Comunicação 360° são metodologias que distribuem as informações de uma empresa de maneira integrada, tendo como objetivo garantir a excelência dos resultados, nas estratégias de marketing dentro e fora da internet.
Já faz tempo que os canais digitais são usados para aumentar o alcance das empresas, mas nos últimos anos, principalmente depois que a banda larga se popularizou e com a chegada dos dispositivos móveis, essas ações mudaram.
O marketing digital ficou mais forte e se tornou a principal ferramenta de divulgação de uma marca, seus produtos e serviços. Só que para obter êxito, as empresas precisam conquistar e engajar sua audiência, considerando o público interno e externo.
Dentre as práticas para engajar colaboradores e consumidores, a comunicação 360° é a que mais se destaca e que vem chamando a atenção de companhias dos mais variados tipos e segmentos.
Conforme o mundo está cada vez mais conectado, as marcas reconhecem a importância de investir em comunicação.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito por trás de comunicação 360° e como utilizá-la para se conectar com o público.
Entendendo a comunicação 360°
A comunicação 360° tem o objetivo de distribuir as informações sobre o negócio de maneira integrada, buscando constantemente a excelência dos resultados nas estratégias da companhia dentro e fora da internet.
Esse processo é cada vez mais comum, principalmente para as organizações que não centralizam os investimentos apenas em um tipo de canal de comunicação.
Atualmente, o consumidor possui diferentes canais para saber mais sobre as soluções de seu interesse, como hambúrguer artesanal gourmet e outras necessidades. Esses canais também oferecem outros tipos de acesso aos produtos e serviços.
Além disso, funcionam 24 horas por dia e em qualquer lugar, nesse contexto, estabelecer uma comunicação 360° não é apenas uma prática já idosa por parte dos empreendedores, mas uma necessidade que se adequa ao mercado atual.
O público sente cada vez mais a necessidade de se conectar com as marcas de sua preferência, e para proporcionar essa conexão, nada melhor do que disponibilizar diferentes canais, de maneira integrada.
O mercado também se modifica constantemente, e isso muda a maneira como as estratégias de marketing são colocadas em prática. Mas, mesmo diante dessas mudanças, a base dos processos continua sendo a informação.
Sem informação não é possível transmitir uma mensagem para o público e trabalhar da melhor forma as estratégias de marketing.
A corporação precisa conduzir sua mensagem de maneira integrada e usando diferentes meios, tanto nos formatos tradicionais quanto na internet, o que se torna um desafio para a comunicação 360°.
Se esse trabalho for bem-feito, uma empresa de laudo para moto consegue interligar devidamente todas as suas áreas de comunicação, como:
Propaganda;
Marketing;
Relações Públicas;
Publicidade;
Jornalismo.
E o melhor de tudo é que todas elas trabalham alinhadas e a favor do negócio, mas é necessário saber colocar a comunicação 360° em prática.
Como criar conexão com a comunicação 360°?
Não existe uma fórmula única para fazer comunicação 360° e criar uma conexão com o público, na verdade, cada empresa precisa investir em um planejamento.
É necessário considerar a personalidade da marca e o seu tipo de público, pois isso vai mostrar as possíveis ferramentas de comunicação que devem ser usadas. Mas, algumas estratégias precisam ser consideradas. São elas:
Conhecer o público-alvo
A primeira coisa a ser feita é conhecer o público-alvo, pois não é possível colocar nenhuma estratégia em prática baseando-se apenas em suposições.
Para conhecer o público, é necessário pesquisar o mercado, fazer entrevistas e pesquisas de campo. Embora isso pareça uma etapa demorada, ela é fundamental para a comunicação 360°.
Um estúdio de ensaio fotográfico também deve examinar seus clientes para procurar pessoas que possuem o mesmo perfil. A presença da marca nas redes sociais é uma forma de obter informações valiosas.
Existem ferramentas que mostram o histórico de navegação, dados demográficos e outras informações importantes, que ajudam a entender as características e interesses do público.
Determinar o objetivo da comunicação 360°
A principal característica dessa estratégia é o fato de impossibilitar uma abordagem coesa, mas para que ela tenha sucesso, é necessário estabelecer um propósito.
Criá-la é diferente de fazer uma campanha geral, ou então lançar um novo produto ou serviço e até mesmo reposicionar no mercado uma solução já existente.
Conhecer a jornada do consumidor
É possível mapear a jornada do cliente, por meio de detalhes e adaptá-la a condições exclusivas. As etapas pelas quais o comprador passa são importantes para a comunicação 360°.
Isso porque os pontos de contato com os consumidores podem mudar, considerando as etapas da jornada em que cada um se encontra.
Por conta disso, o conteúdo criado por um fabricante de adesivo personalizado deve ser diferente em cada etapa, ademais, a estratégia de público-alvo precisa ser única em cada estágio.
A empresa que deseja aumentar seu reconhecimento de marca, não deve enviar e-mails para os clientes que já possui, pois isso não faz sentido para seus objetivos. Neste caso, é necessário impactar novos clientes em potencial.
Da mesma forma, se o objetivo é aumentar as vendas, é necessário criar um conteúdo que gere uma ação para o público.
Agora, se a companhia quer fortalecer seus laços com pessoas que já compram com ela, precisa oferecer conteúdo exclusivo, como no caso das ofertas.
O que você precisa ter em mente é que a comunicação 360° funciona como um quebra-cabeça, em que todas as peças precisam ser devidamente encaixadas.
Ao analisar o comportamento de seu cliente, uma clínica de obstetricia precisa seguir táticas diferentes em cada estágio, visto que é uma maneira de aumentar o alcance do público no momento mais propício e com conteúdos convenientes.
Ter coesão
Mesmo que essa estratégia envolve diferentes práticas e combinações em cada etapa, a percepção da marca precisa ser estabelecida de maneira consistente.
As mensagens usadas em cada estágio da compra precisam ser compatíveis umas com as outras, pois isso alinha a comunicação e cria a identidade da marca e seu tom de voz.
Nesse processo, o mix de marketing desempenha um papel importante, pois está diretamente relacionado com a embalagem, políticas de divulgação, posicionamento, pessoas e outros elementos fundamentais.
Se a mistura não for consistente, fica muito difícil estabelecer uma comunicação 360° realmente coesa.
Oferecer uma experiência completa
Uma empresa de paisagismo e jardinagem precisa lembrar seu público sobre ela para que permaneça em sua mente.
Como exemplo, podemos citar um anúncio que chamou a atenção de um cliente, por ser compatível com suas necessidades. Mas, enquanto navegava pelas redes sociais, se deparou novamente com a marca.
Quando fez uma pesquisa sobre alguma necessidade, encontrou a empresa de novo, oferecendo conteúdos, como resenhas e outros materiais do tipo em um blog.
Uma comunicação 360° ajuda a fortalecer a imagem da corporação, de modo que ela seja onipresente, o que garante o sucesso dessa prática. Mas, para que isso aconteça, é necessário interligar todos os canais de comunicação.
Por que fazer comunicação 360°?
Uma empresa de limpeza residencial tem várias razões para investir em comunicação 360°. Uma delas é porque consegue fidelizar clientes, pois uma comunicação integrada traz segurança para os consumidores que buscam uma informação.
Ao longo do tempo, ela também é capaz de fidelizar as pessoas, e quanto mais clientes fiéis a marca tiver, mais valor consegue transmitir no mercado.
Outro fator que determina o valor de uma marca é a maneira como ela é percebida pelo público em geral, mas a percepção precisa ser reforçada em todas as oportunidades de contato.
A comunicação 360° traz uma grande variedade de canais, o que faz dessa metodologia uma ferramenta poderosa para fortalecer a marca.
Além disso, consegue impactar uma quantidade maior de consumidores, oferecendo uma visão ampla sobre o mercado e outras informações vitais para criar ações alinhadas às necessidades da persona, em todos os canais usados.
Em vista disso, uma loja de móveis planejados cozinha que trabalha com essa prática não investe apenas em uma tendência, mas em uma necessidade para fortalecê-la em seu nicho.
A tecnologia evolui constantemente, por isso é necessário saber se comunicar e compreender o comportamento do mercado, e a comunicação 360° ajuda a empresa a fazer isso.
Considerações finais
Portanto, hoje em dia, as pessoas podem obter informações e até mesmo comprar produtos e serviços por diferentes canais, o que exige das empresas um melhor preparo para se comunicar com seu público.
Uma estratégia 360° é a melhor forma de fazer isso, e neste artigo você conheceu algumas maneiras de colocá-la em prática.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.