Está sem grana? Precisando de ter uma renda? Infelizmente, muitas pessoas estão tendo as mesmas dificuldades, por isso, pensando nisso hoje vamos conversar um pouco sobre, como trabalhar como freelancer usando apenas a internet.
Não é novidade para ninguém o quanto a internet é útil e facilita nossa vida. Conectados conseguimos fazer muita coisa e uma delas é ganhar dinheiro.
Como freelancer você pode trabalhar oferecendo diversos serviços como o de edição de vídeos, assistência virtual, criando sites, oferecendo serviços de marketing de conteúdo entre outros.
Por ser um trabalho que pode ser feito de casa e na internet, muitas pessoas acham que não precisa de esforço e dedicação, porém esse trabalho tem seus desafios.
Como trabalhar como freelancer?
Aqui vamos falar os principais passos para trabalhar como freelancer, principalmente para quem deseja profissionalizar e oferecer serviços de marketing de conteúdo.
1 Escolha do Nicho
Provavelmente você deve estar pensando que o melhor freelancer é aquele que aceita qualquer trabalho pago no workana, freelancer ou em outra plataforma. Mas se você quer crescer nessa carreira é preciso ser mais estratégico a respeito dos tipos de trabalho e clientes.
Talvez você esteja pensando: Como ser estratégico trabalhando com freelancer pode me ajudar?
Bom, quando você estrategicamente se especializar em determinado nicho, você pode cobrar mais por seus trabalhos.
Ser um freelancer generalista pode até parecer bom, mas a verdade é que não é.
Imagina que você precisasse de alguém para criar um site, você procuraria alguém que é pau para toda obra ou buscaria por um especialista. Eu sempre prefiro os especialistas.
Para alavancar sua carreira como freelancer, escolha um nicho e se especialize nele. Portanto, esse é o primeiro grande passo para realmente começar a ter sucesso trabalhando como freelancer.
2 Não deixe dúvidas sobre suas ofertas de serviços
Desde o início da sua carreira você deve ter clareza sobre o que você faz e o que você não faz. Por isso, quanto mais específico você puder ser sobre os serviços que oferece melhor. Essa clareza ajuda na hora de se identificar e chamar a atenção do cliente em potencial.
No início pode ser tentador pegar todo tipo de serviço, mas assumir projetos que foge do seu objetivo final pode atrasar seu progresso.
3 Definia quem é seu cliente em potencial
O ideal não é começar uma busca por todo tipo de cliente, mas você precisa ter bem claro sobre com quem você trabalhará. Seu objetivo é trabalhar com blogueiro profissional, criar sites para pequenas empresas ou desenvolver projetos para grandes startups?
Definir com quem e em qual tipo de negócio você quer se profissionalizar será fundamental para oferecer seus serviços com eficiência.
Para descobrir quem é seu cliente ideal faça as seguintes perguntas para si mesmo:
- Que tipo de empresa ou cliente tem os problemas que o meu serviço resolve?
- O meu cliente ideal pode me pagar?
- Quais as características demográficas do meu possível cliente? (sexo, idade, localização geográfica, quais blogs e sites eles frequentam e seus desejos).
Essas perguntas vão ajudar você a construir a imagem do seu cliente em potencial.
4 Crie um site de portfólio de alta qualidade
Sem dúvida alguma a melhor maneira de mostrar suas habilidades é através do seu site. De fato, se você quer ser visto como um profissional sério, você precisa ter um site. E nele você deve:
- Falar sobre quem é você;
- Coloque seus contatos;
- Mostre suas experiências mais relevantes;
- Se possível coloque depoimentos de clientes.
Faz toda diferença ter uma página com essas e com outras informações importantes, pois pode ajudar muito na hora de encontrar serviços.
5 Aumente o nível de suas habilidades
A melhor forma de justificar a cobrança mais alta por seus serviços, é aprimorando suas habilidades.
Não é novidade que a prática te leva a perfeição, por isso além de buscar mais habilidade na sua área de atuação você deve praticar.
Hoje existem muitos canais no YouTube que ensinam um bom conteúdo, além disso existem muitos cursos online que são maravilhosos. Então, tenha em mente que qualificar-se é preciso.
6 Construa sua credibilidade
Existem diversas formas de construir sua credibilidade. Uma delas é criando conteúdo de alta qualidade, você pode, além do conteúdo do seu site, escrever um e-book, participar e fazer eventos online ou criar um curso online. Isso vai aumentar a sua credibilidade.
Para conseguir trabalho como freelancer você faz o cadastro em plataformas como 99freelas, fiver, workana e freelancer. Ter um perfil com todas informações eleva sua credibilidade, por isso procure criar um que transmita sua mensagem de forma clara e cativante.
7 Defina seu preço
Definir seu preço é um passo importante, por isso tenha certeza que seu valor está dentro do esperado e que seja suficiente para se manter.
A grande parte dos clientes não hesitam em pagar um valor mais alto por um freelancer capacitado e especialista.
Para definir seu preço não veja apenas a sua necessidade financeira, mas considere o valor real que você pode criar para seu cliente em potencial. Para ter uma noção de preço, você também pode pesquisar o valor que seus concorrentes estão cobrando. Mas sempre busque se espelhar nos melhores.
8 Publique conteúdo com frequência
Ter um site é útil para mostrar suas habilidades e atrair novos clientes.
Uma das maneiras de fazer isso é criando conteúdo de alta qualidade para seu blog. Esse conteúdo deve ter como público alvo seu cliente em potencial.
Defina a frequência de publicações e seja constante. Quando seu cliente em potencial ver a qualidade do seu conteúdo, naturalmente você será lembrado quando ele precisar de seus serviços.
Além disso, você pode escolher uma ou duas redes sociais para atrair clientes, criar um relacionamento e educá-los sobre a importância do seu trabalho.
Enfim, apesar de desafiador, ser freelancer é um ótimo meio de gerar renda. Esse profissional tem a oportunidade de trabalhar de qualquer lugar com acesso a internet, por isso, essa é uma carreira desejada por muitos.