano, apesar disso, existe uma base de significados um pouco mais simples e que deve ser considerada na hora de escolher as cores.
Logo, ao escolher o cinza, uma empresa de entrega de documento transmite neutralidade, flexibilidade e estabilidade. O vermelho, por sua vez, traz sensação de energia e paixão, e assim por diante com as demais cores.
Por fim, as formas também possuem seus significados e são exploradas de acordo com os conceitos da empresa. O quadrado, por exemplo, traz sensação de racionalidade, neutralidade e objetividade.
O triângulo é sinônimo de crescimento, harmonia, divindade e proporção, ao passo que o círculo é absoluto, ilimitado, infinito e atemporal.
4 - Contratar um profissional
Por fim, mas não menos importante, não se esqueça de contratar um profissional que vai executar todas as ideias. Ele vai fazer com que a identidade visual de uma empresa de limpeza de colchão seja uma verdadeira obra de arte.
Trata-se de um investimento, e para facilitar este trabalho, é fundamental analisar alguns segmentos variados no portfólio e casos de outras empresas que contratam esse profissional, para se certificar de que seu negócio está em boas mãos.
Considerações finais
Se você pensar em marcas famosas, a primeira coisa que virá à mente é sua identidade visual e se ela não existisse, dificilmente existiriam empresas de tanto sucesso no mundo.
É essencial investir na criação da identidade do seu negócio para que ele realmente possa se destacar no mercado e crescer.
Neste artigo, você conheceu o passo a passo necessário para que a identidade visual da empresa seja um grande sucesso. As pessoas vão reconhecê-la com mais facilidade e os lucros serão muito melhores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.