Quem não se lembra da popular história infantil em que o nariz de um boneco de nariz cresce cada vez que ele mente? Embora a moral do conto seja de não mentir, dizer informações falsas e omitir são aspectos naturais da natureza humana - inclusive no ambiente corporativo.
No trabalho, porém, fingir ser quem não é ou, ainda, espalhar dados que não são verdadeiros pode ter sérias consequências, incluindo demissão por justa causa. Confira a seguir por que está cada vez mais arriscado mentir durante a carreira!
A mentira como parte da natureza humana
Mentir pode machucar, gerar expectativas e prejudicar relacionamentos. No entanto, não é algo novo ou que apenas um grupo de pessoas faz. Segundo levantamento da Betway para o Dia da Mentira, a mentira faz parte da vida de todos. De 130 pessoas entrevistadas para a pesquisa, apenas 1 afirmou que nunca mentiu no trabalho.
É comum que os profissionais mostrem inverdades sobre si desde o currículo até o dia a dia da profissão. Mentir é um processo psicológico de que todos estão expostos, de acordo com a psicóloga e psicanalista Gabriela Souza (CRP 06/164297). “Nesse processo, a pessoa deliberadamente tenta convencer outra a aceitar aquilo que o próprio indivíduo sabe que é falso, em benefício próprio ou de outros, para maximizar um ganho ou evitar uma perda”, afirma.
Embora seja algo natural, a mentira deve ser evitada, por conta dos danos que pode causar. Muitas vezes, a informação falsa pode prejudicar a própria pessoa que a contou.
Os prejuízos da mentira no trabalho
A mentira no trabalho é negativa para todos os lados, e não apenas para quem a ouve. O mentiroso se expõe demais ao deixar de dizer a verdade e, em algum momento, pode ser desmascarado. Dessa forma, é bem provável que as outras pessoas deixem de confiar nele e levá-lo a sério.
Porém, existem diferentes tipos de mentiras, sendo que cada uma tem uma consequência. Veja só!
Deixar de entregar um bom trabalho
Segundo o site de cassino online Betway, 57% dos profissionais já afirmaram que um trabalho é “ótimo” quando não gostaram de algo. O problema disso é que a pessoa que apresenta um projeto precisa de um feedback sincero, caso contrário, ela não saberá onde pode melhorar.
Independentemente de quem seja, todos podem aprimorar um trabalho. Porém, se um profissional recebe feedback de que algo está perfeito, quando não está, a equipe entrega algo aquém do que poderia fazer. Ou seja, o trabalho da empresa deixa de ser tão bom!
Não ter ajuda quando precisa
Para evitar ser taxado de incompetente, muitos profissionais assumem demandas além do que deveriam e não assumem erros. Tanto que 54% dizem que estão terminando uma tarefa, quando mal começaram, e 15% afirmam não saber quem errou, ao se referir a algo que fez.
Ainda que essas mentiras coloquem para baixo do tapete algo que esteja acontecendo - como acúmulo de tarefas e ineficiência em algum aspecto -, elas tendem a prejudicar especialmente quem mente. Isso porque o mentiroso deixa de ter a ajuda de que precisa, se estressa demais e não entrega as atividades como deveria.
Correr para aprender algo
Quem mente que possui uma habilidade pode passar por constrangimentos e, no melhor dos cenários, precisar correr para aprender algo. Isso acontece especialmente durante os processos seletivos, pois os candidatos desejam ser escolhidos. No entanto, em muitas situações, eles não se encaixam perfeitamente ao perfil buscado e, por essa razão, fingem se encaixar.
Segundo a pesquisa da Betway, site de jogos de cassino online, 68% de quem mente no currículo pensa em aprender o que for necessário, caso seja contratado. Por exemplo: a pessoa não domina o Excel, mas terá que usar nas planilhas com frequência. Então, em vez de assumir que não possui o conhecimento, muitos preferem dizer que sabem, sim e, se conseguirem a vaga, ir em busca de cursos.
Prejudicar a relação com colegas
Como diz o ditado, a mentira tem perna curta, o que significa que na maioria das vezes é descoberta. No caso de ser falso no ambiente profissional, existe um grande risco de o mentiroso ganhar essa fama e ter as relações estremecidas.
Os profissionais que sempre encontram desculpas, como não poder comparecer a uma reunião por conta de um compromisso pessoal ou, ainda, aqueles que não entregam o que se propõe acabam manchando a carreira. Afinal, eles não serão mais vistos como confiáveis ou que cumprem o que deveriam. Na pior das situações, a mentira - isolada ou recorrente - pode até ser motivo de desligamento do funcionário.
Como se percebe, ainda que a mentira pareça uma boa solução em um momento, ela pode trazer muitas consequências, sobretudo no ambiente profissional. Enfrentar a realidade e dizer a verdade, por outro lado, pode até causar desconto, mas certamente não terá efeitos a longo prazo.