SEO é um conjunto de técnicas divididas entre tecnologia, conteúdo e autoridade com o objetivo de obter um melhor posicionamento de uma página no Google e nos demais mecanismos de busca.
Por meio dele, uma empresa tem a oportunidade de chegar ao 1ª lugar no Google de acordo com palavras-chaves relacionadas ao negócio e as páginas específicas. A sigla significa Search Engine Optimization traduzida como otimização de mecanismos de busca.
As técnicas usadas no SEO geram tráfego orgânico baseado no interesse que a persona possui por um termo de pesquisa específico.
Quais são as técnicas aplicadas no SEO?
Na prática de aplicação do SEO algumas técnicas são muito importantes, tais como:
Capturar palavras chave de relevância;
Criar os conteúdos relevantes e completos;
Realizar otimização on-page;
Realizar otimização off-page;
Utilizar textos âncoras.
Ao criar um site de limpeza de estofados a vapor é importante observar o title tag na estratégia de SEO on page.
Sendo assim, qual é o título que vai aparecer nas páginas de busca, pois ele é que dará direção ao usuário para encontrar o que procura.
É necessário, também, prestar atenção no endereço (URL) que trará às pesquisas realizadas uma prévia do conteúdo, e sempre que possível, deve ser inserida palavras-chave direcionadas à busca.
URL significa Uniform Resource Locator, e pode ser definida como “Localizador Uniforme de Recursos”.
O usuário pode pesquisar na internet um serviço de fechaduras por meio de uma URL do tipo “www. conserto fechadura .com .br”, por exemplo, e identificar que esse é o tipo de negócio que está procurando.
Outro ponto a ser observado na estratégia on-page é o texto da descrição do produto, que são chamadas de meta description, e que servem como um anúncio daquilo que o pesquisador vai encontrar no site.
Quanto às palavras-chave elas devem ser inseridas no texto de maneira simples e direta, para que o conteúdo seja visto naturalmente.
Portanto, exagerar nessas palavras pode fazer com que o conteúdo seja visto como spam.
Quanto ao SEO off-page ele é desenvolvido dentro do site e suas ações são voltadas para o ambiente externo. Essa estratégia faz com que os pesquisadores identifiquem qual é a opinião que outros domínios têm a respeito da empresa, produto ou serviço.
O resultado dessa identificação ocorre porque os mecanismos de busca online compreendem que e-commerce de uma clínica para fazer exame demissional tem relevância e uma boa presença na internet.
Para que esse “status” seja alcançado é preciso que outros sites e blogs façam referência aos links do domínio da sua empresa. Quanto maiores forem os compartilhamentos dos links, maior será a autoridade.
Para isso, o algoritmo do Google considera diversos aspectos para ranquear os endereços que estão online na plataforma de busca.
Portanto, a cada compartilhamento de link realizado a empresa ganha um ponto extra na estratégia.
Por mais que seja relevante ser lembrado em outros domínios, é importante que seja destacado a variedade de portais, aumentando assim a pontuação nos buscadores.
Compartilhar um link de insulfilm metalizado em dois endereços é muito bom, mas se for compartilhado em quatro, é melhor ainda.
Sendo assim, o SEO off-page é pouco explorado pelas empresas e por especialistas em marketing. A maior parte é destinada para o on-page, mas o ideal é conseguir um bom trabalho que possa mesclar as duas estratégias.
Trabalhar em equipe comungando as duas estratégias a empresa pode mudar o tráfego do seu negócio e é possível que se construa uma reputação adequada na internet ao mesmo tempo, garantindo uma experiência melhor para os usuários.
Isso ocorre porque a estratégia on page tem como foco construir um site de conserto microfone iphone 7 onde possa oferecer conteúdo e produtos de qualidade por meio de uma navegação instintiva e agradável.
Se os usuários ficarem mais tempo em um domínio específico, fatalmente as outras passam a considerá-lo um bom portal e as visitas aumentam substancialmente.
Porém, conseguir que outros sites divulguem e ou compartilhem os links de uma empresa exige um trabalho rigoroso de relacionamento com outros domínios. Com essa forma de trabalho a empresa consegue conquistar a atenção do mercado.
Qual a utilidade do SEO nas empresas?
O objetivo de quem estabelece essa estratégia é conquistar as primeiras posições de uma busca de produtos como esquadria de alumínio preta ou serviços específicos.
Isso é muito importante porque é muito raro os internautas passarem da primeira página ao realizarem uma pesquisa.
Porém, é preciso muita dedicação e esforço para conseguir a primeira posição. Quando a empresa adota o SEO ela pode economizar dinheiro porque a otimização é gratuita e a economia pode ser direcionada a outros trabalhos necessários.
Quando a empresa utiliza essas técnicas em um site de pasta L personalizada, além de obter uma boa colocação da página nas pesquisas online ela também gera credibilidade para a marca, produto ou serviço.
Existem inúmeros benefícios para quem trabalha com a estratégia do SEO, tais como:
1- Taxas de aquisições altas
Ela oferece taxas de aquisições muito mais altas porque ao ser realizada uma pesquisa real do produto ou serviço, a possibilidade da conversão é mais alta, já que o pesquisador tem um objetivo específico em mente.
2- Melhora a experiência do usuário
Ela melhora a experiência do usuário fornecendo informações importantes, fotos ou vídeos relacionados ao conteúdo facilitando a pesquisa, e com isso gera mais cliques melhorando a posição no ranking de pesquisa.
3- Incentiva os usuários a visitarem a loja física
Ela incentiva os usuários a visitarem a loja física de um produto como bateria estacionária energia solar, mostrando uma variedade de opções que fará com que o usuário se torne cliente dessa loja física.
4- Ajuda na credibilidade da marca
Ajuda na credibilidade da marca porque caso a posição dessa marca esteja no primeiro, segundo ou terceiro lugar nas pesquisas, isso pode dar ao cliente a ideia de que ela é referência no setor em que atua.
5- Ajuda a estabelecer o reconhecimento
Ajuda a estabelecer o reconhecimento da marca garantindo que o produto ou serviço seja encontrado mais facilmente, pois ao permanecer no topo do ranking os internautas conseguem vê-la muito mais.
6- Estratégia de marketing a longo prazo
É uma estratégia de marketing a longo prazo que precisa ser trabalhada minuciosamente e com frequência para que pelo menos em seis meses, o site possa manter uma classificação ideal.
Quanto mais perto da primeira página se encontra o site na rede de pesquisas, mais pessoas saberão a respeito. Dessa forma o trabalho da marca pode seguir para vários canais de mídia social.
Portanto, é necessário manter as informações nas redes sociais atualizadas. Isso gera confiança para que o usuário adquira o produto ou serviço.
7- Melhora a velocidade do site
Atrasos no carregamento do site reduz a insatisfação do cliente, promovendo maior experiência para ele. Um atraso de alguns poucos segundos no carregamento da página custará 4,3% da venda.
Ela também leva a empresa à frente da concorrência no mercado fazendo com que a marca da empresa cresça uma vez que é realizada a otimização dos mecanismos de busca e implantada as estratégias de marketing.
As empresas também podem se destacar nas pesquisas locais por meio das estratégias do que se classifica como SEO local. Ele é direcionado para pesquisas que contenham um componente geográfico.
Por meio desse trabalho de otimização para motores de busca localizadas, a marca pode se tornar referência na região de Valinhos, por exemplo, atraindo novos clientes sem que seja necessário investimentos em mídias.
O usuário que busca por alguma coisa na internet e inclui uma determinada região nos termos de pesquisa aciona o algoritmo de busca local. Dessa forma o Google modifica a apresentação dos resultados.
Esse formato de busca regional é vista de uma forma diferenciada pelo Google, que intenciona oferecer sempre a resposta perfeita para a dúvida, dedicando todos os esforços para que o resultado seja o mais ágil possível para o internauta.
O SEO local é uma oportunidade de melhorar a posição da empresa e também aumentar as chances dela ser encontrada no momento da pesquisa. Ele cria maior visibilidade, torna a empresa mais conhecida.
Dessa forma o site recebe mais visitas e contatos obtendo melhores resultados nas vendas. O investimento não tem custo e incentiva a decisão do usuário, já que ele encontra o local mais próximo no momento certo em que precisa do atendimento.
Quando bem aplicado o SEO local cria a oportunidade da empresa mostrar produtos e serviços mais caprichados, quando alguém busca por locais mais próximos para encontrar o que precisa.
Considerações finais
Resumindo, as estratégias do SEO têm como objetivo potencializar e melhorar o posicionamento do site de uma empresa nas páginas de pesquisa.
Quanto mais cliques nesse site, mais taxas de conversão e clientes novos. Portanto, há um aumento das vendas e lucro certo para a empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.