Conquistar o cliente pode não ser uma coisa tão fácil em algumas áreas. Depois disso, para fidelizar pode ser outra complicação. Mas o processo pode ser bem mais fácil quando a pessoa tem as ferramentas certas para isso. Por onde começar? É isso que te contaremos aqui neste artigo.
Qual o primeiro passo?
Em primeiro lugar, pense que só se conquista o cliente quando se oferece o que ele quer. Ou seja, só vai para frente aquele negócio que pensa no interesse das pessoas. Sempre se deve ter o cliente como o filtro de cada passo que se dá num negócio.
Para que isso aconteça da melhor maneira possível, vale muito a pena recorrer a uma consultoria em gestão clínica. Pois, é claro que ninguém precisa acertar de primeira. Entretanto, saber o que se deve fazer com quem tem experiência, é uma maneira certa de começar.
Quem é o meu cliente?
Uma coisa que funciona muito no marketing são os nichos. Significa aquelas áreas específicas às quais as empresas se dedicam. E isso é muito importante. Pois, somente quem conhece bem o seu cliente consegue atrair e, depois, fidelizar.
Por isso, foque em se especializar no seu cliente. Para isso, o primeiro passo é traçar o perfil de quem quer atingir. Qual a idade, características, estilo de vida, entre outras coisas. Esse é o pontapé para se pensar nas estratégias perfeitas para se alcançar os clientes.
Depois disso, tenha um projeto de ação. Ou seja, comece a pensar nas metas, os objetivos, o lugar que se quer chegar. Se souber bem quem é o seu cliente, o plano será muito melhor elaborado. Basta perguntar o que o cliente deseja e o que mais lhe agrada.
Planeje para agir bem!
Um planejamento bem realizado é como uma espécie de mapa para as ações. Uma coisa, por exemplo, é conquistar. Outra bem diferente é fidelizar. Isso quer dizer que uma boa propaganda clínica pode até levar as pessoas a se interessarem. Porém, isso não garante que se terá a fidelidade dessas pessoas.
Para isso acontecer, o planejamento é a melhor aposta. Isso faz parte do trabalho de uma gestão na saúde com sucesso. Que não pensa apenas no primeiro contato, mas na fidelidade que precisa ter esse cliente, quando precisar da clínica.
Dicas para fidelizar o cliente
No dia a dia da clínica alguns detalhes podem passar despercebidos. E são justamente eles que fazem toda a diferença quando o assunto é fidelizar o cliente. Por isso, aqui vão alguns pontos muito importantes que precisam ser observados sempre. Porém, não se desanime. Nada do que falaremos aqui está fora da rotina da clínica. São coisas simples e fáceis de fazer.
1. Espaço planejado
Um ponto muito importante é o espaço. Quando o cliente/paciente entra na clínica precisa sentir que tudo ali foi preparado para ele! Ou seja, um ambiente limpo e bem-planejado para recebê-lo.
Vale a pena apostar nas cores, mas não muito fortes. Também algumas plantas dão uma sensação muito agradável. Na sala de espera, vale a pena também apostar nos odores, com um bom difusor de ambientes, por exemplo. O ideal é que se tenha, além disso, um ambiente de cafés e chás para o cliente/paciente se servir.
2. Pré-consulta
O momento do primeiro contato é importantíssimo. Quem atende ao telefone recepciona uma pessoa presencialmente, precisa estar preparado. Isso quer dizer que a linguagem precisa ser clara. O atendente também precisa transmitir confiança e disposição em esclarecer dúvidas.
3. Pós-consulta
Muitos não param para pensar na importância de saber como o paciente está. Ou seja, depois de tudo o que ele viveu ali na clínica, o acompanhamento posterior. Isso é muito interessante. Até mesmo para que a clínica consiga ter um retorno do paciente sobre a experiência ali.
Por exemplo, num acompanhamento desse é muito possível fazer uma avaliação. Não se precisa de muito para isso. Basta, no caso, fazer algumas perguntas. E tomar nota de tudo o que a pessoa disser sobre o trabalho prestado-lhe. Nesse momento, se ela tiver alguma sugestão, procure ouvir sem rebater. Não se trata de uma discussão, mas de uma percepção do cliente.
4. Intimidade
Existe uma série de possibilidades para criar uma intimidade com a pessoa. Uma delas esta super em alta é a atitude de enviar carta ou cartão. Seja num aniversário, ou eventualmente. A clínica pode escolher um dia para fazer isso. O importante é deixar claro com esse gesto que a pessoa pode contar com a clínica sempre que precisar.
Conclusão
No final das contas, fidelizar o cliente é como num casamento. É preciso saber o que a pessoa gosta, agradá-la sempre que possível. Em outras palavras, para que a fidelidade aconteça é preciso fazer com que a pessoa se sinta importante. Só assim, no sentido especial do início ao fim, é que a pessoa lembrará para sempre de tudo o que viveu ali. Pense nos detalhes, pois eles fazem toda a diferença.