Conheça esse profissional contratado para interagir com o público e atrair novas vendas
Cada vez mais as marcas precisam inovar nas suas estratégias de marketing digital para atrair a atenção do público-alvo. Hoje, uma das grandes apostas do mercado online é o uso de influenciadores virtuais que criam uma conexão com os consumidores e iniciam o debate de pontos importantes para as empresas.
Essa estratégia atingiu níveis extremamente tecnológicos nos últimos anos com a criação dos avatares virtuais para serem porta-vozes das marcas. Na Black Friday de 2021, por exemplo, além do cupom de desconto Riachuelo, a empresa lançou três influenciadoras digitais de uma só vez para ações publicitárias.
Um plano que não é exclusivo apenas dessa marca e que tende a se expandir ainda mais no futuro, com o objetivo de construir a imagem dos negócios e aumentar o potencial de vendas das empresas. A seguir, preparamos um guia completo com tudo que você precisa saber a respeito dessa estratégia:
O que são os influenciadores digitais?
Geralmente, os influenciadores digitais são pessoas acompanhadas por um público altamente engajado nas mídias sociais e possuem a capacidade de impactar na decisão de compra dos seus seguidores.
Então, um influencer não precisa necessariamente ser uma celebridade, mas alguém com opiniões relevantes que os usuários consideram antes de adquirir produtos. As marcas costumam fechar parcerias com essas pessoas para suas campanhas digitais, pensando em aumentar seu reconhecimento e conversão.
Quais são os tipos de influenciadores?
Se os influenciadores não são celebridades, então quem são? Provavelmente, essa é uma dúvida que você teve ao ler o tópico anterior. Por mais que esses profissionais trabalhem de modo semelhante, saiba que eles podem ser catalogados de acordo com diferentes características e nichos de atuação.
Atualmente, segundo o YOUPIX, o mais comum é separá-los em sete tipos: top celebridades, fit celebridades, autoridade, ecossistema, trendsetter, jornalista e público interno. Além disso, também existem as assistentes virtuais, personagens fictícias que fazem a função dos influenciadores, como a Lu do Magazine Luiza.
Quais são as principais estratégias feitas por influenciadores?
Na essência, o trabalho de um influencer consiste em conversar com o público nas redes sociais, oferecendo conteúdos variados e mantendo a interação constante com os usuários. Mas, a forma que isso será feito depende muito de fatores como nicho de atuação, hábitos dos consumidores e tipo de mídia social utilizada.
Normalmente, a atividade deste profissional abrange três modelos de ações: de ativação (inserções pontuais para divulgar a marca), de campanha (conjunto de conteúdos que duram um período específico e tem um objetivo final) ou como embaixador (parceria mais longínqua entre o influenciador e a marca).
Como escolher um influenciador para seu negócio?
Com tantos influenciadores no mercado, é comum que você fique perdido ao escolher um para atuar na publicidade da sua empresa. Contudo, nem todos os profissionais que trabalham dessa forma são boas escolhas para o seu negócio. Por isso, leia nossas dicas abaixo para não errar ao contratar alguém para essa função:
Defina seus objetivos
Um influenciador é uma estratégia de marketing digital. Então, não adianta contratar este profissional para a sua empresa, se você não sabe os resultados que quer atingir com o trabalho dessa pessoa. Sempre defina isso antes de fechar uma parceria.
Não considere apenas os números
Não caia na tentação de contratar um influencer apenas por sua alta quantidade de seguidores. O que interessa mesmo é a capacidade de engajar potenciais clientes ao seu negócio. Se essa possibilidade não existe, então não vale a pena.
Escolha quem faz conteúdos relevantes
A principal ferramenta de um influenciador é a comunicação, que deve ser feita de forma planejada para agregar conhecimento aos usuários. Isso será importante para ganhar a confiança do público na internet.
Cases de sucesso do uso de influencers no marketing digital
Para te inspirar, veja os resultados que podem ser obtidos com uma estratégia bem feita de Marketing de Influência, selecionamos dois exemplos de empresas que já utilizaram essa técnica e alcançaram efeitos satisfatórios com as ações executadas. Confira quais são:
1. Campanha social do PicPay
O PicPay realizou uma campanha com influenciadores para divulgar seus serviços e pedir ajuda para causas sociais. Ao abrir uma conta nessa empresa, os usuários ganham R$10 do aplicativo para gastarem como quiserem.
Então, a ação consistia em persuadir o público a doar esse valor para instituições de caridade, o vídeo do humorista Whindersson Nunes foi o mais famoso, rendendo mais de R$300 mil reais para o projeto “Música no Hospital”.
2. Lu do Magazine Luiza
As assistentes virtuais, personagens fictícias que agem como seres humanos para conversarem com o público-alvo, são outra tendência que tem dado certo no Marketing de Influência.
O caso mais relevante no mercado é da personagem Lu do Magazine Luiza. Além de possuir redes sociais para interagir com os consumidores e contar sua rotina, ela também participa dos eventos da empresa, como na ação “Black das Blacks” em 2021.