A qualidade administrativa de uma empresa é capaz de afetar todo o funcionamento do negócio e a precisão com que o atendimento ao cliente é realizado, determinando todo o nível de sucesso obtido pela instituição. O mesmo se dá com a gestão no hospital.
Os processos gerenciais, bem como estratégias utilizadas para fazê-lo são tão importantes para a sobrevivência e competitividade de um empreendimento da área da saúde quanto a capacitação técnica de médicos e enfermeiros ou a estrutura para as consultas.
Isso porque, esse processo administrativo ajuda na organização de todos os setores do hospital e também é responsável pelo planejamento estratégico, o investimento dos recursos e o aumento da rentabilidade ou lucratividade da empresa.
Por isso, se você pretende fazer o seu empreendimento se estabelecer e crescer no mercado, continue a leitura!
Maiores dificuldades enfrentadas na gestão hospitalar
A gestão de saúde e administração hospitalar, assim como todos os demais tipos de empreendimentos comerciais, é repleta de desafios exigindo atenção e trabalho para que esses problemas rotineiros não interfiram no sucesso ou desenvolvimento do negócio.
Por isso, compreender quais são os principais impasses e se familiarizar com essas adversidades, é fundamental para que as lideranças da empresa estejam preparadas diante dos momentos de crise.
Assim, alguns dos pontos que exigem mais atenção da gestão hospitalar são:
Aumento dos custos operacionais;
Problemas com a qualificação técnica e coordenação de pessoal;
Desequilíbrio das finanças institucionais;
Dificuldades com o atendimento dos pacientes;
Falta de modernização dos processos.
Além disso, problemas administrativos relacionados à organização das agendas e com o armazenamento e análise de laudos e exames médicos também são capazes de atrapalhar consideravelmente a eficiência de uma clínica ou hospital.
Desta forma, investir em uma boa gestão implica na adoção de estratégias e metodologias para eliminar incertezas e imprecisões sobre as melhores formas de atuar frente a essas – e tantas outras – ocorrências que podem atrapalhar a qualidade e agilidade do atendimento.
Importância de uma boa gestão
Garantir a contratação de profissionais com mba em administração hospitalar e gestão em saúde, certificando que eles possuam experiência prévia com a rotina de trabalho em ambiente médico, é crucial para o desenvolvimento do empreendimento na área da saúde.
Isso porque a gestão hospitalar é responsável pela adoção e implementação de metodologias que promovam inovação e agilidade ao negócio, otimizando o trabalho desenvolvido em todos os setores da empresa.
Uma vez que os hospitais são ambientes multifacetados e que possuem milhares de operações sendo desempenhadas simultaneamente, é de suma importância que todas essas tarefas estejam em sincronia para o atendimento aos clientes.
Toda a sincronia e funcionamento correto das áreas e tarefas, tornam a experiência dos pacientes sempre positiva e satisfatória.
Neste sentido, atentar-se aos detalhes é imprescindível. Por isso, é papel desses líderes administrativos:
Criar políticas de condutas operacionais;
Coordenar as muitas ações que fazem o atendimento ser possível;
Gerir os colaboradores;
Revisar as tarifas;
Estudar sobre as melhorias que podem ser implementadas;
Estabelecer normas hospitalares, entre outras.
Tudo isso requer uma habilidade de planejamento, organização, visão empreendedora e capacidade comunicativa ímpares.
Isso acontece porque, são esses profissionais que irão garantir que desde os horários das consultas até a atualização dos registros e os equipamentos médicos estejam operando em perfeitas condições.
Formas de otimizar a administração no hospital
Como dito anteriormente, uma boa gestão hospitalar é capaz de proporcionar um aumento considerável da produtividade da empresa, reduzindo os desperdícios e promovendo mais economia para todos os setores organizacionais.
Mas, além disso, quando realizado com atenção e qualidade, esse processo administrativo pode auxiliar na atração de novos pacientes, na consolidação da marca no mercado, no aumento da lucratividade e na expansão de todo o negócio.
No entanto, como não existe uma fórmula exata que garanta o sucesso para todas as empresas – especialmente no segmento da saúde e bem-estar –, é importante que os gestores estejam sempre de olho nas tendências gerenciais mais utilizadas.
Pensando nisso, separamos algumas das melhores formas de otimizar a sua administração hospitalar:
Estruture um bom planejamento
A criação e gestão de qualquer empreendimento bem-sucedido precisa, necessariamente, ser iniciada a partir da construção do planejamento estratégico detalhado.
Isso porque, é durante a confecção deste documento que serão definidas as principais metas da instituição.
A partir desses objetivos é possível identificar e criar as melhores formas de alcançar esses propósitos, fazendo com que os empresários e gestores tenham sempre um guia de como posicionar a empresa no mercado e de como conduzir os negócios rumo ao sucesso.
A construção de um plano de negócio é parte da faculdade de gestão de pessoas o que faz e envolve a aquisição de informações acerca do mercado da saúde, sobre os pacientes e potenciais consumidores, fornecedores, indicadores de desempenho, etc.
Por isso, é muito importante que os profissionais responsáveis por essa tarefa tenham o devido conhecimento acerca da formação em gestão de pessoas ou em gestão de negócios com ênfase no serviço hospitalar.
Familiarize-se com o fluxo de trabalho da instituição
A otimização do serviço e o aumento da lucratividade de uma instituição está diretamente relacionada ao aperfeiçoamento de cada um dos diversos setores e com a eliminação de erros e imperfeições que podem acabar atrasando o andamento das atividades.
Deste modo, a gestão de processos e a administração do fluxo de trabalho em ambiente hospitalar é um ponto que requer muita atenção das lideranças – não é à toa que o curso de empreendedorismo a distância foca tanto neste processo administrativo.
Assim, é imprescindível que os responsáveis pela gestão dos consultórios ou hospitais estejam devidamente familiarizados com o fluxo de trabalho do negócio, fazendo o mapeamento constante das ações diárias e o monitoramento dos processos internos.
Essa atenção é capaz de promover a identificação de riscos, redução de custos, eliminação de perdas e desperdícios, ao mesmo tempo em que promove uma maior eficiência dos processos e mais precisão na tomada de decisões e na resolução de problemas.
Atente-se ao feedback
Os funcionários são os maiores ativos de qualquer negócio. No entanto, no ramo da saúde, a garantia do bem-estar e satisfação de todos os profissionais que fazem o trabalho ser possível é essencial.
Afinal, são eles que determinarão a qualidade do atendimento e do serviço prestado.
Por isso, o investimento na gestão de pessoas faculdade é essencial para as pessoas que fazem a gestão hospitalar, uma vez que elas também serão responsáveis pela coordenação das equipes – os médicos, enfermeiros, administradores, técnicos, equipe de limpeza e TI.
Essa coordenação e manutenção da satisfação com o trabalho inclui conhecer esses profissionais e as suas necessidades, encontrando a melhor maneira de saná-las. Neste contexto, a transmissão e recebimento de feedback são fundamentais.
Afinal, eles permitem um estreitamento nos relacionamentos interpessoais e é uma ferramenta essencial para o aumento da produtividade e para a melhora da performance de todos os colaboradores – e consequentemente de toda a empresa também.
Administre as finanças
As finanças são o coração de qualquer empreendimento. Afinal, é através do equilíbrio econômico que se torna viável a realização de investimentos em melhorias estruturais, a construção de uma rentabilidade mais lucrativa e a prosperidade da empresa.
Desta forma, apostar na aquisição de conhecimentos acerca do curso de gestão financeira grade curricular é essencial para o sucesso do hospital e para evitar prejuízos que impactam todo o funcionamento dos atendimentos.
Através dessa gestão financeira é possível identificar gargalos e os períodos em que as consultas são menos constantes, além de ser mais fácil prever soluções para problemas futuros e de realizar uma boa análise de fluxo de caixa.
Modernize o ambiente organizacional
A utilização de ferramentas tecnológicas como forma de modernizar os consultórios médicos e trazer mais produtividade para o ambiente hospitalar é uma tendência que tem ganhado muita relevância nos últimos tempos.
Pois, em conjunto com a otimização e automatização de inúmeros processos burocráticos, introdução da tecnologia também ajuda a reduzir os custos operacionais, facilita a gestão de dados internos, unifica o trabalho das áreas e torna o acesso a documentos mais ágil.
Assim, desde softwares de gestão até ferramentas permitindo o agendamento de consultas online ou o envio de lembretes automáticos aos pacientes, esses investimentos são essenciais para o aumento da segurança, competitividade e agilidade da clínica hospitalar.
Conheça o seu público
Investir em gestão de marketing e comunicação é extremamente necessário durante todo o processo de conhecer os pacientes e de construir um relacionamento mais aprofundado com essas pessoas.
Afinal, é a partir dessas ações que será possível desenvolver as melhores estratégias para suprir as necessidades dos clientes, personalizando o atendimento e oferecendo o serviço mais satisfatório possível.
Se essas características são importantes nas demais áreas do mercado, no setor médico ela se faz essencial.
Pois, quando um paciente procura um serviço médico, normalmente, ele estará nervoso, apreensivo ou agitado e possuir as informações necessárias para proporcionar um atendimento agilizado, preciso e humanizado é essencial à conquista deste paciente.
Analise os resultados
Uma estratégia bastante familiarizada por aqueles profissionais que se especializaram no curso de gestão financeira ead e que deve ser amplamente explorado durante a gestão hospitalar é a realização de uma recorrente análise de resultados.
Isso porque, de nada adianta construir um planejamento primoroso e um acompanhamento organizado e pontual sem dedicar tempo suficiente para avaliar resultados de cada um dos investimentos, comparando métricas e metodologias de avaliação de desempenho.
Esses resultados são fundamentais para a tomada de decisões dos próximos 6 meses, auxiliando as lideranças a identificar quais ações têm surtido efeito e quais processos acabaram desperdiçando tempo e recursos sem proporcionar os resultados desejados.
Uma boa análise de dados é capaz de trazer inúmeras vantagens para a gestão hospitalar, à instituição, aos colaboradores e, claro, para os pacientes que usufruem do serviço disponibilizado.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.