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Gestão de pessoas e liderança – O que é? Como funciona? Como realizar?

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Adriano Luz

A gestão de pessoas e liderança são fatores que andam lado a lado dentro de uma empresa. É praticamente impossível desassociar uma da outra, afinal, uma boa gestão de pessoas parte do pressuposto que aquele local possui um bom líder, com o controle da situação em suas mãos.

Uma boa gestão de pessoas acaba resultando em resultados melhores quando analisamos a produtividade dos colaboradores em médio e longo prazo. A curto prazo, as maiores mudanças perceptíveis têm mais a ver com o clima organizacional do local, que se torna mais leve e tranquilo.

O líder, portanto, é o responsável pela tomada de medidas necessárias para a criação dessa boa gestão. Você verá posteriormente que, junto aos Recursos Humanos, ele deve realizar a criação de planos que visam melhorar todos os pontos chaves de uma boa gestão de pessoas, em todas as suas nuances, como a utilização de um HCM.

Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre a gestão de pessoas e liderança, tentando mostrar como as duas casam muito bem quando são bem geridas. Portanto, caso seja um novo líder e queira aprender mais sobre gestão para melhorar os resultados internos e externos de seu grupo, convidamos que leia esse conteúdo conosco. Vamos lá!

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é o conjunto de ações tomadas para equilibrar todos os fatores dentro de um grupo de colaboradores. Envolve a tomada de medidas para melhorar o clima organizacional, o sentimento de pertença dos colaboradores, a diminuição da taxa de rotatividade, entre outros fatores.

Toda essa gestão acaba resultando em melhores resultados para a empresa, através de uma produtividade aumentada. Colaboradores que trabalham em um local que gostam, consequentemente, trabalham melhor, obtêm resultados acima da média e desenvolvem-se através de seu plano de carreira.

A liderança nesse sentido é crucial. Por exemplo, você jamais verá uma boa gestão de pessoas e liderança em casos de lideranças autocráticas. Essas lideranças são marcadas por somente ordens, sem espaço para ouvir o que o colaborador acha da situação ou alguma coisa do tipo.

Já lideranças participativas, motivacionais, liberais e até mesmo situacionais podem gerar uma boa gestão de pessoas. Esses são exemplos de lideranças que abrem espaço para a opinião do colaborador e a criação de medidas que fortalecem o senso de união de grupo e bem-estar dentro do espaço empresarial.

Quem toma as medidas de uma boa gestão de pessoas e liderança?

Bem, você já deve imaginar quem é o responsável por tomar medidas que criem uma boa gestão de pessoas dentro de um ambiente de negócios. Parte da experiência e conhecimento do então líder a criação de ações, planos e medidas para fortalecer todos esses fatores já citados anteriormente.

Porém, não há necessidade de que esse líder trabalhe totalmente sozinho. Dizemos isso porque, afinal, o setor de Recursos Humanos, o famoso RH, existe justamente para gerar um bom clima organizacional no ambiente de trabalho. Os assistentes de RH podem e devem ajudar nessa organização.

A partir do momento em que a seleção de talento para o setor de Recursos Humanos é bem feita por parte da liderança, todo o restante flui de maneira natural. Dessa forma, o líder pode sentar com seus assistentes de RH e conversar sobre as medidas que achar necessárias serem tomadas para uma boa gestão de pessoas a curto, médio e longo prazo. O líder pode agir de duas formas:

• Apenas idealizador: o mesmo traz as ideias que acredita serem necessárias para a manutenção de uma boa gestão de pessoas, deixando que os Recursos Humanos fiquem responsável pelas ações de mudança;

• Agente transformador: ou então colocar a mão na massa junto com o grupo, dando espaço para opiniões de seus assistentes e agir junto ao grupo, como um verdadeiro líder de RH.

Ações tomadas pelo líder para a boa gestão de pessoas

Criação de um plano de carreira

Uma das medidas mais tomadas pelo líder para melhorar a sensação de pertença dentro de uma empresa, valorização de seus funcionários e, consequentemente, ter uma boa gestão de pessoas, é criar um plano de carreira para cada colaborador. São traçadas metas e objetivos a serem batidos em médio e longo prazo na vida profissional individual do colaborador, que pode até mesmo ascender dentro da empresa.

Promover encontros extracampo de trabalho

Neste caso, estamos falando de uma medida estritamente voltada para o clima organizacional. Mostrar que se trata de uma equipe unida e não somente trabalhadores, melhora e muito o clima interno da empresa. Promova alguns encontros fora do trabalho, podendo ser até mesmo um café ou pizza.

Realize análises de desempenho

As análises de desempenho são cruciais na gestão de pessoas e liderança. Elas mostram em que ponto cada colaborador evoluiu e em quais sente maior dificuldade, além de dar maior espaço para a opinião de cada um sobre as melhorias necessárias em seu setor, novamente reacendendo o sentimento de pertença individual. Até a próxima!


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