O número de marcas que integram o Instagram na sua estratégia de marketing explodiu nos últimos anos, mas como fazer um bom marketing no Instagram?
Basta observar os dados do Instagram para concluir porque vale a pena investir na plataforma: o Instagram conta com bilhões de usuários ativos mensais e uma audiência publicitária superior a 850 milhões de pessoas.
As dicas que vamos passar aqui vão ajudar a dinamizar sua estratégia na rede social, seja você um iniciante ou especialista!
Criar uma conta Instagram Business
Antes de aprender a como fazer um bom marketing no Instagram, é necessário ter uma conta no Instagram Business ou Instagram Criador.
Se você já tem, pode passar diretamente para as dicas a seguir. Agora, se já tem um perfil pessoal, passe para a etapa 3 destas instruções.
Mas se você é novo na plataforma ou se você está criando uma nova conta, veja o que fazer:
Etapa 1: Baixar o aplicativo
- Para iOS
- Para Android
Etapa 2: Inscrição
- Abra o app;
- Clique em Criar uma nova conta (iOS) ou Se inscreva com um endereço de e-mail ou número de telefone (Android);
- Crie seu nome de usuário e sua senha;
- Preencha seu perfil e clique em Finalizar.
Etapa 3: Subscrição de uma conta Business
- Acesse seu perfil e em seguida, clique no ícone menu (alto à direita);
- Clique em Parâmetros, depois em Conta;
- Conecte sua conta à sua página no Facebook profissional, se tiver;
- Adicione seus dados profissionais;
- Clique em Finalizar.
Como fazer um bom marketing no Instagram?
Agora vamos para as dicas de como fazer um bom marketing no Instagram:
1.Defina claramente seus objetivos
É importante definir bem seus objetivos:
- Desenvolver a notoriedade da sua marca?
- Obter novos leads?
- Estabelecer sua marca enquanto líder do setor?
- Estimular suas vendas?
Na verdade, você pode combinar vários elementos, mas é fundamental conhecer a finalidade da sua estratégia de marketing para obter os resultados desejados.
2.Determine seu público-alvo
Um pequeno estudo pode te ajudar a determinar as pessoas que possam se interessar pela sua marca.
Dessa forma, você vai poder pensar em criar conteúdo que se direciona para esse público, e até ajudar a como gerar tráfego através do Instagram.
3.Otimize seu perfil
Em apenas 150 caracteres, sua bio no Instagram deve dar uma boa impressão, transmitir a identidade da sua marca e indicar aos usuários porque é importante que eles sigam a sua conta.
Seu perfil conta com outros campos para apresentar sua marca e ajudar as pessoas a encontrá-la, que são:
- Seu nome
- Nome do usuário
- Seu site
- Sua categoria
- Suas coordenadas
- Os CTAs
4.Escolha uma foto de perfil adequada
A maioria das empresas utiliza sua logo como foto do perfil do Instagram. Isso contribui para a sua credibilidade e permite aos visitantes identificá-la instantaneamente.
5.Crie um conteúdo visualmente convincente
O Instagram é uma mídia visual, portanto, é crucial que suas postagens sejam formidáveis.
Você não precisa de uma máquina fotográfica profissional, mas suas fotos devem ser claras, com boa iluminação e bem enquadradas.
Mais importante ainda, seu conteúdo visual deve ser convincente. É claro que belas fotos são essenciais, mas se elas não contam uma história ou não são atrativas, elas não despertarão nenhum interesse.
6.Determine o estilo de sua marca no Instagram
Depois que você definiu o tipo de conteúdo para postar, é necessário decidir seu estilo.
Lembre-se que a cor impacta nas decisões de compra e o reconhecimento da marca.
A aparência de suas postagens no Instagram deve ser uniforme, para que seus seguidores possam facilmente reconhecer seu conteúdo.
7.Escreva ótimas legendas
Não é porque o Instagram seja uma mídia visual que você deve negligenciar as legendas.
A voz da sua marca é tão importante quanto seu estilo. Assim como seus elementos visuais, ela deve ser coerente em todas as postagens.
As legendas no Instagram podem conter até 2.200 caracteres, e você pode escrever qualquer coisa, como uma pequena palavra divertida ou uma descrição detalhada.
Como os usuários têm uma tendência a pular as legendas antes de ler tudo, é importante incluir as informações importantes nas duas primeiras linhas.
8.Utilizar hashtags
As hashtags são essenciais para aumentar a visibilidade e devem fazer parte da estratégia de como fazer um bom marketing no Instagram.
Você pode utilizar até 30 hashtags por postagem no Instagram, mas use com cuidado.
A recomendação é utilizar entre cinco e nove hashtags por publicação. E para tirar o máximo de vantagens, escolha hashtags que:
- São pertinentes;
- São específicas a seu segmento;
- Não incitam a seguir ou trocar likes.
9.Interagir
Se você deseja ter engajamento no Instagram, você deve interagir. Publicar conteúdo de qualidade é ótimo, mas se você não responder aos comentários nem interagir, provavelmente vai se sentir bem sozinho.
Uma dica é pesquisar contas com uma temática semelhante à sua, começar a seguir e depois curtir as postagens e deixar comentários.
10.Aposte nos Stories
A metade das empresas presentes no Instagram usam stories, e constituem um elemento chave quando se trata de como fazer um bom marketing no Instagram.
Como os stories desaparecem em 24 horas, os seguidores apreciam um conteúdo vibrante e autêntico.
É uma excelente ocasião para você entrar em contato e inserir links.
11.Experimente o Instagram Shopping
Essa funcionalidade possibilita vender produtos diretamente a partir de suas postagens e stories.
A dica é adicionar tags de produtos nas publicações e nos stories.
12.Publicar no momento certo
Sabia que o melhor momento para postar no Instagram varia em função do seu setor de atividade?
Vale a pena estudar como isso funciona ou dar uma olhada no horário que seus concorrentes postam.
Portanto, essas são as melhores estratégias de como fazer um bom marketing no Instagram, e se tudo parecer muito complicado, uma sugestão é consultar agências de marketing digital e SEO para ajudá-lo.