Está pensando em expandir os seus negócios e apostar no e-commerce? Então, temos boas notícias! Vamos te ajudar a escolher a melhor plataforma de e-commerce para sua empresa.
Antes de mais nada, vamos falar no potencial que o comércio online tem e o quanto você ficará impressionado com os resultados. Nos últimos anos, vimos o hábito de consumo dos brasileiros mudar drasticamente. Parte devido à pandemia do novo coronavírus e outra pelas tecnologias que andam cada vez mais facilitadoras em nosso dia a dia.
Ou seja, se há pelo menos uns 3 anos você saía de casa para comprar uma roupa, hoje você pode fazer o mesmo no conforto do seu lar, sentado no sofá e com o celular na mão. Impressionante, não é mesmo?
Segundo uma pesquisa realizada pelo índice MCC-ENET, só em 2021 vimos uma alta de 48,41% no faturamento de e-commerces. E não é só isso, o mesmo índice revelou que as vendas online cresceram 35,36% e pelos próximos anos a tendência é continuar crescendo.
São números realmente impressionantes e empolgam qualquer um que decide vender suas mercadorias online, mas como fazer isso? Bom, existem duas opções:
- Desenvolver todo o sistema de forma particular, contratando pessoas qualificadas para montar seu próprio sistema
- Contratar uma plataforma de e-commerce, que já vem desenvolvida e pronta para customizar da forma que bem desejar
Mas, afinal, o que é uma plataforma de e-commerce? Para o que ela serve? Uma plataforma de vendas online é um sistema que permitirá que sua loja virtual exista e opere de forma adequada, cadastrando produtos, editando descrições, gerenciando estoque e gerando notas fiscais.
Basicamente, estamos falando da força motriz do e-commerce, o que o mantém “vivo” e operante na internet. É ele quem irá fornecer todas as estruturas necessárias para gerenciamento de estoque, vendas e formas de pagamento. Sem uma plataforma de e-commerce, sua loja não consegue existir.
O que uma plataforma de e-commerce precisa ter?
Segurança para compradores e vendedores
Quando falamos em loja virtual, a primeira coisa que um comprador pensa é se o produto que ele quer vem de origem segura. Afinal, na era dos constantes vazamentos de dados, todo cuidado é porco.
Por isso, na hora de contratar uma plataforma de e-commerce, procure saber se ela é segura e oferece a integração com certificado de segurança SSL ( Secure Sockets Layer). Aliás, garanta que sua loja precise apenas contratar e pagar o certificado, deixando a integração com a empresa que fornece a plataforma.
Recursos e comunicação
Em uma loja física, o cliente que encontra alguma dificuldade ou precisa esclarecer uma dúvida pode procurar um vendedor para resolver o problema. Como fica quem tem um e-commerce? Para quem e como o cliente vai perguntar ou abrir um chamado sobre um defeito no produto?
Por isso, é interessante saber quais recursos essa empresa tem a oferecer para você. Não só em relação a comunicação, mas também com integração com outras plataformas e tipos variados de serviço.
Logo, procure saber se a plataforma de e-commerce oferece:
- Integração com plataformas de marketplaces;
- Chat online ou Chatbot
- Sistema de abertura de chamados
- Espaço para avaliação e comentários de clientes
Personalização
Nada mais desagradável do que comprar uma estrutura completamente engessada que não permita a customização para deixar a loja com a sua cara. Quanto mais customizável for, mais autonomia o lojista tem na hora de criar novas campanhas de marketing.
Deixá-la atraente não é algo trivial, mas extremamente importante para atrair novos clientes. Mostrar um diferencial no layout pode ser o suficiente para cativar o consumidor.
E se, por acaso, você não tiver tanto domínio do que pode ser agradável ou não para os clientes em relação a layout, veja se a empresa que fornece a plataforma oferece um serviço de criação personalizado.
Geração e armazenamento de dados
Nada mais importante do que recolher e armazenar os dados mais relevantes, como os produtos mais vendidos, carrinhos abandonados, formas de pagamento preferidas, perguntas e reclamações mais frequentes.
Esses dados são importantes para tomar as futuras decisões, como novas campanhas de marketing ou qual novo produto deve ser lançado. Basear as escolhas em “feeling” não é financeiramente saudável.
Outros diferenciais
Nem só de dados e segurança que uma plataforma de e-commerce é feita. Sendo assim, quando estiver pesquisando, veja se as empresas oferecem:
- Design responsivo: quer dizer que, independentemente do aparelho eletrônico que o cliente utilizar para acessar o seu e-commerce, a loja irá se adaptar. E-commerces não responsivos costumam apresentar barras de rolagem na horizontal ou o usuário tem que dar zoom na tela para conseguir compreender as propostas.
- Formas de pagamento: ficar restrito a poucas opções de pagamento podem limitar absurdamente a lucratividade da empresa. Por isso, certifique-se que os modelos mais utilizados sejam oferecidos, como função débito, crédito, pix e boleto.
- Lista de desejos: sabe quando você visita uma loja virtual e gosta de um produto, mas por algum motivo não pode comprá-lo naquele instante? Aí, você o adiciona a uma lista de desejos para que futuramente possa comprá-lo e, vez ou outra, até a própria loja pode mandar uma notificação quando estiver em promoção. Essa lista de desejos é importante para manter a conexão com o seu consumidor.
- Integração com marketplaces: já pensou em vender no seu e-commerce mas também nos marketplaces mais conhecidos? Vários tipos de plataformas e-commerce não possuem essa funcionalidade, então é bom ficar atento.
[BÔNUS] E-commerce + Marketplace = Sucesso!
Colocar todos os ovos em uma cesta pode ser perigoso, dessa forma, vender apenas em sua loja virtual pode não ser tão rentável quanto você pensa. Uma estratégia inteligente é também anunciar em marketplaces.
Sem tempo para construir uma reputação e criar contas isoladas em cada um dos marketplaces? Te entendo e já adianto que existe uma solução: o Olist Store, que além de colocar seus produtos entre os primeiros resultados, também permite que você anuncie em vários marketplaces ao mesmo tempo, aumentando suas chances de venda. Prático e rentável, não é mesmo?
Agora que você já sabe nossas dicas para escolher a melhor plataforma de e-commerce para sua loja, o que está esperando para começar a vender? Desejamos ótimos negócios!
Este texto foi escrito pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Com milhares de lojas parceiras em mais de 180 países, o olist tem ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces e a operação logística no e-commerce. Conheça o olist.